Dietoterapia I
Objetivos
a) Compreender a fisiopatologia das doenças abordadas nesta unidade curricular;
b) Reconhecer a importância dos hábitos alimentares na fisiopatologia das doenças crónicas metabólicas não transmissíveis;
c) Reconhecer a importância da terapêutica nutricional/dietética no tratamento e/ou prevenção das doenças crónicas metabólicas não transmissíveis;
d) Avaliar o estado nutricional na saúde e na doença, através da aplicação e interpretação de parâmetros antropométricos, de dados bioquímicos e de questionários alimentares;
e) Conhecer e aplicar as recomendações nutricionais através da elaboração de protocolos de intervenção dietética adequados às diferentes doenças;
f) Estabelecer orientações nutricionais e dietéticas adequadas a diferentes doenças crónicas.
Caracterização geral
Código
41036
Créditos
6
Professor responsável
Prof. Doutora Diana Teixeira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Duarte, A. C.G. Avaliação Nutricional Aspectos Clínicos e Laboratoriais. São Paulo: Editora Atheneu, 2007.
Garrow, J.S., James, W.P.T.; Ralph, A. Human Nutrition and Dietétics. 10th. ed.: Churchill Livingstone, 2000.
Gropper S.S., Smith J.L., Groff J.L. Advanced Nutrition and Human Metabolism. 5 th. ed. Wadsworth, Cengage Learning, 2009.
Mahan, Kathleen L.; Escott-Stump, Sylvia. Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ª Ed. U.S.A.: Roca, 2008.
Nelms, M., Sucher, K., Long, S. Nutrition Therapy and Pathophysiology. U.S.A: Thomson Brooks/Cole, 2007.
Rolfes, Sharon Rady; Pinna, Kathryn; Whitney, Ellie. Understanding Normal and Clinical Nutrition. Wadsworth. International Cengage Learning; 2009.
Gary D. Hammer, Stephen J. McPhee. Pathophysiology of Disease: An Introduction to Clinical Medicine, 8e. McGraw-Hill Education, 2019.
Janice L Raymond, Kelly Morrow. Krause and Mahan's Food & the Nutrition Care Process, 15th Edition. Saunders, 2021.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP): duas aulas T semanais de caráter expositivo, com recurso a meios audiovisuais, com a duração de 50 minutos cada: uma aula TP semanal de 2 horas, em turmas com um máximo de 15 alunos. Prevê-se a realização de fichas práticas e elaboração de protocolos de intervenção dietética e debate de casos clínicos/temas relacionados com as doenças estudadas.
É critério obrigatório para aprovação ou admissão a exame, a presença mínima obrigatória, em 2/3 do total das aulas TP.
Método de avaliação
A classificação final (CF) da disciplina resultará da média ponderada das classificações obtidas no exame final (60%) e da avaliação contínua (40%). Para os exames de época normal e recurso aplica-se a mesma média ponderada para a CF.
Conteúdo
1. Doenças do comportamento alimentar
2. Obesidade; obesidade infantil e juvenil
3. Diabetes mellitus
4. Doenças cardiovasculares
5. Dislipidemias
6. Hipertensão arterial
7. Hiperuricemia e Gota
8. Doenças Gastrointestinais (Esófago; Estômago; Intestino; Fígado; Vesícula Biliar; Pâncreas Exócrino)