Ciências e Tecnologias da Informação

Objetivos

Esta unidade curricular é uma introdução aos conceitos das ciências e das tecnologias da informação e seu enquadramento no contexto das ciências da comunicação, com foco no conceito de informação e na questão do "digital". O estudante deverá ficar apto a:
1) Compreender as origens da noção moderna de informação
2) Dominar o conceito de informação, compreendendo a diferença em relação ao uso comum do termo
3) Compreender a estrutura digital binária do conceito de informação e o processamento informático de dados e informação; algoritmo
4) Adquirir conceitos básicos sobre estruturas de dados e Teoria das Redes; entender a questão da computação ubíqua
5) Adquirir conhecimento sustentado sobre o que é a Inteligência Artificial
6) Compreender as utilizações crescentes de algoritmos de inteligência artificial e a sua relação com os Big Data.
7) Iniciar uma reflexão filosófica sobre o conceito de Informação: i.e. informação- coisa vs informação-relação.

Caracterização geral

Código

01105046

Créditos

6.0

Professor responsável

Graça Maria Bordalo Rocha Simões

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Esta lista bibliográfica é indicativa (será especificada e completada em documento à parte  à medida que as aulas decorrerem)


Barabási, A-L. 2014. Linked - How Everything Is Connected to Everything Else and What It Means for Business,Science, and Everyday Life. Basic Books.


Capurro, R. & Hjorland, B. 2003. O Conceito de Informação.


Domingos, P. 2017. A Revolução do Algoritmo Mestre – Como a aprendizagem automática está a mudar o mundo. Manuscrito Editora.


Dourish,P. 2017. The Stuff of Bits – An essay on the materialities of information. The MIT Press.


Floridi, L. Information - A Very Short Introduction. Oxford University Press.


Gleick, J. 2012. Informação – Uma história, uma teoria, um dilúvio. Lisboa: Temas e Debates.


Ílharco, F. 2003. Filosofia da Informação. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.


Silva, P. 2007. A Cibernética – Onde os reinos se fundem. Lisboa: Edições quasi.


Weaver, W. 1963. Introductory Note on the General Setting of the Analytical Communication Studies” in Shannon, C. e Weaver, W. The Mathematical Theory of Communication. University of Illinois Press. (1949) 

Método de ensino

Ensino presencial. 


O método de ensino é, no essencial, expositivo, complementado com recurso a conteúdos da internet (i.e: vídeos) para sublinhar, esclarecer e exemplificar teorias, conceitos e exemplos práticos. A intervenção dos estudantes é estimulada. 

Método de avaliação

1) Uma prova de avaliação escrita presencial, individual, em data a definir semestre a semestre (50% da nota final).


2) Um trabalho escrito (2000-2500 palavras) sobre tema a escolher em cada semestre lectivo, de entre temas definidos pela docente, entregue em papel em versão electónica, e respectiva apresentação oral obrigatória presencial. A data de entrega do trabalho é definida semestre a semestre (50% da nota final).


Ambas as provas  são obrigatórias, ou seja, os alunos têm de fazer as duas para ter nota na disciplina.


 

Conteúdo

Esta unidade curricular é uma introdução aos conceitos das ciências e das tecnologias da informação e seu enquadramento no contexto das ciências da comunicação, com foco no conceito de informação e na questão do "digital".


Apresenta-se o âmbito das ciências e das tecnologias da informação e os principais avanços da computação nos séculos XX e XXI seguindo perspectivas da informática, cibernética, de sistemas e filosófica. 


1. Informação
1.0 Três direções distintas na origem da noção de informação (Breton)
- Distinção entre forma e sentido – rutura conceptual fundamental
- Técnicas resultantes das necessidades do transporte de mensagens – sinal, tratamento do sinal, código - Shannon
- Tradição de investigação na lógica e na matemática - computação, algoritmo de Turing
1.1 A informação/Entropia de Shannon no contexto da Teoria Matemática da Comunicação: a interpretação de Weaver. Informação como uma diferença (Wiener, Bateson e Luhmann)
1.2 O digital binário. Computador e processamento de dados: armazenamento, processamento, transmissão. Algoritmo


2. Introdução à Teoria das Redes: emergência das redes, comportamento e evolução. Exemplos práticos. (Barabási)


3. O que é a Inteligência Artificial? Soft IA e Hard IA. Super algoritmos. Algoritmos de Aprendizagem


4. Afinal o que é Informação? Introdução a uma reflexão filosófica sobre o conceito: i. e. informação-coisa vs informação-relação.