Guionismo
Objetivos
Desenvolver capacidades na área do argumento cinematográfico aplicável a diferentes géneros, media e plataformas. Responder aos desafios da escrita autoral, integração de equipas de projecto audiovisual e análise crítica de filmes à luz de conceitos teóricos fundamentais. Apresentação e debate de textos e projectos produzidos pelos alunos durante o semestre.
Caracterização geral
Código
711011056
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Filipe Gouveia Monteiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
AREAL, Leonor (2011). Cinema Português - Um país imaginado (Vol. I e II). Edições 70.
ARISTÓTELES (2004). Poética (2ª Edição). Fundação Calouste Gulbenkian.
CAMPBELL, Joseph (2005). O Herói de Mil Faces. Pensamento.
DELEUZE, Gilles (2015). A Imagem-Tempo - Cinema 2. Documenta.
DELEUZE, Gilles (2016). A Imagem-Movimento - Cinema 1. Documenta.
FIELD, Syd (2005). Screenplay: Foundations Of Screenwriting. Random House.
GRILO, João Mário (2006) O Cinema da Não-Ilusão - histórias para o cinema português. Livros Horizonte.
MCKEE, Robert (1999). Story: Substance, Structure, Style And The Principles Of Screenwriting. Methuen.
MENDES, João Maria (2009). Culturas Narrativas Dominantes - O Caso do Cinema. EDIUAL.
PROPP, Vladimir (2003). Morfologia do Conto. Vega.
RANCIÈRE, Jacques (2010). O Espectador Emancipado. Orfeu Negro.
ZIZEK, Slavoj (2008). Lacrimae Rerum (Ensaios sobre Kieslowski, Hitchcock, Tarkovski e Lynch). Orfeu Negro.
Método de ensino
A metodologia da disciplina é teórico-prática e baseia-se na avaliação contínua, implicando uma assiduidade de pelo menos 75%. O número de alunos será limitado de modo a potenciar resultados óptimos nas dinâmicas de criação, discussão e análise, das escritas individuais, dos trabalhos em equipa e das obras propostas para estudo e debate. A avaliação assenta em cinco elementos chave. Três são processos de escrita (livre, guião e em equipa). Os outros dois correspondem à participação em discussões e debates fílmicos e à apresentação na aula do projecto final, resultante de todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre. Os três exercícios de escrita têm um peso total de 70% na nota final, sendo os restantes 30% atribuídos à participação e apresentação referidas. Na escrita, valoriza-se a originalidade temática, a qualidade da redacção, a estrutura narrativa e o cumprimento de normas técnicas. Também serão valorizadas a pertinência e a qualidade das intervenções e da apresentação.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - participação e apresentação do projeto final(30%), três exercícios de escrita (70%)
Conteúdo
Investigar as especificidades do guião cinematográfico, procurando desenvolver propostas narrativas válidas tanto aos olhos da “Poética” de Aristóteles, como do conceito de “Jornada do Herói”, ou de outras teorias narrativas contemporâneas. Pensar esse texto como uma proposta visual, sonora e narrativa, um tempo vivenciável e singular para cada espectador, nos diferentes formatos, géneros e media. Analisar filmes, identificando elementos chave na sua estrutura, evolução, temática e abordagem. Desenvolver exercícios que promovam as competências de escrita, enquanto linguagem original mas também colaborativa, nos quais se irão explorar experiências pessoais como inspiração para diferentes escritas. Exercitar a leitura e o debate dos textos desenvolvidos pelos estudantes, questionando aspectos fundamentais do guião, analisando propostas individuais e de grupo a nível dos seus elementos internos, do seu desenvolvimento, da plataforma de exibição e, sobretudo, da sua consistência artística.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: