Criação Jornalística Digital

Objetivos

No final da unidade curricular, espera-se que o estudante tenha desenvolvido conhecimentos, aptidões e competências para:
1) compreender os desafios do jornalismo digital e das exigências que traz ao jornalista;
2) escrever peças jornalísticas adequadas ao ambiente digital;
3) identificar as potencialidades de cada formato para o enriquecimento de uma narrativa;
4) desenvolver formatos jornalísticos próprios do ambiente digital;
5) gerir redes sociais de um OCS;
6) desenvolver conceitos editoriais para dispositivos móveis;
7) conceptualizar e desenvolver uma narrativa ou projeto jornalístico digital.

Caracterização geral

Código

01105128

Créditos

6.0

Professor responsável

Marisa Rodrigues Pinto Torres da Silva

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Bradshaw, P. (2017). The online journalism handbook. Routledge.
  • Carroll, B. (2019). Writing and Editing for Digital Journalism. Routlege
  • Cox, J. (2020). Feature Writing and Reporting. SAGE.
  • Filak, V. (2019). Convergent Journalism: An introduction. Routledge.
  • Itule, B.; Anderson, D. (2007) News Writing & Reporting. McGraw-Hill.

Método de ensino

O método de ensino privilegia a componente expositiva, com exemplos, e laboratorial.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Desenvolvimento de uma narrativa multimédia (40%), Desenvolvimento de uma notícia desenvolvida para ambiente digital (30%), Trabalhos em laboratório (30%)

Conteúdo

1. Jornalismo digital - rotinas, práticas, desafios e constrangimentos
1.1. A necessidade de inovar no modelo editorial
1.2. Competências digitais: das novas fontes à nova ética
1.3. Modelos narrativos emergentes: emocional, colaborativo, de proximidade e imersivo
2. Criação jornalística digital - géneros e formatos jornalísticos
2.1. Especificidades da escrita e edição em contexto digital
2.2. Formatos visuais, sonoros e multimédia
2.3. Técnicas e prática de formatos jornalísticos emergentes: das coberturas ao minuto aos formatos longos
2.4. Técnicas editoriais para redes sociais
2.5. Técnicas editoriais para dispositivos móveis
3. Conceptualização, arquitetura e desenvolvimento de narrativas e projetos jornalísticos multimédia