Métodos Avançados de Investigação

Objetivos

O aluno deve aprender a delimitar o âmbito e alcance de uma pergunta cientificamente relevante e conhecer as potencialidades e limitações da ciência moderna para responder a questões científicas complexas. O estudante deve aprender a transformar uma pergunta válida numa hipótese cientificamente demonstrável e, ainda, aprender a desenhar uma abordagem experimental que permita responder à hipótese colocada, identificando potenciais limitações e propondo estratégias alternativas.

No âmbito dos seminários técnicos os estudantes devem conhecer os principais métodos, técnicas e organismos-modelo utilizados habitualmente em investigação biomédica. Os alunos devem aprender a identificar e selecionar as abordagens técnicas e experimentais mais adequadas para responder a perguntas científicas concretas. Devem ainda compreender as limitações dos métodos e técnicas atuais e saber interpretar resultados experimentais tendo em conta estas limitações.

 

Caracterização geral

Código

1091001

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor Duarte Custal Ferreira Barral

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Será fornecida pelos docentes bibliografia ou outro tipo de informação adequado. Sempre que aplicável, a bibliografia consistirá em artigos científicos disponíveis na internet em open access ou em repositórios. Procurará em cada edição do curso fornecer-se a informação científica mais recente.

Método de ensino

Como metodologia de ensino, opta-se pela combinação de seminários técnicos (teóricos) com ensino teórico-prático.

 

Os seminários destinam-se a transmitir conhecimentos ilustrados por exemplos de aplicação prática dos métodos e técnicas mais recentes ou mais habituais em investigação biomédica. São apresentados por investigadores ou outros especialistas responsáveis por infraestruturas ou plataformas tecnológicas.

 

As aulas teórico-práticas destinam-se a aplicar os conhecimentos adquiridos nos seminários ao planeamento da abordagem experimental de um projeto de investigação hipotético, mas que visa a investigação de um problema real. A questão científica e o projeto de investigação serão propostos pelos estudantes.

Método de avaliação

A avaliação envolverá quatro componentes:

- proposta escrita de projeto de investigação com uma descrição detalhada da abordagem experimental a adotar e a apresentação e discussão da mesma (30%);

- relatório de revisão de um artigo cientíico, detalhando as falhas a nível experimental e a apresentação e discussão do mesmo (30%);

- exame escrito (20%);

- participação nas aulas (20%).

 

 

Conteúdo

Esta UC envolve uma componente de seminários técnicos e uma componente teórico-prática onde o aluno deve utilizar os conhecimentos adquiridos nos seminários técnicos para desenvolver a abordagem experimental de um projeto de investigação que responda a um problema científico concreto e relevante.

No âmbito da componente de seminários técnicos, os alunos devem adquirir conhecimentos gerais sobre:

 

- Bioinformática;

- Imunocitoquímica e imunohistoquímica;

- Microscopia de fluorescência;

- Microscopia eletrónica;

- Citometria de fluxo;

- Técnicas associadas às diferentes “Omicas”;

- Análise de proteínas;

- Análise genómica;

- Principias modelos animais de investigação biomédica e modelos de doença (vantagens e limitações);

- Culturas 3D;

- Técnicas de entrega de genes;

- Silenciamento e edição de genes;

- Ensaios de toxicologia;

- Técnicas de modificação do genoma.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: