Métodos Avançados de Investigação
Objetivos
O aluno deve aprender a delimitar o âmbito e alcance de uma pergunta cientificamente relevante e conhecer as potencialidades e limitações da ciência moderna para responder a questões científicas complexas. O estudante deve aprender a transformar uma pergunta válida numa hipótese cientificamente demonstrável e, ainda, aprender a desenhar uma abordagem experimental que permita responder à hipótese colocada, identificando potenciais limitações e propondo estratégias alternativas.
No âmbito dos seminários técnicos os estudantes devem conhecer os principais métodos, técnicas e organismos-modelo utilizados habitualmente em investigação biomédica. Os alunos devem aprender a identificar e selecionar as abordagens técnicas e experimentais mais adequadas para responder a perguntas científicas concretas. Devem ainda compreender as limitações dos métodos e técnicas atuais e saber interpretar resultados experimentais tendo em conta estas limitações.
Caracterização geral
Código
1091001
Créditos
5
Professor responsável
Prof. Doutor Duarte Custal Ferreira Barral
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Será fornecida pelos docentes bibliografia ou outro tipo de informação adequado. Sempre que aplicável, a bibliografia consistirá em artigos científicos disponíveis na internet em open access ou em repositórios. Procurará em cada edição do curso fornecer-se a informação científica mais recente.
Método de ensino
Como metodologia de ensino, opta-se pela combinação de seminários técnicos (teóricos) com ensino teórico-prático.
Os seminários destinam-se a transmitir conhecimentos ilustrados por exemplos de aplicação prática dos métodos e técnicas mais recentes ou mais habituais em investigação biomédica. São apresentados por investigadores ou outros especialistas responsáveis por infraestruturas ou plataformas tecnológicas.
As aulas teórico-práticas destinam-se a aplicar os conhecimentos adquiridos nos seminários ao planeamento da abordagem experimental de um projeto de investigação hipotético, mas que visa a investigação de um problema real. A questão científica e o projeto de investigação serão propostos pelos estudantes.
Método de avaliação
A avaliação envolverá quatro componentes:
- proposta escrita de projeto de investigação com uma descrição detalhada da abordagem experimental a adotar e a apresentação e discussão da mesma (30%);
- relatório de revisão de um artigo cientíico, detalhando as falhas a nível experimental e a apresentação e discussão do mesmo (30%);
- exame escrito (20%);
- participação nas aulas (20%).
Conteúdo
Esta UC envolve uma componente de seminários técnicos e uma componente teórico-prática onde o aluno deve utilizar os conhecimentos adquiridos nos seminários técnicos para desenvolver a abordagem experimental de um projeto de investigação que responda a um problema científico concreto e relevante.
No âmbito da componente de seminários técnicos, os alunos devem adquirir conhecimentos gerais sobre:
- Bioinformática;
- Imunocitoquímica e imunohistoquímica;
- Microscopia de fluorescência;
- Microscopia eletrónica;
- Citometria de fluxo;
- Técnicas associadas às diferentes Omicas;
- Análise de proteínas;
- Análise genómica;
- Principias modelos animais de investigação biomédica e modelos de doença (vantagens e limitações);
- Culturas 3D;
- Técnicas de entrega de genes;
- Silenciamento e edição de genes;
- Ensaios de toxicologia;
- Técnicas de modificação do genoma.