Teoria da Comunicação

Objetivos

A. Conhecer e compreender categorias conceptuais de modo analítico e crítico. B. Saber aplicar as aquisições em situações novas, mobilizando abordagens intersujectivas e interdisciplinares. C. Pensar e resolver problemas com autonomia e fundamentação argumentativa, em exercício de reconhecimento e gestão da pluralidade. D. Recolher, seleccionar e interpretar informação sobre os acontecimentos, sobre investigação científica, sobre debates no espaço público e sobre tendências de desenvolvimento. E. Comunicar informação, ideias e projectos no plano conceptual e no plano prático. F. Desenvolver:

a) Capacidade de análise e síntese;

b) Comunicação oral e escrita;

c) Raciocínio crítico;

d) Aprendizagem autónoma;

e) Capacidade de investigação;

f) Trabalho individual

Caracterização geral

Código

01101661

Créditos

6.0

Professor responsável

Marcin Lewinski

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Austin, J.L. (1962). How to do Things with Words. Oxford University Press.


[Austin, J.L. (1990). Quando Dizer é Fazer: Palavras e Ação. Trad. por D. Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.]


Frankfurt, H. G., (2005). On Bullshit. Princeton University Press.


[Frankfurt, H. G., (2018). Bullshit: Sobre a Conversa Fiada, o Embuste e a Mentira. Mem Martins: Bookout Editora.]


Grice, H. P. (1975). Logic and conversation. In P. Cole & J. L. Morgan (Eds.), Syntax and semantics, Vol. 3: Speech acts (pp. 41-58). Academic Press.


[Grice, H. P. (1982). Lógica e conversação. In: M. Dascal (org.), Fundamentos metodológicos da linguística, Vol. 4 (pp. 81-103), trad. porJ. W. Geraldi. Campinas.]


Maitra, I., & McGowan, M. K., eds. (2012). Speech and Harm: Controversies over Free Speech. Oxford University Press.


O'Neill, O. (2022). A Philosopher Looks at Digital Communication. Cambridge University Press. 


Plato. (1979). Gorgias. Oxford University Press.


[Platão. (2006). Górgias. Trad. por M. de Oliveira Pulquério. Lisboa: Edições 70]


Saul. J. (2012). Lying, Misleading, and What is Said: An Exploration in Philosophy of Language and in Ethics. Oxford University Press.


Stanley, J. (2015). How Propaganda Works. Princeton University Press.


Tomasello, M. (2008). Origins of Human Communication. MIT Press.


Tomasello, M. (2019). Communication. In M. Tomasello, Becoming Human: A Theory of Ontogeny (pp. 91-133). Harvard University Press.

Método de ensino

Ensino presencial


O ensino baseia-se na leitura prévia de textos, exposição teórica da matéria e na discussão dos temas apresentados em cada aula – e inclui exercícios e apresentações em grupos. 

Método de avaliação

Método de avaliação


40% - Frequência meio-semestre


60% - Frequência final

Conteúdo

I Parte - A comunicação como problema teórico


1. O conceito da comunicação (Platão, Górgias)


2. As origens da comunicação humana: dos animais aos seres humanos (Tomasello)


a. Gestos naturais (apontar, imitar)


b. Convenções


c. Cooperação e intenções compartilhadas


II Parte - Comunicação e linguagem: A Pragmática da Comunicação


1. Fundamentos racionais para conversação (Grice)


2. Teoria de atos de fala: (Austin, Searle)


III Parte - Comunicação, racionalidade e manipulação


1. Atos de fala enquanto atos sociais e políticos (Langton, Saul, Stanley, McGowan, Maitra)


2. Comunicação, ética e media (Frankfurt, O'Neill)


IV Parte - Comunicação e tecnologia


1. Redes digitais e interacção


2. Comunicação e Inteligência Artificial (Turing, Searle)