Sociologia da Comunicação
Objetivos
Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:
a) Compreenda o fenómeno da comunicação numa perspectiva social (especificidade e relação das dimensões cultural, política e económica)
b) Adquira uma perspectiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa da disciplina
c) Construa um ponto de vista crítico sobre as mais importantes escolas e orientações teóricas neste domínio de estudos
d) Demonstre capacidade de leitura crítica de textos fundamentais da disciplina (a partir de um corpo de textos obrigatórios)
e) Domine os conhecimentos fundamentais da área de estudo e demonstrar uma capacidade crítica de utilização dos mesmos (teorias, conceitos, metodologias, instrumentos e técnicas de pesquisa)
f) Demonstre capacidade de aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa e na realização de práticas de comunicação (no âmbito de diferentes actividades profissionais nesta área).
Caracterização geral
Código
01101683
Créditos
6.0
Professor responsável
João José Pissarra Nunes Esteves
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
ESTEVES, J. Pissarra (Org.), Comunicação e Sociedade, Lisboa, Livros Horizonte, 2002
SAPERAS, E. , Os Efeitos Cognitivos da Comunicação de Massa, Porto, Asa, 1993
HABERMAS, J.,The Structural Transformation of the Public Sphere, Cambridge/Mass., The MIT Press, 1991
TARDE, G., La Opinión y la Multitud, Madrid, Taurus, 1986
WRIGHT MILLS, C. , A Elite do Poder, Rio de Janeiro, Zahar, 1981
Método de ensino
Exposição dos conteúdos do programa em aula e sua discussão colectiva (problematização e esclarecimento de dúvidas).
* Leitura crítica de um conjunto de textos obrigatórios sob supervisão do docente.
* Correcção individual das provas de avaliação negativas (definição de estratégias de estudo correctivas)
(* actividades realizadas para além do tempo de aulas).
Método de avaliação
Método de avaliação - prova escrita individual e presencial(50%), prova escrita individual e presencial(50%)
Conteúdo
1.A Comunicação e o Espaço Público
1.1.A espiritualidade e carácter simbólico dos públicos
1.2.O Público e o Privado nas sociedades modernas
1.3.Dimensão ético-moral e função política da Opinião Pública
1.4.O processo de comunicação do Espaço Público
1.5.Os mass media e a refuncionalização do Espaço Público
1.6.A estrutura da comunicação de massa
2.A Problemática dos Efeitos da Comunicação
2.1.A questão dos efeitos e os processos de opinião pública
2.2.Teorias objectivistas dos efeitos I - efeitos ilimitados
2.3.Teorias objectivistas dos efeitos II - efeitos limitados
2.4.Concepção dos efeitos cognitivos dos media
2.5.Teoria de «agenda-setting»
2.6.Função de tematização da opinião pública
2.7.Uma teoria crítica sobre os efeitos da comunicação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: