Ética Jornalística
Objetivos
1. Distinguir entre Lei e Ética. Reconhecer dilemas éticos. Identificar áreas problema na prática jornalística e conhecer os principais códigos éticos e deontológicos, e os normativos legais, que regulam o jornalismo.
2. Compreender o enraizamento histórico e cultural dos valores éticos e avaliar os impactos dos media na sociedade e no espaço público.
3. Desenvolver competências analíticas e pensamento ético. Demonstrar coerência intelectual, conhecimento crítico do campo e raciocínio aplicado para resolver os dilemas éticos que se colocam na prática jornalística.
4. Discutir de forma informada as práticas e as disrupções mediáticas contemporâneas no ambiente digital e comparar os standards éticos.
5. Estimular a imaginação moral e tornar-se um sujeito moral. Promover uma ética do cuidado que conduza ao questionamento radical sobre a responsabilidade dos jornalistas perante o Outro.
Caracterização geral
Código
01105139
Créditos
6.0
Professor responsável
Carla Maria dos Santos Filipe Batista
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Cornu, D. (1996). Jornalismo e Verdade. Lisboa: Editora Piaget.
- Festus, E. (2019). Media Ethics: Readings on Critical Thinking and Cyber Dynamics. New York: Cognella Academic Publishing.
- Luce, A. (Ed) (2019). Ethical reporting of sensitive topics.
- New York: Routledge
- McBride, K & Rosenstiel, T. (Eds) (2021). The New Ethics of Journalism: Principles for the 21st Century. London: SAGE.
- Mesquita, M. (2003). O Quarto Equívoco. Coimbra: Minerva.
- Ward, S. (2013). Global Media Ethics: problems and perspectives. West Sussex, UK: Wiley-Blackwell.
- Wilkins, L. & Christians, C. G. (Eds) (2020).The Routledge Handbook of Mass Media Ethics. New York: Routledge.
Método de ensino
- Exploração colaborativa de textos teóricos e materiais empíricos selecionados, incluindo produções audiovisuais, com vista à sua crítica orientada;
- Discussão e resolução de estudos de caso relacionados com dilemas éticos colocados em diversos contextos jornalísticos;
- Palestras com convidados envolvidos na prática, na crítica e/ou na regulação dos media.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Apresentação de um plano de trabalho empírico a desenvolver durante o semestre (10%), Ensaio científico individual sobre um dos tópicos do programa (40%), Trabalho de grupo: análise e apresentação em aula de um estudo de caso relacionado com questões éticas jornalísticas (50%)
Conteúdo
1.Ética, Moral, Direito e Deontologia. Códigos éticos e disposições legais de regulação do jornalismo: origem, valores, dinâmicas comparadas.
2. As responsabilidades sociais e profissionais dos jornalistas e a regulação do jornalismo: Instituições, direitos e deveres, limites, conflitos de interesse.
3. Ética no espaço público profundamente mediatizado. Crises, disrupções e transformações do jornalismo. Consciência ética e participação democrática.
4. Ética, ativismos e literacias mediáticas: combater a desinformação, defender o jornalismo.
5. Dilemas éticos na paisagem hibridizada e digitalizada do século XXI. A re-ordenação da cultura cívica contemporânea. Análise crítica de estudos de caso.
6. Ética feminista do cuidado ao serviço da reportagem jornalística; entre a utopia e a ação transformadora.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: