Programação e Produção Cultural

Objetivos

Esta unidade pretende introduzir as problemáticas da programação (e/ou curadoria) e produção cultural – os seus agentes, as suas práticas, os seus contextos de atuação e interligação, os seus efeitos no panorama artístico nacional e internacional – de modo a dotar o aluno de ferramentas teórico-práticas para a análise e/ ou desenvolvimento de projetos culturais.
Pretende-se que o estudante consiga problematizar os papéis destes agentes no panorama artístico contemporâneo e estimular o seu sentido crítico em relação à prática/ análise de projetos culturais a partir da reflexão sobre:
1) o papel do programador e do produtor cultural, suas interligações e seus efeitos no mercado da arte;
2) a análise de programações e a conceptualização nos projetos culturais
3) diferentes abordagens e relações entre produção, criação e programação

Caracterização geral

Código

01105117

Créditos

6.0

Professor responsável

Cláudia Maria Guerra Madeira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • BISHOP, C. (2012), Artificial Hells, Participatory Art and the Politics of spectatorship, London, NY, Verso.
  • Cerezuela, D. R. Diseño y Evaluación de Proyectos Culturales. De la idea à la acción. Barcelona: Editorial Planeta.
  • GAYLENE, Carpenter (2008), Arts and Cultural Programming – A Leisure Perspective, USA, Human Kinetics.
  • MADEIRA, C. (2009), "Cities Programming", em ACTAS ICONO14, Nº A3, Madrid, pp.927-931
  • MADEIRA, C. (2002), Novos Notáveis – Os programadores Culturais, Oeiras, Celta, 2002.
  • RIBEIRO, A. P. (2000), Ser feliz é imoral, Lisboa, Cotovia.
  • RUGG, Judith & Sedgwick (2007), Michéle, Issues in Curating Contemporary Art and Performance, Bristol, Chicago: Intellect.
  • RODRIGUES, V. (2020), As Produtoras - Produção e Gestão Cultural em Portugal - Trajectos profissionais (1990-2019). Lisboa: Caleidoscópio.
  • WATTS, V., GEHL, R. (2010); The Politics of Cultural Programming in Public Spaces, Cambridge Scholars Press

Método de ensino

A exposição do(s) docente(s) será acompanhada pela leitura de textos de apoio, materiais audiovisuais, programações artísticas/ projetos artísticos de modo a tornar mais constante e profícua a discussão crítica em sala de aula. As visitas de estudo, sobre as quais os estudantes têm de escrever relatórios individuais, contribuem para o conhecimento e treino de aptidões reflexivas e críticas. As exposições obrigatórias por parte dos estudantes (incluindo a preparação de materiais audiovisuais) enriquecem o seminário com a introdução de casos diversos e perspectivas diferentes sobre temas inerentes à programação/produção.

Em complementariedade a esses elementos de avaliação contínua que valem 30% da nota final, os estudantes terão de realizar um projeto/ investigação sobre um tema em torno da programação/produção cultural, com uma perspectiva crítica e fundamentada que será apresentada oralmente e por escrito (70%).

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Projecto/ investigação sobre um tema em torno da programação/produção cultural, com uma perspectiva crítica e fundamentada que será apresentada oralmente e por escrito(70%), Visitas de estudo, sobre as quais os estudantes têm de escrever relatórios individuais. Exposições obrigatórias por parte dos estudantes (incluindo a preparação de materiais audiovisuais) (30%)

Conteúdo

I. Introdução – Programação cultural versus Programação de vida?
Introdução à temática da programação cultural. Diferenças e semelhanças entre "programação cultural" e "programação da vida";
II. Breve historial da evolução da programação/produção cultural em Portugal
Emergência da programação/produção em Portugal;
Os papéis do programador cultural e do produtor no mundo artístico
III. Análise de Programações Culturais
Análise de diferentes tipos de programação cultural
IV. Planos de produção
Análise de diferentes tipos de produção cultural
V. Apresentação e discussão de ensaios sobre programação/ projetos culturais Apresentação oral e escrita de um ensaio que aprofunde criticamente uma temática sobre programação cultural/ ou desenvolvimento prático de um projeto cultural.