Estágio
Objetivos
A UC Estágio encontra-se subdividida em três módulos: nutrição clínica, nutrição no desporto e nutrição em saúde pública. Nesse sentido, os objetivos de aprendizagem desta UC subdividem-se em objetivos major e objetivos específicos de cada módulo.
Como objetivos major, transversais aos diferentes módulos, pretende-se que, no final da frequência do Estágio, os alunos estejam habilitados para, autonomamente:
- Aplicar o método científico na prática profissional, nomeadamente através da aplicação da nutrição baseada na evidência científica;
- Reconhecer a importância da conduta ética nas relações profissionais com os utentes/doentes e com outros profissionais de saúde;
- Desenvolver competências de comunicação efetiva e positiva, capaz de gerar relações de confiança sustentáveis;
- Promoção da adaptabilidade a diferentes contextos, sendo capaz de promover uma discussão;
- Autonomia e espírito crítico.
Objetivos específicos:
No módulo de Suporte Básico de Vida, está integrada uma área de ensino mais abrangente denominada Doente Emergente/Crítico, a qual é uma área de intervenção transversal a várias disciplinas que se caracteriza pela capacidade para lidar com doentes em risco de vida, sobretudo na formação de profissionais de saúde.
Neste módulo, os alunos ficarão aptos a identificar e avaliar uma vítima em colapso, nomeadamente avaliar a reatividade, proceder a desobstrução da via aérea e verificar a existência de respiração eficaz. Os alunos, no final do módulo, deverão ser capazes de realizarem massagem cardíaca externa (compressões torácicas), e conhecer os passos avançados da cadeira de sobrevivência desfibrilhação e cuidados pós-ressuscitação.
No módulo de nutrição clínica, o aluno irá acompanhar o tutor na prática clínica em unidades prestadoras de cuidados de saúde, em ambiente de internamento e em ambulatório. No final deste módulo, o aluno deverá ser capaz de: 1) estabelecer um diagnóstico nutricional; 2) implementar uma intervenção nutricional em regime de ambulatório, internamento ou de apoio domiciliário; e 3) monitorizar a evolução do estado nutricional e da adesão à terapêutica nutricional prescrita.
No módulo da investigação em saúde pública, o aluno irá participar nas atividades de investigação no âmbito da saúde pública e políticas de saúde. No final deste módulo, o aluno deverá ser capaz de: 1) planear, implementar, comunicar, gerir, monitorizar e avaliar programas de intervenção comunitária em saúde pública, nomeadamente na área da nutrição e dos estilos de vida; 2) compreender os diferentes métodos e técnicas de diagnóstico e de intervenção nutricional; 3) monitorizar populações ou grupos populacionais no âmbito da nutrição; e 4) desenvolver políticas alimentares e nutricionais.
No módulo da nutrição no desporto, o aluno irá acompanhar o tutor na prática clínica nutricional em contexto de alimentação e nutrição no em contexto desportivo. No final deste módulo, o aluno deverá ser capaz de formular e avaliar estratégias de intervenção personalizada com vista à saúde do atleta e da performance desportiva.
Caracterização geral
Código
41045
Créditos
30
Professor responsável
Professora Doutora Conceição Calhau
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., Newman, T. B. (2013). Designing clinical research (4th ed.). Lippincott Williams and Wilkins. ISBN 9781608318049.
Lovegrove, J. A., Hodson, L., Sharma, S., Lanham-New, S. A. (2015). Nutrition Research Methodologies. Wiley-Blackewell. ISBN 9781118554678.
Alexandre Pereira, Carlos Poupa (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word (7ª Edição). Sílabo. ISBN 978-972-618-946-6.
Método de ensino
Os estágios têm carga horária total de 840h e estão organizados sob a forma de módulos: Suporte Básico de Vida, nutrição clínica, nutrição no desporto e nutrição em saúde pública. Os estudantes deverão cumprir o cronograma semanal que prevê 25h na instituição e 7h para elaboração de relatórios, na NOVA Medical School.
Método de avaliação
A avaliação será realizada de acordo com grelha de avaliação, pelos professores responsáveis e docentes que constituem a Comissão de Estágios, e por um docente externo, numa prova pública de apresentação dos resultados do trabalho de investigação individual. O cumprimento das atividades exigidas e carga horária serão também considerados na avaliação.
Conteúdo
A UC de Estágio tem um caráter prático sendo as suas linhas de ação as áreas que, atualmente, o nutricionista atua: 1) a nutrição clínica, abrangendo o diagnóstico nutricional, a nutrição nos cuidados primários, o cuidado nutricional individual, a educação e comunicação para a saúde e nutrição; 2) nutrição e desporto; e também na 3) nutrição em saúde pública, abrangendo o cuidado nutricional coletivo; a educação e comunicação para a saúde e nutrição. Nos âmbitos destas três linhas de ação, os estudantes estarão envolvidos no planeamento, gestão, implementação e análise dos resultados de estudos clínicos na área da nutrição, sob a orientação de docentes identificados como responsáveis dos diferentes módulos. Desta forma, realizar-se-ão atividades inerentes ao exercício da futura profissão, de acordo com cada área e cumprindo um protocolo experimental predefinido (estudo de intervenção ou observacional).