Sociedade Digital

Objetivos

Organizada em torno de questões-problema e casos de estudo, como forma de introduzir os estudantes a uma diversa gama de debates e de conceitos contemporâneos, e aos seus cruzamentos interdisciplinares, como sejam os de Quarta Revolução Industrial, Transhumanismo, Singularidade, Eco-inovação, entre outros, a unidade curricular Sociedade Digital visa:

OBJ1: Dotar os estudantes de um conhecimento interdisciplinar sobre a história e impacto transversal da digitalização nas esferas social, cultural, política e económica;

OBJ2: Promover uma análise crítica sobre os principais conceitos, fenómenos e debates emergentes nas sociedades contemporâneas em torno de casos de estudo interdisciplinares, introduzindo-os à prática da investigação científica em temas de fronteira;

Caracterização geral

Código

01105060

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Araújo Barros Viseu

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Kovarik, B. (2016). Revolutions in communication: Media history from Gutenberg to the digital age (2.ª Edição). Bloomsbury.
  • Jasanoff, S. & Kim, SH (2015). Future imperfect: Science, technology, and the imagination of modernity. Chicago: University of Chicago Press.
  • Cheney-Lippold, J. (2017). We are Data: Algorithms and the Making of Our Digital Selves. New York. New York University Press.
  • Forsythe, D. (2001). Studying those who study us: An anthropologist in the world of artificial intelligence. Stanford. Stanford University Press.
  • Lindtner, S. (2020) Prototype Nation: China and the contested promise of innovation. Princeton: Princeton University Press.
  • Materiais para leitura adicional, incluindo artigos científicos e relatórios de organizações nacionais e internacionais, são fornecidos durante as aulas.

Método de ensino

A unidade curricular possui uma natureza teórica-prática, organizada em torno de seminários temáticos. A apresentação dos principais fenómenos, conceitos, teorias e práticas são expostas e discutidas em subgrupos e em plenário; a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas é realizada de forma ativa, recorrendo a dinâmicas de participação direta pelos estudantes. A aplicação de conhecimentos orienta-se para a análise de estudos de caso.

Método de avaliação

Avaliação teórico-prática - Apresentação em aula (individual)(20%), Exercício de pesquisa (em subgrupos)(20%), Produção de ensaio assente em revisão da literatura(60%)

Conteúdo

Módulo 1: Ciência, Tecnologia e Imaginários Sócio Técnicos

Módulo 2: Das origens da Internet à fratura digital

Módulo 3: Plataformização da World Wide Web, "Big Data" e Datificação da Vida Social

Módulo 4: Robótica, Inteligência Artificial, Singularidade

Módulo 5: Internet das Coisas e Cidades "Inteligentes": Vigilância e Privacidade

Módulo 6: Realidade Virtual e Media Híbridos

Módulo 7: Fabricação Digital e "Maker Culture"

Módulo 8: "Blockchain" e criptomoedas

Módulo 9: Transhumanismo, biofabricação e edição genética

Módulo 10: Ecoinovação e sustentabilidade