Culture and Society in the English-Speaking World

Objetivos

-Construir e desenvolver conhecimento crítico sobre a língua, cultura e comunicação no mundo de expressão em inglês;
- analisar e interpretar textos provenientes de uma variedade de contextos, nomeadamente, políticos, sobre direitos humanos, sustentabilidade ambiental, história, religiões, entre outros;
- desenvolver uma consciencialização quanto a problemáticas contemporâneas nas sociedades de expressão em inglês inseridas num mundo globalizado;
- construir uma noção hermenêutica de compreensão;
- reconhecer culturas enquanto entidades complexas, sujeitas a mudanças contínuas, e refefinidas por agentes sociais concretos em contextos específicos;
- identificar processos de comunicação baseados na negociação contínua de significados em contextos específicos de interacção.

Caracterização geral

Código

02108494

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Alexandra Gonçalves de Veloso e Matos

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • - Adichie, C. N. (2015). We Should All Be Feminists. London: Harper Collins
  • - Coe, J. (2019). Middle England. London: Penguin
  • - Hirsch, A. (2019). Brit(ish): On Race, Identity and Belonging. London: Vintage
  • - O’Gorman, D. & Robert Eaglestone (2019). The Routledge Companion to Twenty-first Century Literary Fiction. London & NY: Routledge
  • - Roy, A. (1997). The God of Small Things. London: Flamingo
  • - Said, E. (1993). Culture and Imperialism. London: Vintage
  • - Shukla, N. (ed) (2016) The Good Immigrant. London: Unbound
  • - Shukla, N.& C. Suleyman (eds) (2019). The Good Immigrant USA: 26 Writers Reflect on America. London: Dialogue Books
  • - Smith, Z. (2019) Feel Free: Essays. London: Penguin

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo. Pretende-se implementar a estratégia de "modeling", de modo a que a leccionação ilustre a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos estudadas, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.

Método de avaliação

Avaliação continua - A avaliação é contínua e incide na participação regular e pertinente nas sessões, trabalhos práticos, trabalhos teóricos(60%), Prova escrita presencial(40%)

Conteúdo

No contexto de uma educação contemporânea, humanista e democrática, o seminário explora o que significa ser um educador de línguas, mediador de culturas estrangeiras e de representações de culturas e de sociedades pelos media.
1. Literacia como prática socialmente situada
2. (Multi) literacia e literacia cultural crítica
2.1. Textos, representações e discursos (textos literários; notícias dos media; relatórios institucionais; documentários; podcasts...)
2.2. Cultura visual (imagens, símbolos, gráficos, diagramas; artefactos, e outros símbolos visuais)
3. O impacto social e cultural do Inglês como língua internacional
3.1. A posse do Inglês por falantes não-nativos
4. Problemáticas contemporâneas
4.1. Identidades; 'Englishness'; 'Britishness'
4.2. O bom imigrante? Experiências e vozes de imigrantes e refugiados em sociedades multiculturais: o caso do Reino Unido e dos EUA
4.3. Brexit e 'Trumpism'
4.4. Cinema e TV
4.5.Os media e media sociais & 'fake news'
4.6.Sustentabilidade ecológica