Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Geral

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) abriu portas em janeiro de 1978 como uma instituição de ensino que apostava nas Ciências Sociais e Humanas, desafiando o protagonismo que então se dava às Letras.

Desde esse ano que o futuro começa aqui, na instituição pioneira em muitas das áreas do saber que acolhe, mas, sobretudo, na visão que desenvolveu para o Ensino e a Investigação, que culmina hoje num compromisso permanente: interdisciplinaridade, internacionalização e transferência de conhecimento para a sociedade.

Esta é uma NOVA forma de estar nas Ciências Sociais, Artes e Humanidades, que se traduz nos números de excelência, nas pessoas que fazem parte da comunidade e nos desafios que supera diariamente.

A NOVA FCSH oferece 15 Licenciaturas (uma delas com a variante de horário pós-laboral); 46 Mestrados, dos quais 8 em Ensino; 28 Doutoramentos; 16 Pós-Graduações e 2 cursos de Especialização.

A comunidade académica acolhe mais de cinco mil estudantes, mais de 300 docentes, a maioria dos quais doutorados, e cerca de 1500 investigadores, dos quais 150 contratados. Oferece ainda mais de 400 protocolos de mobilidade em países espalhados por todo o mundo.

Para além do Ensino, a NOVA FCSH tem-se também destacado na Investigação: ocupou o primeiro lugar na investigação em Ciências Sociais e Humanas em publicações mais citadas (ranking da CWTS Leiden de 2019); das 14 Unidades de Investigação avaliadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, oito tiveram a classificação Excelente e cinco obtiveram Muito Bom; foi considerada a melhor universidade em Portugal para estudar artes e humanidades (ranking da Times Higher Education de 2017).

A NOVA FCSH ocupa dois campi: o da Avenida de Berna e o de Campolide, no Colégio Almada Negreiros.

Estudantes em mobilidade

Programas de Mobilidade Internacional e Nacional
A internacionalização tem sido uma aposta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que se tem vindo a afirmar como uma instituição que acolhe cada vez mais estudantes e professores de universidades internacionalmente reconhecidas. Participa em vários programas internacionais e possui parcerias de cooperação com diversas instituições de ensino superior internacionais com vista à mobilidade de estudantes, docentes, não-docentes e investigadores através de protocolos bilaterais.
A nível nacional, a NOVA FCSH participa no Programa Almeida Garrett que visa promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do Ensino Superior. Oferece a possibilidade de efetuar um período de estudos numa universidade nacional de acolhimento, com pleno reconhecimento académico.
O estudante, docente, investigador ou pessoal de apoio técnico e administrativo inscrito ou com vínculo na NOVA FCSH (outgoing) pode candidatar-se às Universidades a concurso durante os prazos de candidatura fixados anualmente. As informações estão disponíveis na Intranet da NOVA FCSH.
A NOVA FCSH, através dos Gabinetes de Intercâmbio das instituições de origem, recebe informação sobre os estudantes, docentes e pessoal técnico e administrativo selecionados (incoming) e, posteriormente, contacta-os para formalização da sua candidatura.
E-mail: mobilidade@fcsh.unl.pt
Localização: Campus da Avenida de Berna, Edifício B, 1º Piso

Autoridades académicas

  • Administrador Joana Pires
  • Conselho Pedagógico Presidente: Carlos Clamote Carreto; Vice-presidente: Ana Gonçalves Matos; Representantes dos Docentes: Ana Alexandre Gonçalves Matos; Maria do Céu Caetano; Carmen Fonseca; Dulce Pimentel; Representantes dos Estudantes: Ana Raquel Curado Alves; Catarina da Silva Oliveira; José António de Sousa Pinho; Pedro Alexandre Amendoeira Mendes.
  • Conselho Científico Presidente: Luís Baptista; Vice-Presidentes: Abel Barros Baptista; Amélia Aguiar Andrade; Teresa Brocardo; Membros efetivos: Abel Barros Baptista; Alexandra Curvelo; Amélia Aguiar Andrade; André Santos Campos; Fernando Clara; João Constâncio; Manuel Lisboa; Manuel Pedro Ferreira; Manuel Pinto Deniz Silva; Marco Lisi; Maria de Lourdes Rosa; Maria Irene Aparício; Pedro Aires Oliveira; Regina Salvador; Teresa Brocardo.
  • Conselho Gestao Presidente: Luís Baptista; Administradora Executiva: Joana Pires; Vogais: Cristina Brito, Teresa Brocardo, Rui Pedro Julião
  • Subdiretora para a Internacionalização, Cultura e Parcerias Regionais Maria dos Anjos Maltez Cardeira da Silva
  • Subdiretora para a Gestão Curricular e Estudantes Maria Teresa Leitão Brocardo
  • Subdiretora Adjunta para as Relações Institucionais e Inclusão Social Ana Isabel dos Santos Figueiredo Pinto
  • Subdiretora Adjunta para a Investigação e Plano Estratégico Cristina Maria Ribeiro da Silva Brito
  • Subdiretor para o Planeamento e Qualidade Carlos Fonseca Clamote Carreto
  • Subdiretor para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro Julião
  • Subdiretor Adjunto para as Infraestruturas Tecnológicas e Transição Digital Daniel Ribeiro Alves
  • Conselho de Faculdade Presidente: Paulo Areosa Feio; Representantes dos Docentes e Investigadores: Ana Margarida Grenho Ferreira; Carlos Ceia; Cristina Ponte; Dora Santos Silva; João Aires de Freitas Leal; João Luís Lisboa; Jorge Miguel Pedreira; Maria Antónia Coutinho; Paulo Filipe Monteiro; Representante dos Estudantes: João Afonso Louro de Carvalho; Representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores: Joaquim Jorge Correia de Oliveira; Membros Externos: Ana Sousa Dias; Gisela Casimiro; Paulo Areosa Feio; Nuno Carinha

Matrícula e inscrição

Licenciatura

Estudantes colocados na NOVA FCSH através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior para 2023/24, realizam a respetiva matrícula/inscrição através da plataforma de gestão académica InforEstudante (https://www.inforestudante.fcsh.unl.pt), no prazo fixado pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).

Estudantes que se candidatem à NOVA FCSH através dos regimes de Maiores de 23 anos, Titulares de Outros Cursos, Mudança de par Instituição/Curso, e Reingresso, realizam a respetiva matrícula/inscrição através da plataforma de gestão académica InforEstudante (https://www.inforestudante.fcsh.unl.pt), no prazo fixado em calendário escolar para o efeito (https://www.fcsh.unl.pt/calendarios/ano-letivo-2023-24/), após decisão sobre o respetivo processo de candidatura.

Para informações relativas à admissão ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional, por favor consulte https://www.fcsh.unl.pt/internacional/estatuto-de-estudante-internacional/

Para efetuar a matrícula na plataforma InforEstudante, serão necessários os seguintes documentos:
• Documento de Identificação (Bilhete de Identidade, ou Cartão de Cidadão, ou Passaporte);
• Número de contribuinte (NIF);

Para efetuar a inscrição, será necessário proceder ao pagamento da 1.ª Prestação de propinas e custos administrativos cujas referências Multibanco são disponibilizadas pela própria plataforma durante o processo de matrícula/inscrição. O seguro escolar, cujo valor ainda não está apurado para o ano letivo 2023-24, deverá ser liquidado com a 2ª prestação de propinas.

Durante o período de inscrições, será disponibilizado um manual de apoio à matrícula/inscrição, na página da NOVA FCSH (https://www.fcsh.unl.pt/), que indica, passo-a-passo, como realizar todo o processo na plataforma InforEstudante.

Caso encontre alguma dificuldade ou tenha outras questões relativas ao processo de matrícula/inscrição, deverá contactar o Núcleo de Licenciaturas da Divisão Académica (licenciaturas@fcsh.unl.pt).

Para questões relativas aos cursos, incluindo horários, salas, planos de estudo e programas, deverá contactar o secretariado do respetivo Departamento (https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/departamentos/).

Mestrado

Após o processo de seleção de candidaturas, os estudantes que vierem a ser admitidos realizam a respetiva matrícula/inscrição através da plataforma de gestão académica InforEstudante (https://www.inforestudante.fcsh.unl.pt), no prazo fixado no edital de candidatura.
Para efetuar a inscrição, será necessário proceder ao pagamento da 1.ª Prestação de propinas e custos administrativos cujas referências Multibanco são disponibilizadas pela própria plataforma durante o processo de matrícula/inscrição. O seguro escolar, cujo valor ainda não está apurado para o ano letivo 2023-24, deverá ser liquidado com a 2ª prestação de propinas.
Durante o período de matrículas e inscrições a Divisão Académica enviará uma notificação via inforestudante a todos os candidatos colocados, com a indicação de como deverá proceder, acompanhada do manual de apoio à matrícula/inscrição. na página da NOVA FCSH (https://www.fcsh.unl.pt/), que indica, passo-a-passo, como realizar todo o processo na plataforma InforEstudante. Caso encontre alguma dificuldade ou tenha outras questões relativas ao processo de matrícula/inscrição, deverá contactar o Núcleo de Mestrados pelo email mestrados@fcsh.unl.pt .

Para questões relativas aos cursos, incluindo horários, salas, planos de estudo e programas, deverá contactar o secretariado do respetivo Departamento (https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/departamentos/).


Doutoramento

Após o processo de seleção de candidaturas, os estudantes que vierem a ser admitidos realizam a respetiva matrícula/inscrição através da plataforma de gestão académica InforEstudante (https://www.inforestudante.fcsh.unl.pt), no prazo fixado no edital de candidatura

Para efetuar a inscrição, será necessário proceder ao pagamento da 1.ª Prestação de propinas, dos custos administrativos, e do seguro escolar, cujas referências Multibanco são disponibilizadas pela própria plataforma durante o processo de matrícula/inscrição.
Se, no momento da candidatura, o certificado de habilitações não foi submetido, o mesmo deverá ser enviado, por email, para o Núcleo de Doutoramentos (doutoramentos@fcsh.unl.pt).
Durante o período de inscrições, será disponibilizado um manual de apoio à matrícula/inscrição, na página da NOVA FCSH (https://www.fcsh.unl.pt/), que indica, passo-a-passo, como realizar todo o processo na plataforma InforEstudante. Caso encontre alguma dificuldade ou tenha outras questões relativas ao processo de matrícula/inscrição, deverá contactar o Núcleo supracitado.

Para questões relativas aos cursos, incluindo horários, salas, planos de estudo e programas, deverá contactar o secretariado do respetivo Departrtamento.

Após o processo de seleção de candidaturas, os estudantes que vierem a ser admitidos realizam a respetiva matrícula/inscrição através da plataforma de gestão académica InforEstudante (https://www.inforestudante.fcsh.unl.pt), no prazo fixado no edital de candidatura.
Para efetuar a inscrição, será necessário proceder ao pagamento da 1.ª Prestação de propinas e custos administrativos cujas referências Multibanco são disponibilizadas pela própria plataforma durante o processo de matrícula/inscrição. O seguro escolar, cujo valor ainda não está apurado para o ano letivo 2023-24, deverá ser liquidado com a 2ª prestação de propinas.
Durante o período de matrículas e inscrições a Divisão Académica enviará uma notificação via inforestudante a todos os candidatos colocados, com a indicação de como deverá proceder, acompanhada do manual de apoio à matrícula/inscrição. na página da NOVA FCSH (https://www.fcsh.unl.pt/), que indica, passo-a-passo, como realizar todo o processo na plataforma InforEstudante. Caso encontre alguma dificuldade ou tenha outras questões relativas ao processo de matrícula/inscrição, deverá contactar o Núcleo de Doutoramentos pelo email doutoramentos@fcsh.unl.pt .

Para questões relativas aos cursos, incluindo horários, salas, planos de estudo e programas, deverá contactar o secretariado do respetivo Departamento (https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/departamentos/).

Informação prática

Bibliotecas

Biblioteca Mário Sottomayor Cardia

A Biblioteca Mário Sottomayor Cardia é assim designada desde 2008, na sequência de uma doação particular de cerca de 70 mil volumes por parte da família do Professor Mário Sottomayor Cardia. Detentora de um acervo com mais de 150 mil títulos (142 mil monografias, 4 mil periódicos e 4 mil unidades de material não-livro) a BMSC afirma-se como uma biblioteca de referência na área das Ciências Sociais e Humanas.

Site: https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/bibliotecas/bmsc/
E-mail: biblioteca@fcsh.unl.pt
Localização: NOVA FCSH, Torre B, 1.º Piso
Horário:
Período de Aulas: 2.ª a 6.ª feira das 8h30 às 20h00. Sábados das 9h30 às 13h30.
Período de Férias: 2.ª a 6.ª feira das 9h30 às 17h00

Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho

A Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho é uma biblioteca especializada, vocacionada para a investigação e dirigida, sobretudo, a investigadores/as. É assim designada desde 2018, na sequência da doação da biblioteca do Professor Vitorino Magalhães Godinho, feita pela família à Faculdade. Para além desta biblioteca particular, a BVMG disponibiliza, ainda, os fundos documentais de 13 Unidades de Investigação da NOVA FCSH. Aqui se acolhe, também, a Biblioteca Samuel Schwarz, uma coleção com características únicas e que versa, sobretudo, a história, cultura e religião do povo judeu, conservando obras que datam desde 1510 a 1953.

Site: https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/bibliotecas/bvmg/
E-mail: biblioteca@fcsh.unl.pt
Localização: NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, 1.º Piso
Período de Aulas: 2.ª e 6.ª feira das 10h30 às 18h30. 3ª, 4ª e 5ª feira das 10h30 às 20h00.
Período de Férias: 2.ª a 6.ª feira das 10h30 às 17h00.

Outros equipamentos

Laboratórios | Estúdios | Sala de informática (com sistema de impressão self service) | Rede Wireless | Espaços de estudo

Programas de intercâmbio

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) participa em diversos programas europeus e globais, nomeadamente: - Erasmus+ - Erasmus-Mundus - Bolsas de Intercâmbio Santander Universidades - Programa de Mobilidade Académica AULP - CIEE - College Study Abroad - SiPn - Study in Portugal Network - API – Academic Programs International - Almeida Garrett (Mobilidade Nacional) A NOVA FCSH possui ainda múltiplas parcerias de cooperação com diversas instituições de ensino superior internacionais com vista à mobilidade dos estudantes, docentes, investigadores e pessoal técnico e administrativo através de protocolos bilaterais.

Estágios

A NOVA FCSH apoia a integração profissional dos seus estudantes, promovendo diferentes ações que visam potenciar a sua exposição ao mercado de trabalho, bem como o empreendedorismo como meio de desenvolvimento pessoal e profissional.
 A NOVA FCSH desenvolve os seguintes eixos de atividade:
 - Aconselhamento e orientação dos estudantes e recém-diplomados no seu processo de inserção profissional;
 - Promoção de ações formativas orientadas para a empregabilidade dos estudantes e diplomados da NOVA FCSH - Fomento e apoio ao empreendedorismo e à criação de autoemprego; - Prospeção, angariação e divulgação de ofertas de estágio profissionais e de emprego aos estudantes e recém-diplomados da NOVA FCSH; 
- Apoio às Empresas (receção e divulgação de ofertas profissionais; apoio nos processos de recrutamento e disponibilização de espaços para a divulgação de ofertas de estágio e emprego).

Prémios & bolsas

A NOVA FCSH dispõe de um conjunto de bolsas de estudo para estudantes de Licenciatura, Mestrado e de Doutoramento que visam apoiar e premiar o mérito dos seus estudantes.
- Bolsas ESTUDAR+
- Bolsas Santander Futuro 
- Bolsas TOP
- Bolsas de Mérito NOVA
- Bolsas de Estudo dos Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa


Instalações com resposta a necessidades especiais

Medidas inclusivas, acessibilidade e recursos nos campi

A NOVA FCSH, através do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Inclusão Social, está atenta e comprometida no desenvolvimento de respostas mais inclusivas e adequadas às necessidades dos estudantes, convidando à participação neste processo todos os interessados.

Os direitos dos estudantes com necessidades específicas estão protegidos ao abrigo do Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade NOVA de Lisboa. Entre eles, destacamos o direito à adaptação do regime de avaliação, o acesso a épocas especiais de exames, o acesso a ajudas técnicas, o atendimento prioritário ou a isenção de pagamento de propinas, no caso dos estudantes bolseiros com incapacidade superior a 60%.

A atribuição destas e/ou de outras medidas é da responsabilidade da Comissão de Análise e Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais da NOVA FCSH. Para poderem beneficiar das mesmas, os estudantes devem, no início do ano letivo, requerer o Estatuto do Estudante com Necessidades Educativas Especiais na plataforma InforEstudante.

Em particular, para apoiar os estudantes com mobilidade reduzida e com deficiência visual, a faculdade disponibiliza o apoio de profissionais especializados que garantem deslocações seguras dentro dos campi, e que os assistem no processo de desenvolvimento de independência e de autonomia pessoal.

Ainda ao nível das acessibilidades, as Torres A e B dispõem de elevadores com escrita braille, de rampas de acesso, de casas de banho adaptadas e de estacionamento. No piso térreo do edifício C é possível encontrar uma casa de banho mais adequada para quem se desloca em cadeira de rodas elétrica.

Todas as sugestões relativamente aos recursos e equipamentos que a faculdade possa disponibilizar para melhoria do processo de aprendizagem e bem-estar dos estudantes nos campi da Av. de Berna e de Campolide devem ser enviadas para inclusao@fcsh.unl.pt.

Outra informação

Escola de Verão

A Escola de Verão (EV) é constituída por cursos de 15 e de 25 horas, propostos por professores e investigadores da NOVA FCSH altamente qualificados.
A EV decorre anualmente no período de julho a setembro.
Os cursos lecionados no âmbito da EV procuram ir ao encontro das expetativas de um público diversificado – universitário e não universitário. Ao integrarem-se no programa de Formação ao Longo da Vida, estes cursos podem conferir suplementos educacionais quando solicitados.


Centro de Inovação

O Centro de Inovação é uma estrutura dedicada ao apoio à criação e desenvolvimento inicial de empresas, cooperativas e outros projetos económicos de base científica dos estudantes, recém-diplomados, alumni, docentes e investigadores da NOVA FCSH, e à transferência de conhecimento entre a Faculdade, as suas unidades de investigação e agentes económicos nas áreas das ciências sociais, das artes e das humanidades.

Mais informações no site da NOVA FCSH.

Calendário escolar

Calendário Académico - Interrupção letiva de Páscoa: 2024-03-25 -> 2024-04-01

Calendário Académico - Interrupção letiva de Natal: 2023-12-18 -> 2024-02-02

Calendário Académico - Início do ano letivo: 2023-09-01 -> 2024-08-31

Calendário Académico - 3.ºCiclo - Período de Aulas - 2.º semestre: 2024-02-14 -> 2024-06-01

Calendário Académico - 3.ºCiclo - Inscrições - 2.º semestre: 2024-02-07 -> 2024-02-13

Calendário Académico - 3.ºCiclo - Período de Aulas - 1.º semestre: 2023-09-11 -> 2023-12-16

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Período de Exames de Recurso e Melhoria de Nota - 2.º semestre: 2024-07-01 -> 2024-07-05

Calendário Académico - 2.ºCiclo/Pós-graduações - Período de Aulas - 2.º semestre: 2024-02-14 -> 2024-06-01

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Inscrições na componente não letiva: 2024-02-09 -> 2024-02-14

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Registo da componente não letiva (no secretariado do Departamento) - 2.º semestre: 2024-03-01 -> 2024-03-31

Calendário Académico - 2.ºCiclo/Pós-graduações - Inscrições (online) em unidades curriculares do 2.º semestre: 2024-02-09 -> 2024-02-13

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Período de Exames de Recurso e Melhoria de Nota - 1.º semestre: 2024-01-22 -> 2024-02-02

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Período de Aulas - 1.º semestre: 2023-09-11 -> 2023-12-16

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Registo da componente não letiva (no InforEstudante) - 1.º semestre: 2023-09-01 -> 2023-09-30

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Renovação de inscrição (alunos inscritos no ano letivo anterior ao atual): 2023-07-24 -> 2023-08-04

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Período de Exames de Recurso e Melhoria de Nota - 2.º semestre: 2024-06-20 -> 2024-06-28

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Inscrição para melhoria de nota em unidades curriculares realizadas no 2.º semestre deste ano ou do ano letivo anterior (no InforEstudante): 2024-06-17 -> 2024-06-19

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Período de Aulas - 2.º semestre: 2024-02-14 -> 2024-05-31

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Inscrições em unidades curriculares do 2º semestre (no InforEstudante): 2023-07-24 -> 2023-08-04

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Período de Exames de Recurso e Melhoria de Nota: 2024-01-22 -> 2024-02-02

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Inscrição para melhoria de nota em unidades curriculares realizadas no 1.º semestre deste ano ou no do ano letivo anterior (no InforEstudante): 2024-01-15 -> 2024-01-19

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Período de Aulas - 1.º semestre (Alunos 1.º ano): 2023-09-11 -> 2023-12-15

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Período de Aulas - 1.º semestre: 2023-09-11 -> 2023-12-15

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Matrículas/Inscrições (1ª vez): 2023-08-28 -> 2023-08-30

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Inscrições em Unidades Curriculares (estudantes inscritos no ano letivo anterior ao atual): 2023-07-24 -> 2023-08-04