Economia e geopolítica dos media

Objetivos

Adquirir instrumentos (teórico-práticos) para melhor compreensão do comportamento dos principais agentes económicos, em particular os que atuam no sector dos media, bem como de realidades macroeconómicas e geopolíticas complexas e seu impacto nos media.

Estudar as articulações atuais entre entidades públicas (órgãos reguladores, prestadores de serviço público) e entidades privadas (empresas e grupos económicos).

Caracterização geral

Código

01105035

Créditos

6.0

Professor responsável

Luís Filipe Leite de Castro de Oliveira Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • CROTEAU, D. e HOYNES, W. (2006), The Business of Media - Corporate Media and the Public Interest - 2nd Ed., Pine Forge.
  • CUNNINGHAM, S., FLEW, T. e SWIFT, A, (2015), Media Economics, Palgrave.
  • DOYLE, G. (2013), Understanding Media Economics - 2nd ed., Sage.
  • KRUGMAN, P. e WELLS, R. (2017), Essentials of Economics – 4 th ed., Worth Pub.
  • SAMUELSON, P. e NORDHAUS, W. (2010), Economics - 19th ed., Mc-Graw Hill

Método de ensino

Utilização de métodos de ensino diversificados e inovadores para otimizar os processos de aprendizagem. Modelo expositivo nas aulas mais teóricas, mas articulado com o modelo interrogativo e ativo em aulas mais práticas.

Interação permanente com os alunos.

Utilização de todas as plataformas de e-learning disponíveis, como complemento das aulas presenciais.

Método de avaliação

Avaliação contínua - 2 provas escritas individuais (90%), Avaliação da participação nas aulas (10%)

Conteúdo

1) Economia - Conceitos de Base (definições de Economia; economias de mercado, economias mistas e economias dirigidas; padrões atuais de intervenção do Estado).
2) Análise Microeconómica (oferta e procura em mercados de produtos/serviços; concentração empresarial e falhas de mercado; barreiras à entrada e formação de oligopólios/monopólios).
3) Análise Macroeconómica (PIB real e ciclos económicos; desemprego; inflação; contas públicas e contas externas).
4) Economia e Media (especificidades do estudo económico dos media; bens públicos/bens privados nos outputs de informação; economia política dos media no Século XXI).