Laboratório de Relações Públicas

Objetivos

A unidade curricular de Laboratório de Relações Públicas constitui-se como um espaço de consolidação dos conceitos adquiridos na unidade curricular de Relações Públicas.
O Laboratório de Relações Públicas coloca o estudante num contexto simulado de Agência de Relações Públicas, a partir de briefings recebidos de ONG, start ups ou pequenas empresas locais.
O estudante deve adquirir competências de trabalho em equipa, análise de relatórios, adequação às expectativas do cliente e elaboração de planos de ação e avaliação adequados aos públicos prioritários.

Caracterização geral

Código

01105262

Créditos

6.0

Professor responsável

Ivone Marília Carinhas Ferreira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Theaker, A; Yaxley, H. (2018) The Public Relations Strategic Toolkit
  • An Essential Guide to Successful Public Relations Practice. EUA: Routledge.
  • Kunsch. M. (2016) Relações públicas comunitárias: um desafio. Disponível em http://www.uel.br/ceca/portalrp/?p=39
  • Kunsch, M. (2003) Planejamento das Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus.

Método de ensino

Práticas supervisionadas de Relações Públicas que incluem
0- Recepção e análise do briefing e constituição de equipas (<4 pessoas)
1- Elaboração do diagnóstico e apresentação do mesmo à docente (15+5%)
2- Planeamento e apresentação do mesmo ao cliente(20%+10%)
3- Execução do plano de relações públicas (25%)
4- Avaliação de resultados (25%)
Os estudantes são avaliados quantitativa e qualitativa no fim de cada etapa, proporcionando feedback construtivo aos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Elaboração do diagnóstico e apresentação do mesmo à docente (15+5%) (20%), Execução do plano de relações públicas (25%) e Avaliação de resultados (25%)(50%), Planeamento e apresentação do mesmo ao cliente(20%+10%)(30%)

Conteúdo

1.1. Análise situacional
1.2 Definição de públicos e de objetivos
1.3 Planeamento em RP
1.4 Implementação do plano de RP
1.4.1 Alocação de recursos humanos e financeiros
1.5 . Monitorização, Avaliação, Retroalimentação.
2. As relações públicas comunitárias.