Jornalismo e Empreendedorismo
Objetivos
No final da unidade curricular, espera-se que o estudante tenha desenvolvido conhecimentos, aptidões e competências para:
1) compreender o que significa inovar, empreender e criar valor no jornalismo;
2) identificar e analisar modelos de inovação;
3) inovar e empreender nas várias tipologias;
4) elaborar um modelo de negócio para um projeto jornalístico.
Caracterização geral
Código
01105150
Créditos
6.0
Professor responsável
Dora dos Santos Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Christensen, Clayton (2013), The Innovator´s Solution: Creating and Sustaining Successful Growth. Harvard Business Review.
Ferrier, M. et al. (2019). Media Innovation & Entrepreneurship. Rebus
Owens, David (2023). Creative People Must Be Stopped: 6 Ways We Kill Innovation (Without Even Trying). Wiley
Santos-Silva, d. (2021). Innovation in European Journalism. ICNOVA
Satel, Greg (2017), Mapping Innovation: A Playbook for Navigating a Disruptive Age. McGraw-Hill.
Método de ensino
O método de ensino privilegia a componente laboratorial, com desenvolvimento de projeto, sessões de discussão e convidados.
Método de avaliação
1. Desenvolvimento de projeto empreendedor/Contributo para o projeto empreendedor: 50%
2. Participação com respostas e/ou comentários em, pelo menos, três tópicos no fórum de discussão: 25%
3. Reflexão sobre, no mínimo, três atividades no âmbito dos media/indústrias culturais/inovação: 25%
Conteúdo
1. A inovação e o empreendedorismo como mote para compreender em que ponto estamos no jornalismo
2. Tipologias de inovação e empreendedorismo
2.1. Inovar e empreender no produto jornalístico: exemplos, técnicas e boas práticas
2.2. Inovar e empreender na forma de contar estórias: exemplos, técnicas e boas práticas
2.3. Inovar e empreender no posicionamento e paradigma: exemplos, técnicas e boas práticas
2.4. Inovar e empreender no envolvimento dos públicos: exemplos, técnicas e boas práticas
2.5. Especificidades das startups jornalísticas
3. Conceber e desenvolver um projeto jornalístico (produto/secção ou reposicionamento de um existente)
3.1. O business model canvas - modelo de negócio e criação de valor
3.2. Analisar o mercado e o público-alvo
3.3. Definir o conceito e a estratégia editorial
3.4. Modelos de financiamento e parcerias
3.5. Posicionamento e estratégia de comunicação
4. Desenvolvimento do projeto (laboratório) em grupos de trabalho
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: