Discurso dos Media

Objetivos

a)Domínio das categorias analíticas de Discurso, Mediação e Experiência
b)Adquirir capacidade de descodificação das várias coordenadas e estratégias que orientam a produção discursiva dos Média. Agilidade dedutiva que permita ir além das evidentes técnicas de construção discursiva de mensagens que os media contemporâneos activam penetrando também nos efeitos de subjectividade e de poder, que se jogam no território mediático. 
c)Adquirir capacidade de descodificação de todas as formas de mediação da experiência moderna: do simples bibelô, ao macro fenómeno televisivo; dos videojogos à Internet e seus dispositivos por exemplo.
d) Elaboração de ensaios críticos sobre as várias formas discursivas dos media contemporâneos.
e) Adquirir competências analíticas que predisponham a uma intervenção profissional crítica e criativa no campo dos Media.

Caracterização geral

Código

01101782

Créditos

6.0

Professor responsável

Jacinto António Rosa Godinho

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

DEBRAY, R (2000). Introdução à Mediologia. Lisboa: Livros Horizonte, 2004. 
FOUCAULT, M. (1970). A Ordem do Discurso. Lisboa: Relógio de Água, 1997. 
TOLSON, A. (1996). Mediations. Text and Discourse in Media Studies. London: Arnold. 
MANOVICH, L (20012). Language of The New Media Cambridge. MIT Press: Arnold. 
GRISPRUD, J. (2002). Understanding Media Discourse. London: Arnold.

#

DEBRAY, R (2000). Introdução à Mediologia. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.
FOUCAULT, M. (1970). A Ordem do Discurso. Lisboa: Relógio de Água, 1997.
TOLSON, A. (1996). Mediations. Text and Discourse in Media Studies. London: Arnold.
MANOVICH, L (20012). Language of The New Media Cambridge. MIT Press: Arnold.
GRISPRUD, J. (2002). Understanding Media Discourse. London: Arnold.

Método de ensino

Exposição oral do programa curricular (70%), apoiada em leituras críticas de excertos das obras recomendadas na bibliografia. Exibição (através de projector vídeo) de excertos de filmes, programas de televisão, publicidade, vídeo clipes, fotografias, pinturas, revistas e jornais. Discussão conjunta (30%) após a exibição destes excertos da produção mediática moderna.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1.Introdução aos conceitos de Discurso e de Media. Reflexão sobre as práticas discursivas dos Media, integrando-as nos seus contextos e dispositivos de produção e de recepção a partir dos históricos textos: a Ordem do Discurso de Michel Foucault e La Logique du Sens de Gilles Deleuze.
2. Introdução ao conceito de mediologia de Regis Debray
3 Os efeitos da discursivização nos Media.
3.1 A narrativização moderna
4. A experiência mediática
4.1 Experiência concreta vs. experiência virtual: o fenómeno otaku.
4.2 Media e subjectividade. O conceito de interpassividade de Slavoj Zizek
4.3 Categorias de elaboração do discurso mediático: violência, poder, comentário, representação e ironia.
5. Análise de exemplos e casos de discursos mediáticos modernos: - Títulos de jornais; a publicidade e a responsabilidade social dos anúncios; a mediação através dos vídeos do youtube, notícias e reportagens televisivas.