Sociedade Digital
Objetivos
Organizada em torno de questões-problema e casos de estudo, como forma de introduzir os estudantes a uma diversa gama de debates e de conceitos contemporâneos, e aos seus cruzamentos interdisciplinares, como sejam os de Quarta Revolução Industrial, Transhumanismo, Singularidade, Eco-inovação, entre outros, a unidade curricular Sociedade Digital visa:
OBJ1: Dotar os estudantes de um conhecimento interdisciplinar sobre a história e impacto transversal da digitalização nas esferas social, cultural, política e económica;
OBJ2: Promover uma análise crítica sobre os principais conceitos, fenómenos e debates emergentes nas sociedades contemporâneas em torno de casos de estudo interdisciplinares, introduzindo-os à prática da investigação científica em temas de fronteira;
Caracterização geral
Código
01105060
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Araújo Barros Viseu
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Kovarik, B. (2016). Revolutions in communication: Media history from Gutenberg to the digital age (2.ª Edição). Bloomsbury.
- Jasanoff, S. & Kim, SH (2015). Future imperfect: Science, technology, and the imagination of modernity. Chicago: University of Chicago Press.
- Cheney-Lippold, J. (2017). We are Data: Algorithms and the Making of Our Digital Selves. New York. New York University Press.
- Forsythe, D. (2001). Studying those who study us: An anthropologist in the world of artificial intelligence. Stanford. Stanford University Press.
- Lindtner, S. (2020) Prototype Nation: China and the contested promise of innovation. Princeton: Princeton University Press.
- Materiais para leitura adicional, incluindo artigos científicos e relatórios de organizações nacionais e internacionais, são fornecidos durante as aulas.
Método de ensino
A unidade curricular possui uma natureza teórica-prática, organizada em torno de seminários temáticos. A apresentação dos principais fenómenos, conceitos, teorias e práticas são expostas e discutidas em subgrupos e em plenário; a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas é realizada de forma ativa, recorrendo a dinâmicas de participação direta pelos estudantes. A aplicação de conhecimentos orienta-se para a análise de estudos de caso.
Método de avaliação
Avaliação teórico-prática - Apresentação em aula (individual)(20%), Exercício de pesquisa (em subgrupos)(20%), Produção de ensaio assente em revisão da literatura(60%)
Conteúdo
Módulo 1: Ciência, Tecnologia e Imaginários Sócio Técnicos
Módulo 2: Das origens da Internet à fratura digital
Módulo 3: Plataformização da World Wide Web, "Big Data" e Datificação da Vida Social
Módulo 4: Robótica, Inteligência Artificial, Singularidade
Módulo 5: Internet das Coisas e Cidades "Inteligentes": Vigilância e Privacidade
Módulo 6: Realidade Virtual e Media Híbridos
Módulo 7: Fabricação Digital e "Maker Culture"
Módulo 8: "Blockchain" e criptomoedas
Módulo 9: Transhumanismo, biofabricação e edição genética
Módulo 10: Ecoinovação e sustentabilidade
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: