Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (Português/Espanhol)

Objetivos

a) Refletir sobre o trabalho do professor de língua materna e língua estrangeira.
b) Demonstrar capacidade de investigação e seleção de bibliografia relevante.
c) Relacionar e articular conceitos e leituras com a experiência docente.
d) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do desenvolvimento profissional e pessoal.
e) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
f) Contribuir, de acordo com princípios éticos, para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
g) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respetiva coerência.
h) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
i) Redigir com objetividade, concisão e fluência.

Caracterização geral

Código

02108768

Créditos

2.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Bulea, E. & Bronckart, J.-P. 2010. Les conditions d'exploitation de l'analyse des pratiques pour la formation des enseignants. In: Linguarum Arena, vol. 1, n° 1, 43-60.
  • Bronckart, J.-P. 2007. Desarrollo del lenguaje y didática de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Dávila.
  • Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
  • CoE (2018) CEFR/CV
  • Duarte, I. e Morão, P. (org.). Ensino do Português para o século XXI. Lisboa: Edições Colibri/DLGR
  • Hua, Z. (2014) Exploring Intercultural Communication Language in Action. Routledge
  • May, S. et al. (eds) (2017) Research Methods in Language and Education. Springer
  • Newby, D. et al. (2007) The European Portfolio for Student Teachers of Languages - a Reflection tool for language teacher education. ECML
  • OECD (2021) A Good Start in Uncertain Times. Preparing Teachers for a Successful Career. Education
  • Policy Perspectives, nº28 Teaching and Teacher Education [international multidisciplinary journal]

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas decorrentes da prática de ensino do Português língua materna e da língua estrangeira.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do projeto de trabalho de investigação a desenvolver.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Preparação da revisão da literatura sobre o tópico a investigar(70%), Tarefas práticas, tutorias e de auto-aprendizagem(30%)

Conteúdo

a) A prática do professor-investigador.
b) O modelo refletivo.
c) Objetivos e perguntas de investigação.
d) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura
e) Recolha e análise de dados; apresentação e discussão dos resultados.
f) Organização e planificação textual.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: