Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (Inglês/Francês)
Objetivos
a) Refletir sobre o trabalho do professor de Língua Estrangeira.
b) Demonstrar capacidade de investigação e seleção de bibliografia relevante.
c) Relacionar e articular conceitos e leituras com a experiência docente.
d) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do desenvolvimento profissional e pessoal.
e) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
f) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
g) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respetiva coerência.
h) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
i) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.
Caracterização geral
Código
02108704
Créditos
2.0
Professor responsável
Lili Lopes Cavalheiro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- CoE (2018) CEFR/CV
- CoE (2018) Reference Framework of Competences for Democratic Culture.
- Hua, Z. (2014) Exploring Intercultural Communication Language in Action. Routledge
- May, S. et al. (eds) (2017) Research Methods in Language and Education. Springer
- Newby, D. et al. (2007) The European Portfolio for Student Teachers of Languages - a Reflection tool for language teacher education. ECML
- Raya, J. & F. Vieira (2018) Teacher Education for Autonomy: case pedagogy as an empowering interspace. In
- OECD (2021) A Good Start in Uncertain Times. Preparing Teachers for a Successful Career. Education Policy Perspectives, nº28
- Teaching and Teacher Education [international multidisciplinary journal]
Método de ensino
Apresentação e discussão de temas e problemas decorrentes da prática de ensino do Inglês língua estrangeira.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do projecto de trabalho de investigação a desenvolver.
Método de avaliação
Avaliação continua - Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem. (30%), Preparação da revisão da literatura sobre o tópico a investigar.(70%)
Conteúdo
a) A prática do professor-investigador
b) O modelo refletivo
c) O EPOSTL como instrumento de autoavaliação e prática reflexiva
d) Objetivos e perguntas de investigação
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: