Fisiopatologia
Objetivos
Os estudantes deverão ser capazes de utilizar o estudo das alterações funcionais das doenças, nomeadamente a sua etiopatogenia, com especial ênfase nas doenças do sistema digestivo e da nutrição. Pretende-se que os estudantes adquiram, durante o processo de aprendizagem, competências de autoaprendizagem que possam aplicar na aprendizagem ao longo da vida exigida pela prática profissional futura. Finalmente, pretende-se que os alunos adquiram aptidões inter-relação de mecanismos de doença através da resolução de problemas.
Caracterização geral
Código
41019
Créditos
5
Professor responsável
Prof. Doutor Pedro Martins
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
PATHOPHYSIOLOGY OF DISEASE; McPhee SJ. Hammer D McGraw-Hill, 8th edition, November 2018
PATHOPHYSIOLOGY; Damjanov .WB Elsevier Saunders Co, 2008
MEDICAL NUTRITION THERAPY: A CASE-STUDY APPROACH; Marcia Nelms, Sara Long Roth and Karen Lacey. Wadsworth Cengage Learning, 2009
MEDICAL NUTRITION AND DISEASE: A CASE-BASED APPROACH; Lisa Hark and Gail Morrison. Wiley-Blackwell, 2009.
Método de ensino
O curso é constituído por aulas teóricas e sessões tutoriais durante as quais serão analisados mecanismos fisiopatológicos de doenças relevantes para as ciências da nutrição. Durante estas sessões os alunos terão acesso a processos clínicos de doentes, desenhados especificamente para o método de aprendizagem por problemas.
Método de avaliação
A avaliação contínua será convertida numa classificação com um valor ponderado em relação à classificação final (50%). O exame final consiste num teste composto por 50 questões de escolha múltipla, seguido de um exame oral que será obrigatório para os alunos com uma classificação igual ou inferior a 12 valores. A avaliação contínua dos alunos durante as sessões tutoriais contribui com 50%, ou seja, 10 pontos arredondados às décimas para a classificação final, com a seguinte distribuição:
Média da participação nas sessões 0 a 4
Média das apresentações das necessidades de aprendizagem 0 a 3
Apresentação das sínteses 0 a 3
Conteúdo
Aprendizagem por problemas aplicada ao ensino da fisiopatologia. Fisiopatologia das alterações da motilidade digestiva. Fisiopatologia da Síndrome de má-absorção. Fisiopatologia do excesso de peso e da obesidade. Úlcera péptica. Fisiopatologia da doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE). Alterações da função hepática e pancreática. Métodos da avaliação funcional do aparelho digestivo e das alterações da nutrição. Doença respiratória crónica e estado nutricional. Fisiopatologia da alergia alimentar e da intolerância alimentar. Fisiopatologia da síndroma anémica. Fisiopatologia da síndroma coronária aguda e da insuficiência cardíaca. Alterações do equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-base. Fisiopatologia da doença renal aguda e crónica. Fisiopatologia da diabetes e da síndroma metabólica.