Economia Cultural e Indústrias Criativas
Objetivos
Esta UC está dividida em dois módulos. No final do módulo "Indústria da Cultura e Economia Criativa", espera-se que o estudante:
1) situe os conceitos de cultura, indústrias culturais e economia criativa na sociedade contemporânea;
2) compreenda a ambivalência entre o valor crítico do conceito e a sua adoção pelos discursos institucionais;
3) compreenda as tensões e cruzamentos entre cultura, arte e industrialização
4) reconheça o papel ativo da receção cultural.
No final do módulo "Indústrias Criativas e Media Digitais", espera-se que o estudante:
1) compreenda e analise criticamente a interligação entre os conceitos de inovação, criatividade, indústrias criativas e media digitais;
2) conheça as especificidades de setores das indústrias criativas e o seu contributo económico, social e simbólico;
3) consiga transformar um conceito num projeto criativo, ancorado em plataformas digitais.
Caracterização geral
Código
01105093
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Teresa Pimentel Peito Cruz Bragança de Miranda
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Módulo 1 - Indústria da Cultura e Economia Criativa
Benjamin, Walter (1936) «A obra de arte na era da sua possibilidade de reprodução técnica», in: A Modernidade. Obras Escolhidas, Vol3., Lisboa: Assírio & Alvim, 2006. (ed. ingl.: «The work of art in the age mechanical reproduction», in: Illuminations, edited by Hannah Arendt, New York: Schocken Books, 1969)
Crary, Johnathan (2018/2014) 24/7: O Capitalismo Tardio e os Fins do Sono, Antígona (ed. Ingl: 24/7: Late Capitalism and The Ends of Sleep, Verso Books)
Crary, Johnathan (2022) Scorched Earth: Beyond the Digital Age to a Post-Capitalist World, Verso Books.
Greenberg, Clement (193 ) "Avan-Garde and Kitsch" in: Art and Culture. Critical Essays, Boston: Beacon Press, 3-21.
Groys, Boris (2010) "Weak Universalism", E-Flux, #5
HAYLES, Katherine, Unthought: The Power of The Cognitive Non-conscious, The University of Chicago Press, 2017.
Horkheimer, M. & Adorno, Th. (1947/2007) "The Culture Industry: Enlightenment as Mass Deception" in: Dialectic of Enlightenment, Stanford University Press, 2007, 94-136
Jameson, Frederic (1991) Postmodernism, or the Cultural Logic of Late Capitalism,
Jenkins, H., Ito, M e Boyd, d. (2015) Participatory Culture in a Networked Era: A Conversation on Youth, Learning, Commerce, and Politics. Nova Iorque: Wiley
Manovich, Lev (2017) «Automating Aesthetics: Artificial Intelligence and Image Culture» in: Flash Art International no. 316, September–October.
Stiegler, Bernard (/2001) La Technique et le Temps. Vol 3. Le Temps du Cinéma et la Question du Mal-être, Paris: Galilée. Ed Ingl: Technics and Time, 3: Cinematic Time and the Question of Malaise, Stanford University Press.
Stiegler, Bernard (2013) De La Misère Symbolique. vol. 1 - L' Époque Hiperindustrielle, Paris: Flammarion (edição inglesa: Symbolic Misery. Vol. 1 - The Hyperindustrial Epoch, Wiley.
Valéry, P. (1928) «A conquista da Ubiquidade», Revista de Comunicação e Linguagens, Nr. 34-35 – «Espaços» (ed. ingl: «The conquest of Ubiquity» in: Aesthetics. Pantheon Books, 1964, 225-228)
Método de ensino
Módulo 1
- Exposição e enquadramento de temáticas e debates centrais na interseção entre cultura, criatividade e indústria
- Apresentação de conceitos críticos e autores
- Discussão de textos e debate de ideias com a participação dos alunos
Método de avaliação
Módulo 1
Avaliação Contínua, presencial no final de cada tema: exercício escrito ou participação oral numa discussão de texto
Nota final: media aritmética das classificações
Conteúdo
Módulo 1 - Indústria da Cultura e Economia Criativa
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: