Fisiologia

Objetivos

A principal finalidade da UC é conduzir o aluno à compreensão dos mecanismos de funcionamento e de controlo dos diferentes órgãos sistemas no organismo humano saudável. Compreender a interação dos diferentes aparelhos e sistemas fisiológicos, bem como a sua adaptação a alterações do meio ambiente.

Caracterização geral

Código

41014

Créditos

9

Professor responsável

Prof. Doutor Carlos Filipe

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

• Costanzo, Linda S. - Physiology
• Guyton, Arthur C. - Textbook of Medical Physiology

Método de ensino

1. Aulas teóricas, destinadas a focar os alunos nos conceitos cruciais para as diversas áreas dos conteúdos. Estas aulas poderão ser gravadas e disponibilizadas antecipadamente aos alunos e consistirem em seminários interativos.
2. Sessões de ensino prático - executando exercícios com simuladores numéricos, exercícios de análise e discussão de resultados em pequenos grupos.

Método de avaliação

III. Informação sobre a avaliação dos alunos:
No decurso do semestre o aluno acumula um máximo de 30% da nota final. Por cada um dos seis blocos práticos executa-se um exercício (cotado para 5 pontos); acumulação de pontuação para crédito: máximo de 30 pontos. Os créditos executam-se nos tempos indicados no calendário de aulas práticas.
O teste de exame final (teste escrito de escolha múltipla) está cotado para 70 pontos. É obrigatória a aprovação no teste final (mínimo 33%). O resultado final (soma dos pontos do teste à pontuação dos créditos) é convertido para a escala 0-20. Este formato aplica-se tanto aos exames de primeira época como aos de segunda época.
No caso dos exames requeridos pelos alunos para melhoria de nota, o exame escrito conta para 100% da nota, não sendo tida em consideração a classificação dos créditos da componente prática.

a) Validade das avaliações teórico-práticas dos anos letivos anteriores
Os alunos com avaliação prática do ano anterior (2020/21) poderão, se assim o entenderem, conservar a classificação prática desse ano. Essa classificação valerá este ano um máximo de 30% da nota final. Os alunos com avaliação prática do ano anterior poderão, em alternativa, prescindir dessa classificação obtida em 2020/21 e optarem por frequentar as aulas práticas e serem novamente avaliados neste ano de 2021/22. Neste caso será a classificação prática que vierem a obter este ano a única que contará. A decisão de conservarem a classificação prática do ano passado ou de fazerem avaliação prática este ano terá de ser manifestada no ato da inscrição na UC de Fisiologia. Uma vez tomada essa decisão pelo aluno esta não é passível de vir a ser alterada no decurso do ano.
Os alunos que estejam dispensados de frequência de aulas práticas (ex. alunos com estatuto de trabalhador-estudante) e que não tenham tido avaliação prática durante o ano, farão um exame final a valer 100%.
Os alunos que pretendam melhoria de nota e que se encontrem em condições legais para a solicitarem, farão também um exame final a valer 100%, não sendo nestes casos considerada a classificação prática que tenham obtido.

b) Calendarização das avaliações (a divulgar pelo Conselho Pedagógico)

c) Procedimento para consulta de prova
O aluno pode consultar a sua prova em data e horário a definir.

Conteúdo

• Fundamentos da excitabilidade celular: Potencial de membrana, Potencial de ação e condução nervosa;
• Transmissão sináptica;
• Fisiologia da contração muscular (músculo estriado, músculo cardíaco e músculo liso);
• Mecanismos de regulação neurovegetativa;
• Fisiologia do Sistema cardiovascular: Excitabilidade cardíaca; Ciclo cardíaco; Circulação sistémica arterial, capilar e venosa; mecanismos de controlo no sistema cardiovascular;
• Fisiologia respiratória: Respiração, ventilação, difusão de gases e transporte de gases no sangue;
• Fisiologia renal e mecanismos de regulação hidro-electrolíticos ;
• Fisiologia Digestiva: Neurogastrenterologia e Motilidade do tubo digestivo; Secreções digestivas (salivar, gástrica, biliar, pancreática e intestinal); Absorção intestinal; Regulação da atividade do tubo digestivo;
• Funções do sistema endócrino e reprodutor.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: