História dos Media
Objetivos
a) Compreender a relevância da abordagem histórica para o estudo dos media
b) Conhecer a génese e evolução dos meios de comunicação
c) Integrar o estudo de qualquer meio no respetivo contexto político, económico e social de Portugal e da Europa.
d) Analisar o impacto de cada meio na sua respetiva época tanto em Portugal como na Europa
e) Assinalar a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos
Caracterização geral
Código
01101771
Créditos
6.0
Professor responsável
Carla Maria dos Santos Filipe Batista, Pedro Miguel Marques Gomes
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
JEANNENEY, Jean-Noël (1996). Uma História da Comunicação Social, Lisboa: Terramar.
CABRERA, Ana (Ed) (2011). Jornais Jornalistas e Jornalismo. Século XIX-XX. Lisboa: Livros Horizonte.
CABRERA, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa Livros Horizonte.
CÁDIMA, Francisco Rui (2009) Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI.
MCLUHAN, Marshall, (1977) A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo, 2ª ed. S. Paulo: Companhia editora Nacional
Método de ensino
Privilegia-se um método misto: exposição e problematização dos assuntos; uso de suporte visuais (quadros, imagens, textos, citações); valorização da participação dos alunos a propósito de textos ou livros previamente anunciados.
Método de avaliação
Método de avaliação - Frequência(50%), Frequência(50%)
Conteúdo
1.Apresentação da unidade curricular
Programa; Bibliografia;
Metodologia de trabalho em aula
Avaliação/ Calendarização
2. O Conceito de Media
3. Epistemologia da História dos Media e do Jornalismo
4. O livro
5. A imprensa dos primórdios ao século XX
6. O cinema e cultura da imagem
7. A rádio
8. A televisão
9. A “pós-televisão”
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: