Didática do Inglês II
Objetivos
a) Conhecer e aprofundar um conjunto vasto de metodologias e abordagens no ensino da LE.
b) Desenvolver as competências linguístico-culturais numa perspectiva intercultural.
c) Desenvolver a análise e construção de materiais e tarefas com vista a uma exploração reflectida e crítica.
d) Aprofundar as finalidades formativas, sociais e de cidadania inerentes à educação em LE.
e) Desenvolver uma apreciação crítica da educação em LE e comunicação intercultural.
f) Participar em ligações com parceiros internacionais, incluindo visitas, intercâmbios ou ligações TIC.
Caracterização geral
Código
722160023
Créditos
5.0
Professor responsável
Lili Lopes Cavalheiro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Byram, M. (2020) Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence Revisited. Multilingual Matters
- Porto, M. & M. Byram (2017) New Perspectives on Intercultural Language Research and Teaching. Routledge
- Council of Europe (2017) European Framework for the Digital Competence of Educators
- Council of Europe (2018) Reference Framework of Competences for Democratic Culture
- Council of Europe (2020) A Portfolio of Competences for Democratic Culture
- UNESCO (2018) Preparing Teachers for Global Citizenship Education A Template.
- Jackson, J. (Ed.) (2020). The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. London: Routledge.
Método de ensino
As sessões são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, atividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interação e a participação ativa dos alunos individualmente e em grupo.
Pretende-se criar um espaço de reflexão teórica conducente à estruturação de tarefas ou projetos relacionados com a educação intercultural para a cidadania.
A avaliação incidirá sobre a apresentação de pequenos trabalhos durante o semestre e a preparação de um projeto sobre educação para a cidadania intercultural ou de um conjunto de tarefas com objetivos de aprendizagem interculturais, na aula de LE. A participação regular nas sessões será objeto de avaliação.
Método de avaliação
30% - Pequenos trabalhos a realizar ao longo do semestre
70% - Entrega de um trabalho escrito.
A participação regular nas sessões ao longo do semestre será também tida em conta para efeitos de avaliação.
Conteúdo
a) Abordagem comunicativa intercultural no ensino de Inglês Língua Estrangeira.
b) Componentes da competência intercultural.
c) Vocabulário conceptual: identidade, cultura, diálogo intercultural, competência, cidadania intercultural.
d) Princípios para a planificação dos componentes da CI.
e) Recursos, abordagens e actividades para o desenvolvimento da competência intercultural.
f) Avaliação de CI.
g) Análise crítica de manuais relativamente ao ensino-aprendizagem de língua-cultura.
h) O texto literário no ensino-aprendizagem da LE.
i) Análise crítica de exemplos de práticas pedagógicas.
j) Técnicas e tarefas de observação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: