Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (Inglês/Francês)

Objetivos

a) Refletir sobre o trabalho do professor de Língua Estrangeira.
b) Demonstrar capacidade de investigação e seleção de bibliografia relevante.
c) Relacionar e articular conceitos e leituras com a experiência docente.
d) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do desenvolvimento profissional e pessoal.
e) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
f) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
g) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respetiva coerência.
h) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
i) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.

Caracterização geral

Código

02108704

Créditos

2.0

Professor responsável

Lili Lopes Cavalheiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • CoE (2018) CEFR/CV
  • CoE (2018) Reference Framework of Competences for Democratic Culture.
  • Hua, Z. (2014) Exploring Intercultural Communication Language in Action. Routledge
  • May, S. et al. (eds) (2017) Research Methods in Language and Education. Springer
  • Newby, D. et al. (2007) The European Portfolio for Student Teachers of Languages - a Reflection tool for language teacher education. ECML
  • Raya, J. & F. Vieira (2018) Teacher Education for Autonomy: case pedagogy as an empowering interspace. In
  • OECD (2021) A Good Start in Uncertain Times. Preparing Teachers for a Successful Career. Education Policy Perspectives, nº28
  • Teaching and Teacher Education [international multidisciplinary journal]

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas decorrentes da prática de ensino do Inglês língua estrangeira.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do projecto de trabalho de investigação a desenvolver.

Método de avaliação

Avaliação continua - Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem. (30%), Preparação da revisão da literatura sobre o tópico a investigar.(70%)

Conteúdo

a) A prática do professor-investigador
b) O modelo refletivo
c) O EPOSTL como instrumento de autoavaliação e prática reflexiva
d) Objetivos e perguntas de investigação
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: