Laboratório de Reportagem

Objetivos

No final da unidade curricular, espera-se que o estudante tenha desenvolvido conhecimentos, aptidões e competências para:
1) identificar, criar e conceptualizar estórias no âmbito do "feature journalism";
2) escrever reportagens e outros géneros enquadrados nas estórias ("feature journalism") como "backgrounders", perfis, estórias de interesse humano ou de tendências e dossiers, para imprensa (impressa e online);
3) identificar modelos narrativos emergentes comuns a estes géneros;
4) escolher os formatos mais adequados para contar uma estória em ambiente digital.

Caracterização geral

Código

01105194

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Manuel Rouxinol Samina Coelho

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Bradshaw, P. (2017). The online journalism handbook. Routledge.
Coelho, P.; Reis, A. Bonixe, L. (2021). Manual de Reportagem. Labcom Books
Cox, J. (2020). Feature Writing and Reporting. SAGE.
Itule, B.; Anderson, D. (2007) News Writing & Reporting. McGraw-Hill.
Ricardo, D. (2010). Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornalística. Editorial Notícias

*Serão privilegiados artigos publicados em órgãos de comunicação social

Método de ensino

O método de ensino privilegia a componente laboratorial.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Desenvolvimento de um perfil (40%), Desenvolvimento de uma reportagem (30%), Trabalhos em laboratório (30%)

Conteúdo

1. "Feature journalism" ou o jornalismo feito de estórias
1.1. Encontrar, conceptualizar e desenvolver boas estórias em ambiente impresso e digital
1.2. A escrita em ambiente digital
1.3. Tendências narrativas
2. A Reportagem: características e tipos de reportagem
2.1. Técnicas e prática dos elementos essenciais de uma reportagem
2.2. Desenvolvimento de uma reportagem
3. O perfil: características e elementos essenciais
3.1. Preparação do guião
3.2. Desenvolvimento de um perfil
4. Outros formatos de estórias: artigos de análise e explicativos, estórias de interesse humano e de tendências