Comunicação e Ciências Sociais

Objetivos

1) Conhecer e articular teorias e conceitos de autores clássicos e contemporâneos das ciências sociais;
2) Ter consciência da diversidade social e cultural e da multiplicidade de perspetivas de análise;
3) Ser capaz de ler e de problematizar fenómenos sociais e comunicacionais contemporâneos de forma sustentada no conhecimento social;
4) Distinguir abordagens metodológicas da pesquisa social, com enfoque para metodologias de cariz qualitativo e etnográfico;
5) Fazer uso adequado da linguagem, preceitos e ferramentas de pesquisa das ciências sociais.
6) Conduzir pesquisa, analisar e comunicar resultados de forma reflexiva e crítica, mobilizadora de debate.

Caracterização geral

Código

01101672

Créditos

6.0

Professor responsável

Daniel dos Santos Cardoso

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

- Barbosa Neves, Bárbara Barbosa e Rente, Rita (2017). Não alinhados? Jovens não utilizadores de sites de redes sociais: uma abordagem weberiana Sociologia, Problemas e Práticas, N. 85 [acesso aberto
- Bourdieu, Pierre (1998). O que falar quer dizer: a economia das trocas simbólicas. Miraflores: Difel
- Braga da Cruz, Manuel (1989). Teorias sociais: os fundadores e os clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gul
- Estanque, Elísio (2017). Onde pára a classe média? Breves notas sobre o conceito e a realidade portuguesa Sociologia, Problemas e Práticas, n. 83 (acesso aberto)
- Giddens, Anthony (1997). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Santos Silva, Augusto (1988). Entre a razão e o sentido: Durkheim, Weber e a Teoria das Ciências Sociais. Porto, Afrontamento
- Soares, Isabel (2018). At the intersection of risk: when literary journalism and sociology study urban problems by means of akin methodologies. Sociologia, Problemas e Práticas, nº 84. (Acesso aberto)

Método de ensino

1) introduções temáticas de caracter expositivo, a cargo da docente, associados a orientações para leituras e usos de vários recursos (nomeadamente pesquisa de autores, leitura de artigos académicos, documentos audiovisuais); 2)  pesquisa supervisionada; 3)  espaços de discussão e de participação dos estudantes.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - frequência escrita(40%), participação em contexto de aula, incluindo trabalhos de grupo(10%), trabalho final sobre pesquisa realizada e sua defesa(50%)

Conteúdo

1. Introdução à unidade curricular - Enquadramento histórico e campo conceptual
2. Fundamentos: autores e correntes clássicas
2.1 - Percursores
2.2 - Émile Durkheim e o estruturo-funcionalismo
2.3 - Karl Marx e teorias do conflito
2.4 - Max Weber, perspectiva interacionista da ação social
2.5 - Outros contributos
3. O processo de pesquisa
3.1 - Métodos de pesquisa quantitativa
3.2 - Métodos de pesquisa qualitativa
3.3 - Lançamento de pesquisa: histórias de vida de duas gerações
4. Temáticas
4.1 - Interação social e vida quotidiana.
4.2 - Desigualdades sociais
4.3 - Vida moderna e globalização
4.4 - Territórios, identidades e culturas
5. Articulação de temáticas com pesquisa realizada
6. Síntese final da unidade curricular