Marketing

Objetivos

a) Conhecer os conceitos e fundamentos básicos de Marketing e familiarizar-se com o desenvolvimento estratégico das Acções de marketing.
b) Desenvolver um plano de Marketing de um produto ou serviço.
c) Adquirir um corpo teórico de referência necessário ao estudo de outras disciplinas específicas da área da comunicação.

Caracterização geral

Código

01101926

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Margarida da Silva Bebiano Barreto

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

KOTLER, P., Marketing Management, Analysis, Planning, Implementation and Control, Prentice Hall Int., sixth edition;
BROCHAND, B, and LENDREVIE, J, V. RODRIGUES, J, DIONÍSIO, P, Mercator, teoria e Prática do Marketing, Pub. D.Quixote, Lisboa.

Método de ensino

Cadeira teórica/prática, com recurso a método expositivo e demonstrativo com apresentação de casos de estudo, bem como realização de exercícios práticos.

Método de avaliação

Método de avaliação - A avaliação consistirá numa prova presencial de frequência escrita no final do semestre(70%), desempenho em trabalhos de grupo – plano de marketing e estudo de caso – e na participação em aula(30%)

Conteúdo

- Conceito de Marketing e a evolução da função Marketing
- O Mercado
- Marketing Estratégico
- Ambiente de Marketing e Análise SWOT
- Marketing Mix: políticas de produto, preço, distribuição e comunicação
- Estratégias de Segmentação e Posicionamento
- Marca 
- Planeamento de marketing