História do Cinema
Objetivos
No final desta UC, o estudante deve:
1. Saber questionar a relação entre o cinema, o real e a história;
2. Compreender a evolução das inovações científicas, técnicas e artísticas no advento do cinema;
3. Contextualizar a relação entre cinema, indústria e outras artes;
4. Entender as teorias evolutivas da montagem;
5. Questionar a relação entre estética, ética e política, com especial enfoque em casos da cinematografia soviética e alemã dos anos 20 e 30;
6. Conhecer as convenções e moldes estruturantes do cinema clássico de Hollywood;
7. Compreender as ruturas e mutações estéticas de maior relevo após a segunda-guerra mundial, com especial enfoque em casos do neorealismo italiano e da nova vaga francesa
8. Compreender a origem e o alcance de novas formas de expressão cinematográfica na segunda metade do séc. XX;
9. Analisar casos particulares do cinema português;
10. Pensar e especular sobre o futuro do cinema.
Caracterização geral
Código
01101825
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Miguel Ferreira Florêncio
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
BORDWELL, David (1997). On the History of Film Style. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
BRAUDY, Leo & COHEN, Marshall (1985). Film Theory and Criticism: Introductory Readings. Nex York: Oxford University Press
MONACO, James (2000). How to read a film: the world of movies, media and multimedia: art, technology, language, history, theory. New York: Oxford University Press.
MUSSER, Charles & BOWSER, Eileen (1994). "The Emergence of Cinema" (cap. 11-15) / "The Transformation of Cinema" (cap. 4, 6, 14 e 15). In History of the American Cinema, Vol. I e II. Berkeley: University of California Press
SCHATZ, Thomas (1981). Hollywood Genres: Formulas, Filmmaking, and the Studio System. New York: Random House
THOMPSON, Kristin & BORDWELL, David (2003). Film History: an introduction. Boston: McGraw Hill Higher Education.
Método de ensino
Ao longo das sessões, através de exposição oral feita pelo docente e de visionamento de excertos de filmes, serão enquadrados os conteúdos programáticos, havendo espaços para debate com os estudantes, com base na bibliografia aconselhada para cada tópico específico.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Trabalho de grupo (meados do semestre): Programação de ciclo de cinema dedicado aos géneros de Hollywood. Cada elemento do grupo deve ser responsável, no mínimo, pela redação de 1 folha de sala. Cada grupo fará uma apresentação oral de 10 minutos, em aula, justificando os critérios usados no ciclo programado. As apresentações serão seguidas de debate.(40%), Trabalho escrito individual: Resposta a um conjunto de questões formuladas a partir do visionamento de um filme (surpresa) na penúltima aula do semestre(40%), Trabalho prático individual: Realização de um filme de 1 min. de duração, com redação de um parágrafo a justificar a pertinência e intenção do filme.(10%) Assiduidade, Participação (10%) (20%)
Conteúdo
Semanalmente, abordar-se-ão em continuidade os seguintes tópicos:
1. O que é o cinema? Problematizando o real e a história
2. Problemática da invenção. O cinema no final do século XIX: conjugação de tecnologias, incorporação de linguagens e experimentação.
3. O cinema: nascimento de uma indústria e relação com as outras artes
4. A evolução da montagem: o caso do cinema soviético
5. De Caligari a Hitler: breve excursão pelo cinema alemão dos anos 20
6. Do esplendor à implosão do Hollywood
7. Mutações e rupturas em meados do século XX: questões de produção, de narratividade e de representação no período pós-clássico.
8. O Cinema Moderno e a emergência de outros modernismos
9. Caso de estudo: o cinema português
10. Quando é cinema? Problematizando a noção de experiência cinematográfica
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: