Dietoterapia II
Objetivos
a) Compreender a fisiopatologia das doenças abordadas nesta unidade curricular;
b) Saber calcular as necessidades nutricionais em diferentes situações patológicas;
c) Aplicar as recomendações nutricionais através da elaboração de protocolos de intervenção dietética adequados a diferentes patologias;
d) Saber avaliar as necessidades energéticas, o estado nutricional e estabelecer as necessidades nutricionais em situações de stresse metabólico;
e) Identificar fatores de risco nutricional associados às diferentes patologias;
f) Compreender o impacto do cuidado nutricional na melhoria da qualidade de vida dos doentes;
g) Reconhecer a importância do cuidado nutricional no tratamento e/ou evolução clínica de diferentes patologias.
Caracterização geral
Código
41042
Créditos
6
Professor responsável
Prof. Doutor Júlio César Rocha
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Duarte, A. C.G. Avaliação Nutricional Aspectos Clínicos e Laboratoriais. São Paulo: Editora Atheneu, 2007. 607p.
Mahan, Kathleen L.; Escott-Stump, Sylvia. Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ª Ed. U.S.A.: Roca, 2008. 1242p.
Nelms, M., Sucher, K., Long, S. Nutrition Therapy and Pathophysiology. U.S.A: Thomson Brooks/Cole, 2007. 914p.
Payne, A., Barker, H. Advancing Dietetics and Clinical Nutrition. Churchill Livingstone, 2010. 382p.
Riella, M.C., Martins , C. Nutrição e o Rim. Guanabara Koogan. 2001. 416p.
Gary D. Hammer, Stephen J. McPhee. Pathophysiology of Disease: An Introduction to Clinical Medicine, 8e. McGraw-Hill Education, 2019.
Janice L Raymond, Kelly Morrow. Krause and Mahan's Food & the Nutrition Care Process, 15th Edition. Saunders, 2021.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP): duas aulas T semanais de caráter expositivo, com recurso a meios audiovisuais, com a duração de 50 minutos cada: uma aula TP semanal de 2 horas, em turmas com um máximo de 15 alunos, prevê-se a realização de fichas práticas e elaboração de protocolos de intervenção nutricional e debate de casos clínicos/temas relacionados com as doenças estudadas.
Critério obrigatório para aprovação ou admissão a exame, a presença mínima obrigatória, em 2/3 do total das aulas TP.
Método de avaliação
A classificação final (CF) da disciplina resultará da média ponderada das classificações obtidas no exame final (70%) e da avaliação contínua (30%). Para os exames de época normal e recurso aplica-se a mesma média ponderada para a CF.
Conteúdo
1. Doenças inflamatórias do intestino (Doença de Crohn, Colite Ulcerosa);
2. Doenças renais (Síndromes nefrítico e nefrótico, Insuficiência renal aguda e crónica)
3. Doenças pulmonares;
4. Doenças neurológicas (Acidente vascular cerebral, Doenças neurológicas degenerativas, Lesões da espinal medula, Disfagia neurológica e Epilepsia);
5. Doença oncológica;
6. Síndrome de imunodeficiência adquirida;
7. Stresse metabólico (Cirurgia, Queimados);
8. Cicatrização de feridas e viabilidade tecidular;
9. Alergias e intolerâncias alimentares (Alergia à proteína do leite de vaca; Intolerância à lactose, Doença celíaca, etc);
10. Endometriose;
11. Deficiências vitamínicas e minerais (Anemia e Osteoporose);
12. Doenças hereditárias do metabolismo (Fibrose quística, Galactosemia, Glicogenólise, Fenilcetonúria).