Psicologia e Nutrição

Objetivos

Adquirir conhecimentos sobre o comportamento humano com relevância para a prática da Nutrição Clínica e da Nutrição Comunitária e em Saúde Pública. A UC visa desenvolver: (1) conhecimentos genéricos de psicologia da saúde, com enfoque nos comportamentos alimentares: o contínuo normal – patológico e a integração dos modelos neurobiológicos e psicossociais; (2) a compreensão da pessoa em situação, na saúde e na doença, e dos determinantes socioculturais dos comportamentos; (3) atitudes, conhecimentos e competências relacionadas com o aconselhamento e a mudança comportamental, com incidência na relação terapêutica e competências básicas de entrevista e aconselhamento em Nutrição Clínica; e (4) conhecimentos básicos sobre doenças psiquiátricas com relevância no comportamento alimentar.
A UC visa também potenciar competências transversais necessárias ao futuro nutricionista (relação terapêutica, autonomia, capacidade de trabalho em equipa, de pesquisa e de comunicação de resultados).

Caracterização geral

Código

41035

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor Jaime Manuel Novo Grácio

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Principal:
• Os sumários das aulas serão disponibilizados na plataforma moodle institucional, assim como todos os materiais pedagógicos essenciais que não estejam sujeitos a direitos de autor. Os sumários incluem um desenvolvimento dos tópicos abordados e referências bibliográficas específicas (e.g. capítulos dos livros referidos como Bibliografia Complementar)
• Ayers S, de Visser R (2018). Psychology for Medicine and Healthcare. 2nd ed. Sage. ISBN: 9781473969285. (Em 2021 foi lançada a 3ª edição, contudo ainda não está disponível na Biblioteca)
• D. Marks, M. Murray, B. Evans, E.V. Estacio: Health Psychology – Theory, Research and Practice (chapter 7: Food, diets and obesity pp 154-192). London, Sage, 2015. ISBN 978-1-4462-9507-6

Complementar:
• Gable, J., & Herrmann, T. (2015). Counselling skills for dietitians. John Wiley & Sons. ISBN 9781118943809
• van Teijlingen, E., & Humphris, G. M. (2019). Psychology and Sociology Applied to Medicine: An Illustrated Colour Text. 4th ed. Churchill Livingstone, Elsevier. ISBN 9780702062988

Método de ensino

Semanalmente, cada aluno terá 2,5 horas de aulas – teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas recorrem fundamentalmente a metodologias expositivas.
As aulas teórico-práticas incluem metodologias expositivas de introdução à bibliografia aconselhada e dinâmicas pedagógicas com foco na aplicação dos conteúdos teóricos, recorrendo à discussão de casos, resolução de problemas e visualização de filmes/ materiais pedagógicos. Algumas aulas serão uma introdução às técnicas de entrevista/ comunicação clínica, com recurso a role-play/ autoscopia. Outras envolvem a preparação supervisionada do trabalho final.
Deverão ser preenchidos os requisitos de assiduidade (2/3 de presenças nas aulas).

Nota relativa ao cenário excepcional de adaptação das metodologias de ensino como consequência da pandemia COVID-19
Atendendo à situação excepcional determinada pela necessidade de adaptar a resposta pedagógica aos planos de contingência, face à crise pandémica da COVID-19, poderão ser adotadas as seguintes medidas nesta Unidade Curricular:
• Serão definidas semanas específicas para a dinamização dos conteúdos práticos da UC com a criação de aulas práticas nucleares correspondendo às semanas 27ª, 28ª, 30ª e 31ª;
• As aulas teórico-práticas com componente maioritariamente teórico (i.e. todas com excepção das aulas práticas nucleares) serão ministradas à distância, assegurando as medidas de segurança impostas pelo plano de contingência da NMS/FCM;
• As aulas práticas nucleares assumirão, desde início, ambos os formatos: o formato presencial; e uma modalidade de ensino à distância (e.g. aulas presenciais para pequenos grupos intercalados de alunos com transmissão em tempo real para os restantes alunos que estejam a assistir à distância. Caso não seja possível assegurar as aulas práticas presenciais, estas serão facultadas aos alunos através de ensino à distância. A vir a acontecer esta eventualidade, será fornecida informação atempada sobre o suporte a ser adoptado.

Método de avaliação

A avaliação compreende um exame escrito e a elaboração de um trabalho supervisionado, a discutir publicamente. A classificação final é a média aritmética do exame escrito e do trabalho.

Conteúdo

1) Contributos da Psicologia para a Nutrição Clínica e Comunitária/ Saúde Pública;
2) Breves noções sobre modelos do funcionamento mental, funções psíquicas, personalidade;
3) Desenvolvimento humano e ciclo vital;
4) Influências familiares, laborais e socioculturais no comportamento;
5) Stress e coping em saúde/ doença;
6) Determinantes psicossociais dos comportamentos alimentares. Estilos alimentares. Aquisição de hábitos alimentares ao longo do ciclo vital. Influência da aprendizagem, cognições e emoções. Factores psicológicos na obesidade;
7) Adaptação à doença (ex: problemas metabólicos). Reacções à hospitalização e doença terminal;
8) Mudança de comportamentos alimentares: fases e estratégias;
9) Técnicas básicas de comunicação e aconselhamento em Nutrição Clínica. Entrevista motivacional e adesão ao tratamento. Fatores comuns na relação terapêutica. Situações difíceis;
10) Perturbações mentais em relação com alterações do comportamento alimentar (e.g. doenças do comportamento alimentar, depressão).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: