Marketing Alimentar e Nutricional

Objetivos

a) Adquirir conhecimentos sobre os conceitos-chave de marketing e publicidade;
b) Adquirir conhecimentos mínimos de planeamento de estratégias de marketing;
c) Adquirir conhecimentos ao nível das tendências do consumo alimentar, bem como do comportamento do consumidor;
d) Reconhecer o marketing de produtos alimentares como um importante determinante das escolhas alimentares dos indivíduos;
e) Identificar e entender os diferentes modelos de regulamentação do marketing de produtos alimentares bem como dos diversos intervenientes do processo;
f) Adquirir capacidades para a aplicação de estratégias de marketing nas intervenções para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e da saúde;
g) Consciencializar para a importância das questões éticas no marketing alimentar e nutricional.

Caracterização geral

Código

41024

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Alexandra Bento

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

• Michael Moss; Salt Sugar Fat: How the Food Giants Hooked Us, 2012. ISBN: 1400069807
• Armstrong G, Kotler P, Harker M, Brennan R. Marketing: an introduction. 1.ª ed. Harlow: Pearson Education, 2009.
• Wansink B. Marketing nutrition: soy, functional foods, biotechnology and Obesity. 1.ª ed. Illionois: Library of Congress Cataloging, 2005.
• Nestle M. Food industry and health: mostly promises, little action. Lancet 2006; 368:564-5.
• Gordon R, McDermott L, Stead M, Angus K. The effectiveness of social marketing interventions for health improvement: What's the evidence? Public Health 2006; 120:1133-1139.
• Regulamento (CE) n.º 1924/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de dezembro de 2006, relativo às alegações nutricionais e de saúde sobre os alimentos.
• World Health Organization. A framework for implementing the set of recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children. 2012. ISBN 978 92 4 150324 2.

Método de ensino

A UC está organizada em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP): 1 aula Teórica por semana de caráter expositivo, com a duração 50 minutos e 1 aula TP por semana, de 1 hora e 30 minutos, em turmas com um máximo 20 alunos. Nas aulas TP são desenvolvidos trabalhos de grupo, com o objetivo de analisar casos de estudo de estratégias de marketing de produtos alimentares e da conceção de um projeto que inclua uma estratégia de marketing para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Método de avaliação

A avaliação será feita apenas com base na componente teórico-prática (100%, cotada de 0 a 20 valores) e terá caráter de avaliação contínua, tendo em conta os seguintes critérios: performance e assiduidade dos alunos (25%); qualidade dos trabalhos práticos de aprendizagem por problema (APP - 25%) e trabalho prático final (50%). Para aprovação à UC, a classificação mínima de 9,5 valores é exigida.

Conteúdo

I. Marketing e publicidade: conceitos e modelos;
II. Planeamento estratégico do marketing: estratégias de marketing e ferramentas de comunicação integrada de marketing;
III. Tendências do consumo alimentar e comportamento do consumidor;
IV. Marketing de produtos alimentares e a sua influência nas escolhas/comportamentos alimentares;
V. As alegações nutricionais e de saúde no contexto do marketing alimentar e nutricional;
VI. Regulamentação do marketing alimentar e nutricional: contexto europeu e em Portugal;
VII. Marketing social na promoção de hábitos alimentares saudáveis;
VIII. Marketing de serviços em saúde: branding e gestão de uma marca em saúde;
IX. Ética no marketing alimentar e nutricional.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: