Cultura Contemporânea
Objetivos
No termo da unidade curricular, o aluno deverá:
a) - Ter um conhecimento das principais problemáticas, tendências e debates da cultura contemporânea;
b) - Compreender os temas e os problemas contemporâneos no contexto das discussões teóricas e das grelhas de análise no âmbito dos estudos culturais;
c) - Ter adquirido capacidade de aprendizagem autónoma motivada para a qualidade;
d) - Ter adquirido a capacidade de raciocínio crítico, de problematização e de questionamento de factos a partir, não só do conhecimento e da compreensão dos debates da cultura contemporânea, mas também da aplicação dos instrumentos de análise teórica previamente adquiridos;
f) - Ter desenvolvido significativamente a sua capacidade de análise e de síntese.
Caracterização geral
Código
01101909
Créditos
6.0
Professor responsável
Manuel Luís Bogalheiro Rocha Fernandes, Luís Manuel Duarte Antunes Figueiredo Trindade
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não Aplicável
Bibliografia
Bolter, Jay David e Grusin, Richard (2002), Remediation. Understanding New Media. Mit Press
Heidegger, Martin (1995), Língua de tradição e língua técnica. Lisboa: Vega
Hottois, Gilbert e Chabot, Pascal orgs. (2003), Les philosophes et la technique. Paris: Vrin
McLuhan, Marshall (1998), Understanding Media. The Extensions of Man. Cambridge: MIT Press
McLuhan, Marshall (1977), La galaxie Gutenberg, 2vols.. Paris: Gallimard
Método de ensino
Exposição oral (25%), exposição de excertos de obras e,m powerpoint (25%), análise textual (25%) e análise de casos empíricos (25%)
Método de avaliação
Método de avaliação - A avaliação consiste num trabalho escrito final.(100%)
Conteúdo
1. Introdução: A cultura como campo de estudo De Ernst Cassirer a Stuart Hall
1.1 Para além dos debates fundadores: Natureza e cultura
1.2 Para além dos debates fundadores: Civilização e cultura
2. Cultura e técnica na modernidade
2.1 Conceções clássicas de técnica: Kapp, Spengler, Heidegger, Benjamin
3. O repensar da técnica
3.1 O repensar da técnica: Leroi-Gourhan, Gilbert Hottois, Gilbert Simondon, Bernard Stiegler
3.2 O repensar da técnica - O dispositivo: Michel Foucault, Giorgio Agamben
3.3 O repensar da técnica - Técnica e mudança cultural: Marshall McLuhan
3.4 O repensar da técnica - Técnica e (re)mediação: De Lev Manovich a Bolter / Grusin
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: