Seminários de Investigação
Objetivos
- Consolidar e pôr em prática competências de análise critica de publicações científicas em especial nos meios técnicos e métodos utilizados, identificando ainda os pontos fortes, bem como as suas principais limitações;
- Reconhecer e identificar as melhores abordagens experimentais, os melhores meios técnicos e os modelos experimentais mais relevantes para responder a uma questão concreta numa área científica;
- Escolher de forma informada e crítica três rotações laboratoriais do 2º semestre do 1º ano e um projeto de investigação no âmbito do qual desenvolverá o trabalho experimental conducente à elaboração da tese de mestrado;
- Conhecer a atividade científica e os principais projetos de investigação em curso no CEDOC e unidades de investigação do Inova4Health;
- Identificar e saber aproveitar oportunidades de colaboração entre grupos de investigação distintos e abordagens experimentais diversas, complementares e/ou multidisciplinares para responder a uma questão científica concreta.
Caracterização geral
Código
1091003
Créditos
5
Professor responsável
Prof.ª Doutora Rita de Oliveira Teodoro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Serão fornecidos pelos participantes e convidados bibliometria ou outro tipo de informação adequando. Sempre que aplicável, a bibliografia consistirá de artigos científicos disponíveis na internet em bases de dados apropriadas.
Procurará em cada edição do curso fornecer-se a informação científica mais recente. Os estudantes serão estimulados a partilhar notas e informação sobre a UC em fóruns virtuais em plataforma informática a criar do tipo (blackboard virtual).
Método de ensino
A avaliação pelo Regente e colaboradores envolverá três componentes: apresentação e discussão de uma publicação científica do grupo que propõe o workshop (40%), uma proposta escrita de um resumo de um projeto de investigação fictício, mas que pudesse ser realizado com os meios disponíveis no grupo que propõe o workshop (40%), participação nas aulas (20%). Cada aluno terá que apresentar cerca de três artigos e escrever 3 projetos, sendo a nota destas componentes uma média de todas as apresentações/projeto escrito.
Método de avaliação
- Avaliação do workshop (40%);
- Avaliação do projeto de investigação fictício (40%);
- Participação nas aulas e performance geral (assiduidade, atitude em aula) (20%).
Conteúdo
- Seminários apresentados pelos investigadores responsáveis pelos diversos grupos de investigação associados ao Curso (NMS|FCM, CEDOC, IPO, IBET, etc) para explicação da atividade científica de cada um dos grupos; com descrição da área científica, identificação da pergunta científica; métodos, técnicas e modelos experimentais habituais, descrição do impacto para a ciência e a sociedade componentes da investigação biomédica e a sua utilização em projetos nas áreas específicas (ramos) do curso de mestrado.
- Workshops apresentados pelos alunos sobre temas específicos dos seminários com ênfase na análise crítica da abordagem experimental, métodos e técnicas utilizadas. Nestes workshops os estudantes apresentarão obrigatoriamente uma publicação científica do grupo que apresenta o seminário. Os alunos discutirão oralmente e entregarão por escrito um mini-projeto de investigação fictício (1 página) enquadrado na atividade científica do grupo que apresentou o seminário.