Filmologia

Objetivos

a) Compreender o posicionamento do cinema na problemática da comunicação;
b) Conhecer e utilizar os principais conceitos da teoria do cinema;
c) Ser capaz de analisar o complexo audiovisual do cinema, em termos de forma e sentido;
d) Conhecer os principais parâmetros da historiografia do cinema;
e) Compreender o alcance e a significação social do cinema, enquanto experiência de criação e recepção. 

Caracterização geral

Código

01101760

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Irene Ângelo Aparício Veríssimo

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA GERAL / READINGS:
ANDREW, Dudley; Concepts in Film Theory, New York, Oxford University Press, 1995
AUMONT, Jacques; L`Image, Paris, Nathan / HER, 2001
AUMONT, Jacques; Les théories des cinéastes, Paris, Nathan, 2002
DELEUZE, Gilles; L'image-mouvement, Paris, Minuit, 1983
GRILO, João Mário, As Lições do Cinema, Lisboa, Colibri, 2007
KOLKER, Phillip, Film, Form and Culture, New York, McGraw-Hill, 2005

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:
Outras referências específicas bem como alguns textos básicos serão disponibilizados ao longo do Semestre, na plataforma Moodle;

OTHER READINGS: 
Other references as well as basic readings will be provided for students thoughout the semester.

#

BIBLIOGRAFIA GERAL / READINGS:
ANDREW, Dudley; Concepts in Film Theory, New York, Oxford University Press, 1995
AUMONT, Jacques; L`Image, Paris, Nathan / HER, 2001
AUMONT, Jacques; Les théories des cinéastes, Paris, Nathan, 2002
DELEUZE, Gilles; L’image-mouvement, Paris, Minuit, 1983
GRILO, João Mário, As Lições do Cinema, Lisboa, Colibri, 2007
KOLKER, Phillip, Film, Form and Culture, New York, McGraw-Hill, 2005

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:
Outras referências específicas bem como alguns textos básicos serão disponibilizados ao longo do Semestre, na plataforma Moodle;

OTHER READINGS:
Other references as well as basic readings will be provided for students thoughout the semester.

Método de ensino

Exposição e explicitação das temáticas numa perspectiva teórico-prática, nomeadamente através da análise e discussão de sequências de filmes. O recurso a cruzamentos significativos entre a teoria fílmica, a prática cinematográfica e a história do cinema, visam, por seu lado, um conhecimento e aprofundamento efectivo dos conteúdos conceptuais do programa. 
Ensino presencial

Método de avaliação

Método de avaliação - 1ª Frequência: presencial (50%), 2ª Frequência: a realizar através da Plataforma Moodle(50%)

Conteúdo

I - Introdução à nomenclatura do cinema.
1. Conceitos estruturais (cena, sequência, plano); Imagéticos e de Continuidade 
II - Genealogia da representação/ilusão cinematográfica
III - Fundamentação arqueológica do cinema
1. Ambiguidade do dispositivo e relações com o pré-cinema
2. Cinema, cultura e fisiologia. O cinematógrafo-Lumière
IV - A imagem-movimento
1. Presença da técnica e do imaginário 
2. A noção deleuziana de Imagem-Movimento 
2.1 Movimento absoluto e relativo
V - As imagens do cinema
1. A percepção cinematográfica
2. A taxinomia deleuziana
3. Percepção e montagem
VI - Cinema e Som
1. O cinema surdo.
3. O imaginário sonoro e os seus criadores.