Introdução à Comunicação Estratégica

Objetivos

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o estudante:
a) Compreenda a origem, as responsabilidades e a relação da comunicação estratégica com outras dimensões da comunicação;
b) Compreenda o papel do comunicador estratégico nas organizações (a sua função, quadros de interacção e exigências ético-morais);
c) Domine uma visão global sobre algumas das mais importantes orientações teóricas deste domínio de estudos;
d) Demonstre capacidade de análise crítica e de exposição dos conhecimentos fundamentais da disciplina (teorias, conceitos, metodologias, instrumentos e técnicas de trabalho);
e) Demonstre capacidade de leitura crítica de textos fundamentais da disciplina (a partir de um conjunto de leituras obrigatórias);
f) Demonstre capacidade de aplicação de conhecimentos em exercícios práticos.

Caracterização geral

Código

01105238

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Margarida da Silva Bebiano Barreto

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

• Argenti, P. A. (2015). Corporate communication. McGraw-Hill Higher Education.
• Freeman, R. E. (2010). Strategic management: A stakeholder approach. Cambridge university press.
• Hallahan, K., Holtzhausen, D., Van Ruler, B., Verčič, D., & Sriramesh, K. (2007). Defining strategic communication. International Journal of Strategic Communication, 1(1), 3-35.
• Hatch, M. J., & Schultz, M. (1997). Relations between organizational culture, identity and image. European Journal of Marketing.
• Steyn, B. (2003). From strategy to corporate communication strategy: A conceptualisation. Journal of Communication Management.
• Zerfass, A., & Holtzhausen, D. R. (2014). Routledge Handbook of Strategic Communication. Routledge.

Método de ensino

Privilegiando a perspectiva multi-disciplinar, reflexiva, e de discussão crítica, a metodologia expositiva preconizada pela docente assenta na prática de visionamento e interpretação de textos e obras com argumentação em sala dos alunos, proporcionando apresentações orais e debates. São introduzidos recursos bibliográficos e recursos audiovisuais através de visualização colectiva e pesquisa individual.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Demonstração individual e escrita de domínio de conhecimentos teóricos (teste) (45%), Demonstração oral e escrita de domínio na identificação, apresentação e análise da aplicação prática de conhecimentos, com apoio de suporte audiovisual (trabalho de grupo) (45%), Participação nas aulas aferida pela quantidade e qualidade de intervenções dos alunos quando convocados para tal, como em debate, leituras coletivas, outros contributos (10%)

Conteúdo

1. O que é Comunicação Estratégica?
2. Estratégia e Identidade
3. Imagem e Reputação
4. Públicos estratégicos
5. Ética e Códigos Deontológicos
6. Comunicação Estratégica nas Organizações
7. Estratégias de comunicação de crise