Nutrição Comunitária
Objetivos
a) Compreender a importância da nutrição comunitária comparativamente a intervenções a nível individual;
b) Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de epidemiologia e epidemiologia nutricional essenciais à nutrição comunitária;
c) Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise crítica na identificação de problemas alimentares e nutricionais em diferentes grupos populacionais e na avaliação de necessidades;
d) Adquirir competências ao nível do desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição comunitária;
e) Adquirir competências para o planeamento e realização de sessões de educação alimentar;
f) Compreender a metodologia de construção de guias alimentares e reconhecer a sua importância na educação alimentar;
g) Conhecer diferentes programas de intervenção comunitária
Caracterização geral
Código
41037
Créditos
4
Professor responsável
Prof.ª Doutora Catarina Maria Roquette de Gouveia Durão
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Boyle Marie A. 2016. Community nutrition in action: an entrepreneurial approach. 7th edition. Cengage Learning. Boston.
Rodrigues S.S.P., Franchini B., Graça P., de Almeida M.D.V. A New Food Guide for the Portuguese Population: Development and Technical Considerations. J Nutr Educ Behav. 2006. 38:189-195.
Montagnese C. et al. European food-based dietary guidelines: A comparison and update. Nutrition. 2015.31: 908-915.
Temple N.J. and Fraser J. Food labels: A critical assessment. Nutrition. 2014. 30: 257-260.
Willet W. 2013. Nutritional Epidemiology. 3rd Edition. Oxford University Press Inc.
Centre for Epidemiology and Evidence. 2019. Study Design for Evaluating Population Health and Health Service Interventions: A Guide. Evidence and Evaluation Guidance Series, Population and Public Health Division. Sydney: NSW Ministry of Health.
FAO and United Arab Emirates University. 2019. Stepping up school-based food and nutrition education: Exploring challenges, finding solutions and building partnerships. Rome.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP): 1 aula teórica semanal de caráter expositivo, com a duração de 50 minutos e 1 aula TP semanal de 1,5 horas, em turmas com um máximo de 20 alunos. Nas aulas TP são desenvolvidos trabalhos de grupo com o objetivo de delinear um programa de nutrição comunitária, incluindo o desenvolvimento de materiais educativos e para realização de sessões de educação alimentar em contextos simulados.
Método de avaliação
A avaliação tem uma componente prática e um exame final (EF) (0-20). A avaliação TP é contínua, correspondendo a 40% da nota final, e tendo em conta os seguintes critérios: performance e assiduidade dos alunos; qualidade dos trabalhos práticos e atitude e conhecimentos demonstrados pelo aluno. O exame final corresponde a 60% da nota final e tem por objeto toda a matéria lecionada nas aulas T e TP. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas TP e a que a nota da componente prática seja pelo menos 9,5. Para aprovação à UC, a classificação mínima de 9,5 valores na componente TP é também exigida no EF.
Conteúdo
I. Nutrição comunitária e Nutrição e Saúde Pública
Conceitos gerais: comunidade, nutrição comunitária e saúde pública
Importância para a promoção da saúde
Níveis e abordagens de intervenção
II. Princípios de epidemiologia e epidemiologia nutricional
Conceitos básicos de epidemiologia e de epidemiologia nutricional
Epidemiologia e nutrição comunitária
Tipos de estudos e desenhos mais usados em nutrição comunitária
III. Programas de nutrição comunitária
Objetivos
Determinantes do consumo alimentar e do estado nutricional
Estratégias de intervenção
IV. Planeamento e gestão de programas de nutrição comunitária
Etapas
Metodologias de diagnóstico e identificação de necessidades
Indicadores
Estratégias
Equipas
V. Avaliação de programas de nutrição comunitária
Planeamento da avaliação
Metodologias de avaliação
Eficácia, efetividade e eficiência
VI. A educação alimentar
Modelos e teorias aplicadas em educação alimentar
Barreiras
Estratégias para o sucesso da educação alimentar
Campanhas de educação alimentar
VII. Intervenção do nutricionista em diferentes grupos populacionais (adultos, idosos e crianças) e em diferentes contextos (autarquias, escolas, cuidados de saúde primários, locais de trabalho).
VIII. Guias alimentares
Metodologias de construção
Importância na educação alimentar
IX. Exemplos práticos de programas de nutrição comunitária