Estágio

Objetivos

A UC Estágio encontra-se subdividida em três módulos: nutrição clínica, nutrição no desporto e nutrição em saúde pública. Nesse sentido, os objetivos de aprendizagem desta UC subdividem-se em objetivos major e objetivos específicos de cada módulo.

Como objetivos major, transversais aos diferentes módulos, pretende-se que, no final da frequência do Estágio, os alunos estejam habilitados para, autonomamente:
- Aplicar o método científico na prática profissional, nomeadamente através da aplicação da nutrição baseada na evidência científica;
- Reconhecer a importância da conduta ética nas relações profissionais com os utentes/doentes e com outros profissionais de saúde;
- Desenvolver competências de comunicação efetiva e positiva, capaz de gerar relações de confiança sustentáveis;
- Promoção da adaptabilidade a diferentes contextos, sendo capaz de promover uma discussão;
- Autonomia e espírito crítico.

Objetivos específicos:
No módulo de Suporte Básico de Vida, está integrada uma área de ensino mais abrangente denominada Doente Emergente/Crítico, a qual é uma área de intervenção transversal a várias disciplinas que se caracteriza pela capacidade para lidar com doentes em risco de vida, sobretudo na formação de profissionais de saúde.
Neste módulo, os alunos ficarão aptos a identificar e avaliar uma vítima em colapso, nomeadamente avaliar a reatividade, proceder a desobstrução da via aérea e verificar a existência de respiração eficaz. Os alunos, no final do módulo, deverão ser capazes de realizarem massagem cardíaca externa (compressões torácicas), e conhecer os passos avançados da cadeira de sobrevivência – desfibrilhação e cuidados pós-ressuscitação.
No módulo de nutrição clínica, o aluno irá acompanhar o tutor na prática clínica em unidades prestadoras de cuidados de saúde, em ambiente de internamento e em ambulatório. No final deste módulo, o aluno deverá ser capaz de: 1) estabelecer um diagnóstico nutricional; 2) implementar uma intervenção nutricional em regime de ambulatório, internamento ou de apoio domiciliário; e 3) monitorizar a evolução do estado nutricional e da adesão à terapêutica nutricional prescrita.
No módulo da investigação em saúde pública, o aluno irá participar nas atividades de investigação no âmbito da saúde pública e políticas de saúde. No final deste módulo, o aluno deverá ser capaz de: 1) planear, implementar, comunicar, gerir, monitorizar e avaliar programas de intervenção comunitária em saúde pública, nomeadamente na área da nutrição e dos estilos de vida; 2) compreender os diferentes métodos e técnicas de diagnóstico e de intervenção nutricional; 3) monitorizar populações ou grupos populacionais no âmbito da nutrição; e 4) desenvolver políticas alimentares e nutricionais.
No módulo da nutrição no desporto, o aluno irá acompanhar o tutor na prática clínica nutricional em contexto de alimentação e nutrição no em contexto desportivo. No final deste módulo, o aluno deverá ser capaz de formular e avaliar estratégias de intervenção personalizada com vista à saúde do atleta e da performance desportiva.

Caracterização geral

Código

41045

Créditos

30

Professor responsável

Professora Doutora Conceição Calhau

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

• Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., Newman, T. B. (2013). Designing clinical research (4th ed.). Lippincott Williams and Wilkins. ISBN 9781608318049.
• Lovegrove, J. A., Hodson, L., Sharma, S., Lanham-New, S. A. (2015). Nutrition Research Methodologies. Wiley-Blackewell. ISBN 9781118554678.
• Alexandre Pereira, Carlos Poupa (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word (7ª Edição). Sílabo. ISBN 978-972-618-946-6.

Método de ensino

Os estágios têm carga horária total de 840h e estão organizados sob a forma de módulos: Suporte Básico de Vida, nutrição clínica, nutrição no desporto e nutrição em saúde pública. Os estudantes deverão cumprir o cronograma semanal que prevê 25h na instituição e 7h para elaboração de relatórios, na NOVA Medical School.

Método de avaliação

A avaliação será realizada de acordo com grelha de avaliação, pelos professores responsáveis e docentes que constituem a Comissão de Estágios, e por um docente externo, numa prova pública de apresentação dos resultados do trabalho de investigação individual. O cumprimento das atividades exigidas e carga horária serão também considerados na avaliação.

Conteúdo

A UC de Estágio tem um caráter prático sendo as suas linhas de ação as áreas que, atualmente, o nutricionista atua: 1) a nutrição clínica, abrangendo o diagnóstico nutricional, a nutrição nos cuidados primários, o cuidado nutricional individual, a educação e comunicação para a saúde e nutrição; 2) nutrição e desporto; e também na 3) nutrição em saúde pública, abrangendo o cuidado nutricional coletivo; a educação e comunicação para a saúde e nutrição. Nos âmbitos destas três linhas de ação, os estudantes estarão envolvidos no planeamento, gestão, implementação e análise dos resultados de estudos clínicos na área da nutrição, sob a orientação de docentes identificados como responsáveis dos diferentes módulos. Desta forma, realizar-se-ão atividades inerentes ao exercício da futura profissão, de acordo com cada área e cumprindo um protocolo experimental predefinido (estudo de intervenção ou observacional).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: