Laboratório de Jornalismo Áudio

Objetivos

1. Apreender as especificidades do jornalismo sonoro sem perder o foco na essência - o próprio jornalismo;
2. Conhecer a reportagem e os elementos distintivos que a caracterizam;
3. Compreender a importância e o papel do som na estruturação da reportagem;
4. Elegendo o som como elemento âncora da reportagem, compreender o papel específico do texto (as suas exigências formais e informativas) em articulação com os restantes elementos estruturantes da reportagem - vivos (pedaços de entrevista selecionados pelo jornalista), música, silêncio - avaliando, igualmente, o papel específico de cada um deles;
5. Editar reportagens sonoras utilizando os programas de edição áudio disponíveis;
6. Aprender a transmitir a mensagem de forma eficaz, corrigindo erros de dicção, projetando a voz;
7. Cumprir um processo evolutivo que, no final do semestre, permita ao aluno apresentar uma reportagem sonora de 5 minutos, que utilize fielmente os elementos que a estruturam.

Caracterização geral

Código

01105161

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Manuel Rouxinol Samina Coelho

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Paulo; COELHO, Pedro; ABECASIS, Teresa; SOARES, Dina; MARINHO, Sandra. 2020. Livro de Estilo REC. Ebook, julho, 2020, 1ª edição, disponível em https://www.reporteresemconstrucao.pt/wp-content/uploads/2020/07/LivroEstilo_paginas.pdf
Oliveira, Madalena, Santos, Francisco Sena, Kellen, Miguel Van-der (2021) O Som: elemento âncora da reportagem, in Coelho, Pedro, Reis, Ana Isabel, Bonixe, Luís, org. (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã. Livros LabCom. Col. Livros de Comunicação, p. 147-161 http://www.labcom.ubi.pt/ficheiros/202105211432-202009_manualreportagem_pcoelhoireislbonixe.pdf
MINKOV, Mikhail, Jornalismo Radiofónico, OIJ, 1983.

Método de ensino

MÉTODO DE ENSINO


Promover a participação dos alunos, recomendando, previamente, bibliografia e reportagens sonoras que serão discutidas nas aulas. Fomentar o pensamento crítico dos alunos, através da discussão permanente, umas vezes centrada na audição crítica de reportagens sonoras distintivas, portuguesas e estrangeiras, outras na análise crítica dos trabalhos dos alunos. No acompanhamento dos trabalhos dos alunos valoriza-se a dinâmica laboratorial do teste e do erro.


NOTA 1: Esta uc será dada em articulação com o LabCC. Os alunos farão uma formação em captação e edição sonoras ministradas pelo LabCC.


NOTA 2: Os alunos trabalharão em grupos de duas pessoas, excetuando nos casos dos alunos com necessidades especiais (inclui Erasmus), que poderão ser o terceiro elemento de um grupo de 2. Todos os trabalhos serão apresentados e discutidos em aula e a avaliação do trabalho terá em conta o desempenho de cada um dos membros do grupo. 

Método de avaliação

MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Numa uc de avaliação continua, como é o caso de LJA, a assiduidade e a participação são valores distintivos que podem subir ou descer a média final dos alunos. Os alunos que frequentem menos de 75% das aulas terão uma penalização de, pelo menos, um valor na média final. O docente fará uma chamada no início de cada aula, registando as presenças e as ausências.
Trabalhos a realizar ao longo do semestre:
Notícia – 10%
Pequena Reportagem – 25%
Análise crítica de uma reportagem sonora – 15% (apresentação em aula)
Reportagem final – 50% (monitorização ao longo do semestre e apresentação e discussão em aula).

Conteúdo

OBJETIVOS
A unidade curricular de Laboratório de Jornalismo Áudio (LJA) destina-se a apresentar aos alunos as especificidades da ação jornalística nas plataformas sonoras, de modo que, concluída a unidade curricular, o aluno esteja apto a:
1. Apreender as especificidades do jornalismo sonoro sem perder o foco na essência - o próprio jornalismo;
2. Distinguir a reportagem e os elementos distintivos que a caracterizam;
Compreender as exigências das plataformas sonoras e o papel do som na estruturação da narrativa jornalística;
Compreender o papel específico do texto (e as suas exigências formais) em articulação com os restantes elementos da narrativa jornalística sonora: sons (ambientes), vivos, música, silêncio, avaliando, igualmente, o papel específico de cada um deles;
Editar uma reportagem sonora, utilizando os programas de edição disponíveis no LabCC;
Aprender a transmitir a mensagem de forma eficaz, corrigindo erros de dicção, projetando a voz;
Cumprir um processo evolutivo que, no final do semestre, lhe permita apresentar uma reportagem de 5-7 minutos onde sejam aplicados todos os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.


 


PROGRAMA
1. Géneros jornalísticos sonoros;
2. A especificidade da reportagem sonora;
3. O som enquanto essência da reportagem e a articulação deste com os restantes elementos âncora da narrativa jornalística radiofónica – texto e vivos – com o elemento secundário – a música, mas também com o silêncio;
4. A escrita jornalística para plataformas sonoras;
5. A clareza da mensagem sonora: dicção; projeção da voz; entoação e ritmo jornalístico;
6. A edição da reportagem sonora.