Dietoterapia II

Objetivos

a)  Compreender a fisiopatologia das doenças abordadas nesta unidade curricular;
b)  Saber calcular as necessidades nutricionais em diferentes situações patológicas;
c)  Aplicar as recomendações nutricionais através da elaboração de protocolos de intervenção dietética adequados a diferentes patologias;
d)  Saber avaliar as necessidades energéticas, o estado nutricional e estabelecer as necessidades nutricionais em situações de stresse metabólico;
e)  Identificar fatores de risco nutricional associados às diferentes patologias;
f)  Compreender o impacto do cuidado nutricional na melhoria da qualidade de vida dos doentes;
g)  Reconhecer a importância do cuidado nutricional no tratamento e/ou evolução clínica de diferentes patologias.

Caracterização geral

Código

41042

Créditos

6

Professor responsável

Prof. Doutor Júlio César Rocha

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

• Duarte, A. C.G. Avaliação Nutricional – Aspectos Clínicos e Laboratoriais. São Paulo: Editora Atheneu, 2007. 607p.
• Mahan, Kathleen L.; Escott-Stump, Sylvia. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ª Ed. U.S.A.: Roca, 2008. 1242p.
• Nelms, M., Sucher, K., Long, S. Nutrition Therapy and Pathophysiology. U.S.A: Thomson Brooks/Cole, 2007. 914p.
• Payne, A., Barker, H. Advancing Dietetics and Clinical Nutrition. Churchill Livingstone, 2010. 382p.
• Riella, M.C., Martins , C. Nutrição e o Rim. Guanabara Koogan. 2001. 416p.
• Gary D. Hammer, Stephen J. McPhee. Pathophysiology of Disease: An Introduction to Clinical Medicine, 8e. McGraw-Hill Education, 2019.
• Janice L Raymond, Kelly Morrow. Krause and Mahan's Food & the Nutrition Care Process, 15th Edition. Saunders, 2021.

Método de ensino

A UC está organizada em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP): duas aulas T semanais de caráter expositivo, com recurso a meios audiovisuais, com a duração de 50 minutos cada: uma aula TP semanal de 2 horas, em turmas com um máximo de 15 alunos, prevê-se a realização de fichas práticas e elaboração de protocolos de intervenção nutricional e debate de casos clínicos/temas relacionados com as doenças estudadas.
Critério obrigatório para aprovação ou admissão a exame, a presença mínima obrigatória, em 2/3 do total das aulas TP.

Método de avaliação

A classificação final (CF) da disciplina resultará da média ponderada das classificações obtidas no exame final (70%) e da avaliação contínua (30%). Para os exames de época normal e recurso aplica-se a mesma média ponderada para a CF.

Conteúdo

1.  Doenças inflamatórias do intestino (Doença de Crohn, Colite Ulcerosa);
2.  Doenças renais (Síndromes nefrítico e nefrótico, Insuficiência renal aguda e crónica)
3.  Doenças pulmonares;
4.  Doenças neurológicas (Acidente vascular cerebral, Doenças neurológicas degenerativas, Lesões da espinal medula, Disfagia neurológica e Epilepsia);
5.  Doença oncológica;
6.  Síndrome de imunodeficiência adquirida;
7.  Stresse metabólico (Cirurgia, Queimados);
8.  Cicatrização de feridas e viabilidade tecidular;
9.  Alergias e intolerâncias alimentares (Alergia à proteína do leite de vaca; Intolerância à lactose, Doença celíaca, etc);
10. Endometriose;
11.  Deficiências vitamínicas e minerais (Anemia e Osteoporose);
12.  Doenças hereditárias do metabolismo (Fibrose quística, Galactosemia, Glicogenólise, Fenilcetonúria).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: