Géneros Televisivos

Objetivos

a) Descodificar os princípios básicos da linguagem audiovisual.
b) Dominar os conceitos de programa e de género televisivo. 
c) Entender o conjunto de coordenadas e estratégias narrativas que determinam a constituição dos vários géneros televisivos.
d) Adoptar uma posição critica das estratégias de programação e domínio do conjunto de ferramentas conceptuais que contribuem para a inovação do discurso televisivo moderno. 
e) Analisar e discussão de exemplos de diferentes géneros da televisão moderna, da publicidade ao reality-show, do telejornal à telenovela, do documentário ao telefilme.

Caracterização geral

Código

01101853

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Miguel Ferreira Florêncio

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

ALVAREZ, L (1985). Poétique du Direct Télévisuel. Louvain-la-Neuve, Ciaco Éditeur
CÁDIMA, F. R. (1996). O fenómeno televisivo . Lisboa: Círculo de Leitores
JOST, F. (1997) - La promesse des genres, revue Réseaux, pp 13-31.
BRANDÃO, Nuno Goulart, (2006) Prime time: do que falam as notícias dos telejornais. Cruz Quebrada: Casa das Letras 2006.
SHAEFFER, J-M (1986). Théorie des Genres, Paris: Seuil.

Método de ensino

Exposição oral do programa curricular (70%), apoiada em leituras críticas de excertos das obras recomendadas na bibliografia. Exibição (através de projector vídeo) de excertos de filmes, programas de televisão, publicidade, telediscos, fotografias, pinturas, revistas e jornais.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1 - Introdução à Linguagem Audiovisual
2 - Os conceitos de Género e Programa. 
3 - Os Géneros Televisivos
3.1 - Os informativos (directo, noticia, debate, entrevista, reportagem, magazine, etc.);
3.2 - Os ficcionais (telenovela, telefilme, etc.) 
3.3 - Os híbridos (reality-show, talk-show, publicidade, etc.).