História dos Media

Objetivos

a) Compreender a relevância da abordagem histórica para o estudo dos media
b) Conhecer a génese e evolução dos meios de comunicação
c) Integrar o estudo de qualquer meio no respetivo contexto político, económico e social de Portugal e da Europa.
d) Analisar o impacto de cada meio na sua respetiva época tanto em Portugal como na Europa
e) Assinalar a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos

Caracterização geral

Código

01101771

Créditos

6.0

Professor responsável

Carla Maria dos Santos Filipe Batista, Pedro Miguel Marques Gomes

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

JEANNENEY, Jean-Noël (1996). Uma História da Comunicação Social, Lisboa: Terramar.
CABRERA, Ana (Ed) (2011). Jornais Jornalistas e Jornalismo. Século XIX-XX. Lisboa: Livros Horizonte.
CABRERA, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa Livros Horizonte.
CÁDIMA, Francisco Rui (2009) Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI.
MCLUHAN, Marshall, (1977) A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo, 2ª ed. S. Paulo: Companhia editora Nacional

Método de ensino

Privilegia-se um método misto: exposição e problematização dos assuntos; uso de suporte visuais (quadros, imagens, textos, citações); valorização da participação dos alunos a propósito de textos ou livros previamente anunciados.

Método de avaliação

Método de avaliação - Frequência(50%), Frequência(50%)

Conteúdo

1.Apresentação da unidade curricular

Programa; Bibliografia;

Metodologia de trabalho em aula

Avaliação/ Calendarização

2.            O Conceito de Media

3.            Epistemologia da História dos Media e do Jornalismo

4.            O livro

5.            A imprensa dos primórdios ao século XX

6.            O cinema e cultura da imagem

7.            A rádio

8.            A televisão

9.            A “pós-televisão”