Fundamentos do Multimédia

Objetivos

Fundamentos do Multimédia, nas suas competências gerais, visa dotar os estudantes dos conhecimentos e competências essenciais ao domínio audiovisual e interativo dos media digitais. A unidade curricular estrutura-se em torno de componentes multimédia fundamentais à concepção, desenvolvimento e distribuição de conteúdos originalmente criados nas diversas áreas de aplicação da Comunicação e dos Media, perspetivando o desenvolvimento de um percurso de ensino-aprendizagem assente na reflexão crítica, domínio técnico e autonomia. No final da unidade curricular, os estudantes serão capazes de:

OBJ1: Compreender a história e evolução do multimédia, hipermédia, da Internet e da World Wide Web, enquanto instâncias de comunicação e expressão;

OBJ2: Possuir competências no âmbito das temáticas conceptuais e práticas do áudio digital, imagem e representação gráfica, vídeo e animação, e ferramentas/aplicações de criação digital de referência;

OBJ3: Produzir projetos e portfólios digitais.

Caracterização geral

Código

01105071

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo Nuno Gouveia Vicente

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Li, Ze-Nian & Drew, Mark S. (2004). The Fundamentals of Multimedia. Prentice Hall.
  • Huber, David Miles (2018). Modern Recording Techniques. Routledge.
  • Gibson, David (2019, Third Edition). The Art of Mixing. Routledge.
  • Ascher, Steven & Pincus, Edward (2020, Fifth Edition). The Filmmakers Handbook: A comprehensive guide for the digital age. Plume.
  • Williams, Richard (2009). The Animator's Survival Kit: A manual of methods, principles, and formulas. Faber and Faber.
  • Materiais para leitura adicional, nomeadamente artigos científicos e guias técnicos, são fornecidas durante as aulas.

Método de ensino

A unidade curricular encontra-se organizada em duas componentes: (1) teórico-prática, predominantemente expositiva, apresentando-se conceitos, teorias e técnicas, discutindo-se as suas implicações em subgrupos e em plenário; a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas é realizada de forma ativa, recorrendo a dinâmicas de participação direta pelos estudantes; (2) laboratorial, predominantemente orientada à aplicação de conhecimentos de base tecnológica e seus fundamentos, privilegiando-se a criação ágil de protótipos de baixa e de alta fidelidade. Avaliação teórico-prática - inclui dois elementos de avaliação (individual - frequência (20% da classificação final); em subgrupos - exercícios de pesquisa e experimentação (20% da classificação final); Avaliação laboratorial - inclui dois elementos de avaliação (individual e em subgrupos - exercícios de criação e de prototipagem (20% da classificação final); em subgrupos - protótipo final (40% da classificação final).

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Avaliação laboratorial: Exercícios de criação e de prototipagem (20%); Protótipo final em subgrupos (40%)(60%), Avaliação teórico-prática: Frequência individual (20%); Exercícios de pesquisa e experimentação em subgrupos (20%)(40%)

Conteúdo

Módulo 1: Introdução ao multimédia e à criação digital: História da Internet e da World Wide Web: do multimedia ao hipermedia e suas linguagens. Introdução ao HTML e CSS.

Módulo 2: Fundamentos do Áudio Digital: Introdução à acústica e à conversão analógico-digital. Dos conceitos essenciais (Canais, Taxa de Amostragem, Profundidade de Bit, Codificação e Formatos de Áudio) à Estação de Trabalho de Áudio Digital (DAW, microfones, interfaces, pré-amplificação, equalização, compressão, efeitos e sistemas de monição). Captação, edição e mistura).

Módulo 3: Fundamentos da Imagem Digital: Representação de informação gráfica (rasterizada e vectorial). Formatos de Imagem (GIF, JPEG, PNG, TIFF, EXIF). Introdução à fotografia digital e à linguagem de composição visual: câmaras, sensores, objetivas. Iluminação.

Módulo 4: Fundamentos do Vídeo Digital: Pré-produção, produção e pós-produção. Introdução à animação 2D.

Módulo 5: Laboratório de criação digital.