Nutrição Comunitária

Objetivos

a) Compreender a importância da nutrição comunitária comparativamente a intervenções a nível individual;
b) Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de epidemiologia e epidemiologia nutricional essenciais à nutrição comunitária;
c) Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise crítica na identificação de problemas alimentares e nutricionais em diferentes grupos populacionais e na avaliação de necessidades;
d) Adquirir competências ao nível do desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição comunitária;
e) Adquirir competências para o planeamento e realização de sessões de educação alimentar;
f) Compreender a metodologia de construção de guias alimentares e reconhecer a sua importância na educação alimentar;
g) Conhecer diferentes programas de intervenção comunitária

Caracterização geral

Código

41037

Créditos

4

Professor responsável

Prof.ª Doutora Catarina Maria Roquette de Gouveia Durão

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

• Boyle Marie A. 2016. Community nutrition in action: an entrepreneurial approach. 7th edition. Cengage Learning. Boston.
• Rodrigues S.S.P., Franchini B., Graça P., de Almeida M.D.V. A New Food Guide for the Portuguese Population: Development and Technical Considerations. J Nutr Educ Behav. 2006. 38:189-195.
• Montagnese C. et al. European food-based dietary guidelines: A comparison and update. Nutrition. 2015.31: 908-915.
• Temple N.J. and Fraser J. Food labels: A critical assessment. Nutrition. 2014. 30: 257-260.
• Willet W. 2013. Nutritional Epidemiology. 3rd Edition. Oxford University Press Inc.
• Centre for Epidemiology and Evidence. 2019. Study Design for Evaluating Population Health and Health Service Interventions: A Guide. Evidence and Evaluation Guidance Series, Population and Public Health Division. Sydney: NSW Ministry of Health.
• FAO and United Arab Emirates University. 2019. Stepping up school-based food and nutrition education: Exploring challenges, finding solutions and building partnerships. Rome.

Método de ensino

A UC está organizada em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP): 1 aula teórica semanal de caráter expositivo, com a duração de 50 minutos e 1 aula TP semanal de 1,5 horas, em turmas com um máximo de 20 alunos. Nas aulas TP são desenvolvidos trabalhos de grupo com o objetivo de delinear um programa de nutrição comunitária, incluindo o desenvolvimento de materiais educativos e para realização de sessões de educação alimentar em contextos simulados.

Método de avaliação

A avaliação tem uma componente prática e um exame final (EF) (0-20). A avaliação TP é contínua, correspondendo a 40% da nota final, e tendo em conta os seguintes critérios: performance e assiduidade dos alunos; qualidade dos trabalhos práticos e atitude e conhecimentos demonstrados pelo aluno. O exame final corresponde a 60% da nota final e tem por objeto toda a matéria lecionada nas aulas T e TP. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas TP e a que a nota da componente prática seja pelo menos 9,5. Para aprovação à UC, a classificação mínima de 9,5 valores na componente TP é também exigida no EF.

Conteúdo

I. Nutrição comunitária e Nutrição e Saúde Pública
Conceitos gerais: comunidade, nutrição comunitária e saúde pública
Importância para a promoção da saúde
Níveis e abordagens de intervenção
II. Princípios de epidemiologia e epidemiologia nutricional
Conceitos básicos de epidemiologia e de epidemiologia nutricional
Epidemiologia e nutrição comunitária
Tipos de estudos e desenhos mais usados em nutrição comunitária
III. Programas de nutrição comunitária
Objetivos
Determinantes do consumo alimentar e do estado nutricional
Estratégias de intervenção
IV. Planeamento e gestão de programas de nutrição comunitária
Etapas
Metodologias de diagnóstico e identificação de necessidades
Indicadores
Estratégias
Equipas
V. Avaliação de programas de nutrição comunitária
Planeamento da avaliação
Metodologias de avaliação
Eficácia, efetividade e eficiência
VI. A educação alimentar
Modelos e teorias aplicadas em educação alimentar
Barreiras
Estratégias para o sucesso da educação alimentar
Campanhas de educação alimentar
VII. Intervenção do nutricionista em diferentes grupos populacionais (adultos, idosos e crianças) e em diferentes contextos (autarquias, escolas, cuidados de saúde primários, locais de trabalho).
VIII. Guias alimentares
Metodologias de construção
Importância na educação alimentar
IX. Exemplos práticos de programas de nutrição comunitária

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: