Semiótica

Objetivos

) Desenvolver competências teóricas e práticas no domínio da semiótica. 


b) Identificar as principais correntes no estudo da semiótica.


c) Reconhecer os mais recentes desenvolvimentos da semiótica atual.


d) Aplicar as competências adquiridas à análise semiótica de textos, imagens e objetos.

Caracterização geral

Código

01101735

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Clara Abelho Amante Nunes Correia

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Barthes, Roland, [1967] 1971. O sistema da Moda. Lisboa: Edições 70.
Eco, Umberto, [1978] 2017. O signo. Lisboa: Ed. Presença.
Eco, Umberto, 2015. Número Zero. Lisboa: Gradiva.
Kress, G. & T. van Leeuwen, 1996. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge.
Nöth, Winfried, 1995. Handbook of Semiotics. Bloomington / Indianapolis: Indiana University.

Peirce, Charles Sanders. 1931­58. Collected Papers. Vols. 1­6 ed. Hartshorne, Charles & Paul Weiss; vols. 7­8 ed Burks, Arthur W. Cambridge, Mass.: Harvard Univ. Press.
Petrilli, Susan & Augusto Ponzio, 2007. Semiotics today. From global semiotics to semioethics, a dialogic response. Signs vol. 1: 29-127, 2007

Método de ensino

A Unidade Curricular caracteriza-se por ser de âmbito teórico-prático. Assim, a partir de uma calendarização inicial, prevê-se que exista uma combinação tendencialmente equilibrada, entre aulas práticas e aulas de exposição (teóricas). 
Ensino presencial.

Método de avaliação

Método de avaliação - Duas provas presenciais – com caráter obrigatório(80%), Trabalho autónomo: (20%) – desenvolvimento de um trabalho temático sobre um dos tópicos do programa.(20%)

Conteúdo

1. Semiótica: fundamentos para uma ciência dos Signos;

2. Tipologia(s) dos signos;

3. Perspetivas e teorias;


4. Questões de representação: sentido, significado e significação; as relações entre referência e sentido; 


5. Percursos interpretativos: o que são e como se estabelecem.


6. Casos de estudo:


6.1. Análise dos discursos (publicidade, media, e.o.)


6.2. Análise de textos (literatura e semiótica)


6.3. Análise multimodal (a função das imagens e dos textos na semiótica atual).