Morfologia II
Objetivos
O principal objetivo geral do ensino-aprendizagem da Morfologia II é a aquisição dos conheci-mentos morfológicos essenciais, dotando o futuro Nutricionista da capacidade para a sua apli-cação.
No domínio dos conhecimentos específicos salienta-se o conhecer e utilizar a nomenclatura das estruturas do corpo Humano, identificando e descrevendo as mesmas estruturas.
No domínio das capacidades destacam-se as capacidades de observação, descrição, estrutura-ção ou esquematização dos conhecimentos e integração dos mesmos, estimulando o espirito crítico e criativo, de modo a facilitar a aprendizagem autónoma e o trabalho em grupo.
No domínio das atitudes reconhecer a importância da Morfologia na formação do Nutricionista.
Caracterização geral
Código
41015
Créditos
5
Professor responsável
Prof. Doutor Diogo Pais
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Bibliografia de base (adoptada)
* Grays Anatomy for Students Richard Drake 3rd Edition Churchill Livingstone
* Anatomia Humana da Locomoção J. A. Esperança Pina 4ª edição Lidel, Edições Técnicas.
* Anatomia Humana dos Órgãos J. A. Esperança Pina 2ª edição Lidel, Edições Técnicas.
* Anatomia Humana do Coração e Vasos J. A. Esperança Pina 2ª edição Lidel, Edições Téc-nicas.
* Anatomia Humana da Relação J. A. Esperança Pina 4ª edição Elsevier
* Atlas of Human Anatomy Frank H. Netter 7th Edition Artmed, Editora.
* Wheater's Functional Histology: A Text and Colour Atlas Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Phillip Woodford 6th Edition Elsevier
* Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology Michael H. Ross, Wojciech Pawlina 7th Edition Wolters Kluwer
* Human Embryology and Developmental Biology Bruce M. Carlson 5th edition Elsevier
Método de ensino
1) Aulas teóricas: Aulas de carácter expositivo com duração não superior a 50 minutos.
2) Aulas práticas: Aulas em que há uma interação e cooperação diretas entre o docente e o aluno, bem como, em alguns casos, a realização de trabalhos práticos como por exemplo a análise de peças anatómicas e apresentação e discussão de casos, ou demonstrações expe-rimentais. Estas aulas têm uma duração de 120 minutos e terão um rácio de um professor por turma.
Método de avaliação
e) Formas e critérios de avaliação
1. Avaliação Prática Contínua: 40%
A avaliação contínua é da responsabilidade dos assistentes e processar-se-á da seguinte forma:
f) Apresentação de trabalhos: a avaliação incidirá sobre a apresentação de traba-lhos, em formato PowerPoint (ou outro tipo de ferramenta de apresentação), versando os temas relacionados com embriologia e desenvolvimento.
g) Aprendizagem por problemas: a avaliação incidirá sobre a discussão de um caso prático apresentado previamente, sendo que será avaliação incidirá sobre os conhecimentos adquiridos no domínio da morfologia e desenvolvimento do ór-gão ou estrutura em questão e na capacidade de exposição de ideia e explicita-ção de raciocínio.
h) Laboratório de Histologia: a avaliação incidirá sobre a capacidade de reconhe-cer as diferentes estruturas que constituem os tecidos fundamentais do corpo humano. No final de cada sessão de laboratório de histologia, onde os alunos têm oportunidade de preparar a aula e esclarecer dúvidas, serão sujeitos a um questionário de avaliação que poderá incluir perguntas do tipo legenda e identi-ficação de estruturas, nomeação funções de determinadas estruturas e pergun-tas do tipo escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso.
O trabalho descriminado em a) e b) contabilizará, em conjunto, 30% da avaliação práti-ca, enquanto que a avaliação de Laboratório de Histologia contabilizará 10% da avaliação prática.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
1) Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame Final.
2) Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame Fi-nal.
Regimes Especiais de Avaliação Prática - qualquer aluno a quem seja reconhecido um Estatuto Especial, cujo regulamento do seu estatuto prevê a isenção de presença nas aulas práticas, poderá realizar Prova Prática referente aos conteúdos do Progra-ma Prático em data a definir (entre o término do Curso Prático e o 1º Dia de Exames da 1ª Época).
3) Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame Final.
4) Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame Fi-nal.
2. Exame Final escrito 60%
Inclui avaliação de todos os conteúdos considerados nos Programas Práticos e Teóricos da UC Morfologia I (excluindo os conteúdos da prova intercalar se a classificação >10 valores na referida prova).
Será realizada de acordo com o calendário de exames homologado em Conselho Peda-gógico, em hora a confirmar, nas salas de informática do Edifício-Sede da NMS|FCM, em horário a publicar no Moodle. Trata-se de uma prova composta por perguntas de escolha múltipla, perguntas do tipo legenda, identificação de estruturas e perguntas do tipo verdadeiro/falso, a realizar na plataforma QuizOne. Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
5) Se em 1ª época o aluno obtiver uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao Exame Final, poderá realizar exame em 2ª época, sendo consideradas igualmente as avaliações referentes à Avaliação Contínua e Teste Intercalar Escrito. Caso o aluno não se apresente para realização de exame em 2ª época, encontra-se re-provado na UC Morfologia II
6) Se em 2ª época, uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao exame final escrito, reprova o aluno a Morfologia II (poderá eventualmente utilizar a Época de Recurso caso cumpra os requisitos indicados nos regulamentos internos da NMS|FCM).
7) Em 1ª ou 2ª época uma classificação superior a 10 valores, aprova o aluno no Exame Final (com uma ponderação de 40% na Nota Final da UC). No caso de exame de melhoria de nota, este terá uma ponderação dd 100% da nota final.
b) Validade das avaliações práticas dos anos letivos anteriores
Não aplicável
c) Calendarização das avaliações
A divulgar pelo Conselho Pedagógico.
d) Procedimentos para revisão de prova
Conforme regulamento pedagógico em vigor.
Conteúdo
1) PELE E GLÂNDULAS ANEXAS
2) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DA CABEÇA E PESCOÇO: Osteologia e ar-trologia da cabeça; Miologia da cabeça e do pescoço; Vascularização da cabeça e pescoço; Osteologia e artrologia da coluna vertebral; Miologia do dorso.
3) MORFOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO: Desenvolvimento do sistema nervoso; Histologia do sistema nervoso; Encéfalo; Nervos Cranianos; Medula Espinhal; Ner-vos Espinhais; Vascularização do sistema nervoso central; Órgãos dos sentidos; Sistema ner-voso autónomo.
4) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DA CAVIDADE PÉLVICA: Pelve em geral; Miologia da região glútea; Anatomia e Histologia do Sistema Urinário; Desenvolvimento do Sistema Urinário; Anatomia e Histologia do Sistema Reprodutor Masculino; Anatomia e Histo-logia do Sistema Reprodutor Feminino; Desenvolvimento do sistema reprodutor; Períneo; Vascularização da cavidade pélvica