Genética

Objetivos

• Curiosidade: desejo de descobrir as potencialidades da genética em medicina e ciências da nutrição (….wonderful and full of wonder).
• Conhecimentos: compreender e dominar os mecanismos genéticos e o seu papel em patologia.
• Competências: saber aplicar os modelos e os métodos da genética a situações novas.
• Capacidades: aptidão para realizar tarefas experimentais e de busca de informação.
• Criatividade: saber criticar hipóteses e saber fundamentar novas hipóteses explicativas de fenómenos genéticos.

Caracterização geral

Código

41009

Créditos

3

Professor responsável

Professor Doutor José Rueff

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

• Speicher M, Antonarakis SE, Motulsky AG (Eds.) “Vogel and Motulsky's Human Genetics. Problems and Approaches” Springer Verlag, 4th ed., 2010.
• Strachan T, Goodship J., Chinnery P. “Genetics and Genomics in Medicine”. Garland Science, 2015.
• Strachan T, Read A.P. “Human Molecular Genetics”, 4th edition. Garland Science, 2010.
• "Preventive and Predictive Genetics: Towards Personalised Medicine". Editors: Grech, Godfrey, Grossman, Iris (Eds.); Springer; Series: Advances in Predictive, Preventive and Personalised Medicine, Vol. 9, 2015
• Nussbaum RL, McInnes RR, Willard HF. “Thompson & Thompson Genetics in Medicine”, 7th edition. Saunders, 2007.
• Lewis R. “Human Genetics: Concepts and Applications”.  9th edition. McGraw-Hill Companies Incorporated. 2009.
• Ellard S, Turnpenny P. “Emery's Elements of Medical Genetics”. 14th edition. Churchill Livingstone, 2011.
• Regateiro FJ. “Manual de Genética Médica”. Imprensa da Universidade, Coimbra, 2007.
• Emery A, Rimoin D. “Principles and Practice of Medical Genetics" - 3 vols. 5th edition. Churchill Livingstone, 2007.

Método de ensino

Atendendo à situação excecional determinada pela necessidade de adaptar a resposta pedagógica aos planos de contingência, face à crise pandémica da COVID-19, serão adotadas as seguintes medidas na Unidade Curricular Genética, na Licenciatura em Ciências da Nutrição:
1. As aulas teóricas e teórico-temáticas serão ministradas à distância, assegurando as medidas de segurança impostas pelo plano de contingência da FCM/NMS.

Método de avaliação

2. Avaliação: Exame de escolha múltipla QuizOne e que vale os 100% da classificação final.

Conteúdo

Estrutura e função dos genes e organização do genoma humano: 
• Organização do genoma. Estrutura da cromatina. O cariotipo.
• Regulação da expressão génica. Epigenética.
• Elementos translocáveis e repetitivos.

Genes e doença:
• Padrões de transmissão de situações autossómicas e ligadas ao X. Quadro clínico e mecanismos. Fatores modificadores.
• Doenças Metabólicas;
• Rasopatias;
• Doenças de expansão de tripletos;
• Genética do Cancro;
• Doenças de órgãos.

• Mutações e pré-mutações; expansão de trinucleotidos. Doenças de expansão de trinucelotidos.
• Patologia multifatorial.
• Interação entre genes. Epistasia. Imprinting.

Cromossomas e patologia cromossómica:
• Mecanismos das alterações cromossómicas.
• Anomalias cromossómicas numéricas, estruturais e mosaicos. Da citogenética ao quadro clínico. Genes de regiões críticas.


Genética formal e de populações:
Frequências génicas em populações. Frequência alélica e deriva genética. Efeito da consanguinidade e das neo-mutações nas frequências. Princípios evolutivos na compreensão da biologia e patologia


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: