Nutrição em Geriatria
Objetivos
A UC Nutrição em Geriatria tem como objetivo geral transmitir conhecimentos sobre alterações morfofisiológicas associadas ao envelhecimento e patologias mais frequentes, passíveis de abordagem nutricional. Pretende-se que os alunos identifiquem os efeitos do processo de envelhecimento em sistemas de órgãos críticos e integrem competências nutricionais para prevenir o envelhecimento patológico e para tratar o doente em idade geriátrica (>65 anos).
Apesar de a UC Nutrição em Geriatria focar-se maioritariamente na população acima dos 65 anos de idade, pontualmente serão abordados tópicos relacionados com o processo de envelhecimento ao longo do ciclo de vida e serão transmitidos conhecimentos baseados em evidência científica que promovam o healthspan.
Além disso, pretende-se transmitir uma base sólida para pensamento científico crítico na interpretação de metodologias e resultados publicados nesta área do conhecimento (aulas teórico-práticas) e também despertar o interesse para futuros projetos científicos na área de investigação em envelhecimento.
No final da UC, os alunos devem ser capazes de:
a) Caracterizar os aspetos biopsicossociais do envelhecimento e sua relação com a nutrição.
b) Identificar e diferenciar as especificidades metabólicas e de necessidades nutricionais da população geriátrica.
c) Reconhecer a inserção e o papel do nutricionista dentro destas políticas e programas e como promotor do envelhecimento saudável na população.
d) Esboçar um plano individualizado de cuidados nutricionais, de acordo com uma abordagem multiprofissional integrada.
e) Apreciar criticamente artigos científicos e apresentar e discutir oralmente um tema científico.
Caracterização geral
Código
41033
Créditos
4
Professor responsável
Prof.ª Doutora Margarida Martins Oliveira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Uma bibliografia de base é, na verdade, um ponto de partida. A nutrição em geriatria não é adequadamente retratada numa única fonte bibliográfica, nem nas várias fontes que referimos em baixo. Por isso mesmo, ao longo da exposição de cada aula teórica será indicada bibliografia que poderá ir além da bibliografia de base. Os alunos são encorajados a consultar e explorar os vários artigos científicos citados nas aulas teóricas de forma a complementar a bibliografia de base.
Longo DL, Fauci AS, Kasper DL, Hauser SL, Jameson J, Loscalzo J. eds. Harrison's Principles of Internal Medicine, 20th ed. New York, NY: McGraw-Hill; 2018.
Mahan LK, Raymond JL. Krause's Food & the Nutrition Care Process. 14th ed. St. Louis, Missouri,Elsevier; 2017.
Insel P, Ross D, McMahon K, Bernstein M. Discovering nutrition. 6th ed. Burlington, MA: Jones & Bartlett Learning; 2019.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas: duas aulas teóricas semanais de carácter expositivo com a duração de 50 minutos cada; uma aula teórico-prática semanal de 90 minutos, em turmas com um máximo de 15-20 alunos. As teórico-práticas são realizadas em salas de aula quando se discutem os Clinical Case Studies ou se apresentem Journal club.
Método de avaliação
A avaliação tem uma componente teórico-prática e um exame final, quantificados entre 0 e 20 valores.
A avaliação teórico-prática é contínua, corresponde a 40% da nota final, e tem em conta os seguintes critérios:
- Performance e assiduidade:
Participação - papel ativo na promoção de debate e discussão durante as aulas teórico-práticas (e.g. através da colocação de questões pertinentes);
- Qualidade dos relatórios práticos e/ou das apresentações de Clinical Case Studies e Journal Club:
Pensamento crítico - demonstração de capacidade de raciocínio e crítica durante discussões e apresentações;
- Atitude e conhecimentos demonstrados pelo aluno:
Demonstração da aquisição de conhecimentos quando questionado pelo docente;
O exame final corresponde a 60% da nota final, é de questões de escolha múltipla e tem por objeto toda a matéria lecionada nas aulas teóricas e teórico-práticas. A presença no exame final é condicionada à comparência em pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas e a que a nota da componente teórico-prática seja de pelo menos 9,5 valores. Independentemente da nota da componente teórico-prática, a aprovação no exame final é obrigatória para obter aprovação na unidade curricular (ou seja, a nota do exame final tem de ser superior a 9,5 valores).
Melhoria de classificação: Os alunos que pretendam realizar melhoria de nota farão um exame final que corresponde a 60% da nota final, considerando sempre a classificação obtida na componente teórico-prática.
Alunos com Estatuto Especial: Os alunos detentores de um estatuto especial, cujo regulamento os dispense da obrigatoriedade de frequência das aulas teórico-práticas, podem, no entanto, optar por frequentar as aulas teórico-práticas, e serem sujeitos à avaliação contínua, como os restantes alunos ordinários (a presença no exame final é condicionada à comparência em pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas e a que a nota das teórico-práticas seja de pelo menos 9,5 valores).
Porém, podem também optar por não comparecer às aulas teórico-práticas (e abdicar de avaliação contínua), e todo o conteúdo programático (teórico e teórico-prático) será avaliado em prova escrita final cotada em 100 % (avaliação final). Neste caso, o exame final incluirá uma componente extra (além das questões de escolha múltipla), com questões de resposta aberta que incidirá sobre o conteúdo teórico-prático (Clinical Case Studies e os artigos científicos apresentados nos Journal Club).
Os alunos detentores de estatuto especial devem informar o docente, no início do semestre, como pretendem ser avaliados (avaliação contínua ou avaliação final).
Conteúdo
Programa teórico (28h)
1. Biologia do envelhecimento.
2. Avaliação clínica do idoso: avaliação global e nutricional.
3. Necessidades nutricionais do idoso.
4. Desnutrição na população geriátrica.
5. Envelhecimento do Sistema Musculoesquelético.
6. Envelhecimento do Sistema Endócrino.
7. Envelhecimento do Sistema Gastrointestinal.
8. Modificação do estado nutricional do idoso: alimentação básica adaptada e suplementos nutricionais orais.
9. Envelhecimento do Sistema Nervoso.
10. Envelhecimento do Sistema Cardiovascular.
11. Envelhecimento do Sistema Respiratório.
12. Envelhecimento do Sistema Imunológico.
13. Envelhecimento do Sistema Urinário.
14. Envelhecimento do Sistema Homeostático (hidro-electrolítico).
15. Nutrição e atividade física no envelhecimento: relevância e considerações metabólicas.
16. Envelhecimento, polifarmácia e interação fármaco-nutriente.
17. Envelhecimento e oncologia.
18. Intervenção nutricional no idoso com patologia oncológica.
19. Intervenção nutricional paliativa no idoso.
20. Ingestão alimentar e healthspan: efeitos da restrição calórica e jejum intermitente.
Programa teórico-prático (21 h)
21. Estudo e discussão de casos clínicos e apresentação e discussão de artigos científicos (Journal club).