Laboratório de Reportagem
Objetivos
No final da unidade curricular, espera-se que o estudante tenha desenvolvido conhecimentos, aptidões e competências para:
1) identificar, criar e conceptualizar estórias no âmbito do "feature journalism";
2) escrever reportagens e outros géneros enquadrados nas estórias ("feature journalism") como "backgrounders", perfis, estórias de interesse humano ou de tendências e dossiers, para imprensa (impressa e online);
3) identificar modelos narrativos emergentes comuns a estes géneros;
4) escolher os formatos mais adequados para contar uma estória em ambiente digital.
Caracterização geral
Código
01105194
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Manuel Rouxinol Samina Coelho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Bradshaw, P. (2017). The online journalism handbook. Routledge.
Coelho, P.; Reis, A. Bonixe, L. (2021). Manual de Reportagem. Labcom Books
Cox, J. (2020). Feature Writing and Reporting. SAGE.
Itule, B.; Anderson, D. (2007) News Writing & Reporting. McGraw-Hill.
Ricardo, D. (2010). Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornalística. Editorial Notícias
*Serão privilegiados artigos publicados em órgãos de comunicação social
Método de ensino
O método de ensino privilegia a componente laboratorial.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Desenvolvimento de um perfil (40%), Desenvolvimento de uma reportagem (30%), Trabalhos em laboratório (30%)
Conteúdo
1. "Feature journalism" ou o jornalismo feito de estórias
1.1. Encontrar, conceptualizar e desenvolver boas estórias em ambiente impresso e digital
1.2. A escrita em ambiente digital
1.3. Tendências narrativas
2. A Reportagem: características e tipos de reportagem
2.1. Técnicas e prática dos elementos essenciais de uma reportagem
2.2. Desenvolvimento de uma reportagem
3. O perfil: características e elementos essenciais
3.1. Preparação do guião
3.2. Desenvolvimento de um perfil
4. Outros formatos de estórias: artigos de análise e explicativos, estórias de interesse humano e de tendências
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: