Epidemiologia Nutricional
Objetivos
A epidemiologia é um componente essencial do conhecimento e fundamental no campo da nutrição. Apresenta algumas especificidades próprias e requer, por isso, formação específica dos alunos de nutrição. Com esta Unidade Curricular pretendemos lançar as bases para que os alunos compreendam a contribuição da alimentação para a saúde, desenvolvimento de patologias e de intervenções terapêuticas, apreendam os métodos epidemiológicos que lhes permitam no futuro elaborar e desenvolver, de forma autónoma, projetos de investigação e de intervenção, aumentar os seus conhecimentos e a sua capacidade crítica em relação aos resultados de investigação publicada e disponível, torná-los autónomos na colocação de questões científicas, reconhecer as limitações da evidência em que se baseiam muitos procedimentos no campo da alimentação, reforçar o gosto pela curiosidade, estudo e conhecimento.
Caracterização geral
Código
41013
Créditos
4
Professor responsável
Prof.ª Doutora Ana Maria Ferreira Rodrigues
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Livros de referência, software disponível, sites mais importantes, vídeos...
Livros de Epidemiologia:
Kenneth Rothman, Epidemiology: An Introduction. Oxford University Press
Robert Fletcher, Clinical Epidemiology.
Walter Willett, Nutritional Epidemiology.
Método de ensino
A UC pressupõe o recurso a um total 112 horas: 42 h de contato e 70 h de pesquisa, estudo individual e desenvolvimento / acompanhamento de um projeto.
As 42 horas de contacto são distribuídas em aulas teóricas (T-14 horas) que visam a estruturação do conhecimento e teórico-práticas (TP-28 horas) que permitirão a sua aplicação.
14 aulas T de 50 minutos cada, ao longo do semestre.
14 aulas TP de 2 horas e 30 minutos cada.
Serão facultados por via eletrónica as apresentações em formato pdf, sugeridos endereços web com relevância e livros de texto.
Método de avaliação
A avaliação da UC terá em linha de conta:
Avaliação contínua baseada na assiduidade e na participação nas aulas T e TP; relatórios e apresentação oral durante as aulas TP, essencialmente em grupos, onde os alunos demonstram que compreendem os objetivos, os métodos utilizados e que ficaram familiarizados com o processo de investigação (50%).
Exame final (50%)
Conteúdo
Epidemiologia nutricional (EN) e a epidemiologia clínica; Variáveis dependentes e variáveis independentes; Outcomes measures e Medidas de Associação; Testes e modelos estatísticos; Confundidores, Bias, Efeito modificador, Interação, Colinearidade; Desenho, implementação e condução de estudos de investigação; Estudos observacionais; Estudos de Intervenção; Instrumentos e escalas; Medição de consumos alimentares; Marcadores biológicos de avaliação da ingestão nutricional e do status nutricional; Dimensão da amostra e poder do estudo; Ética na investigação humana.
Aulas TP
Avaliação e discussão de artigos científicos; Como fazer uma apresentação; Avaliação de projetos científicos; Elaboração de protocolos científicos; Seminários variados sobre EN e clínica aplicada a algumas doenças e condições específicas.