Ética e Direito da Comunicação
Objetivos
O objetivo básico desta UC é tratar as principais questões éticas da comunicação perante os seus desafios atuais, como o discurso de ódio, manipulação, fake news, e no contexto das regulações específicas do Direito da Comunicação Social em Portugal. Assim, os objetivos de aprendizagem de UC são:
Fornecer aos alunos os conceitos filosóficos para compreender e examinar criticamente a dimensão ética da comunicação.
Fornecer ferramentas práticas para identificar abusos éticos de comunicação e as formas de corrigi-los.
Compreender os desafios éticos e jurídicos da comunicação social em Portugal.
Conhecer as principais normas dos códigos examinados e os seus pontos críticos.
Desenvolver habilidades críticas para analisar casos problemáticos concretos nos medias tradicionais e digitais.
Caracterização geral
Código
01105054
Créditos
6.0
Professor responsável
Mehmet Ali Üzelgün, Giulia Terzian
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Módulo I:
- Blackburn. S. (2001). Ethics: A very short introduction. Oxford.
- Frankfurt, H. G., (2005). On bullshit. Princeton.
- Grice, H. P. (1975). Logic and conversation. New York.
- Maitra, I., & McGowan, M. K. (2012). Speech and harm: Controversies over free speech. Oxford.
- Saul. J. (2012). Lying, misleading, and what is said: An exploration in philosophy of language and in ethics. Oxford.
- Stanley, J. (2015). How propaganda works. Princeton.
- Módulo II:
- Código da publicidade
- Fidalgo, J. (2010). O Lugar da Ética e da Auto-Regulação na Identidade Profissional dos Jornalistas, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Gonçalves, G. (2013). Ética das relações públicas. Edições MinervaCoimbra.
- Novo Código Deontológico dos jornalistas
- Regulamento da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista
- Sebastião, S. P. & Martins, P. (Eds) (2019). Ética em Comunicação: Reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas. ISCSP-ULisboa | Edições ISCSP.
Método de ensino
Ambos os módulos combinam três métodos básicos de ensino:
1) Exposição teórica do docente;
2) Discussão conjunta em aula dos textos lidos e dos estudos de caso analisados pelos alunos;
3) Trabalho conjunto dos alunos em grupos de trabalho, orientados pelo docente e apresentados na aula: uma sessão cada semana será dedicada à discussão de estudos de caso apresentados de forma sucinta pelos alunos.
Os alunos aprenderão criticamente os principais problemas éticos da comunicação, com a aplicação específica às normas de direito da comunicação social contemporânea em Portugal.
Método de avaliação
Avaliação continua - - Frequência final (60%), - Participação nas aulas e apresentação de estudos de caso (40%)
Conteúdo
A UC é dividida em dois módulos:
I. Fundamentos e desafios da ética da comunicação
Este módulo examina os básicos princípios filosóficos da comunicação (liberdade, igualdade, verdade, respeito, justiça), discute os seus dilemas permanentes e analisa vários desafios atuais da comunicação como:
a. Mentiras, embuste e fake news
b. Propaganda e manipulação discursiva
c. Discurso de ódio (racismo, machismo, homofobia)
d. Injustiça discursiva
II. Aplicações da ética da comunicação: Direito da Comunicação Social em Portugal
O Módulo II estende o Módulo I através de uma análise crítica das principais normas éticas da comunicação social em Portugal formuladas no Código Deontológico dos Jornalistas, o Regulamento da Carteira Profissional de Jornalista, o Código da Publicidade, e a Lei da Protecção Dados Pessoais, entre outros. Estudos de casos concretos analisam as dimensões éticas da comunicação relacionadas com os temas do plágio, direito autoral, difamação, etc.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: