Laboratório de Jornalismo Visual
Objetivos
1. Cumprir as exigências jornalísticas da plataforma visual, sem perder o foco na essência - o próprio jornalismo;
2. Distinguir a reportagem visual da notícia e da notícia com reações;
3. Eleger a imagem como elemento estruturante da narrativa, articulando, a partir desse elemento âncora, a relação com os restantes - texto, som, vivos, grafismo e música;
4. Produzir conteúdos que respeitem a harmonia, evitando desequilíbrios formais que prejudiquem a descodificação;
5. Recolher imagens e editar notícias, notícias com reações e pequenas reportagens, respeitando as regras da edição clássica e utilizando os programas de edição disponíveis no LABCC, que apoiará na recolha e na edição;
6. Aprender a transmitir a mensagem de forma eficaz: dicção e projeção da voz;
7. Apreender o universo jornalístico da fotografia: captação, edição e a especificidade dos géneros jornalísticos.
Caracterização geral
Código
01105172
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Manuel Rouxinol Samina Coelho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Barata-Feyo, J.M. (2006) (org). Grande Reportagem. Dafundo: Oficina do Livro.
- Coelho, Pedro (2021) "A Imagem: Elemento Âncora da Reportagem", in Coelho Pedro, Reis, Ana Isabel, Bonixe, Luís, org. (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã. Livros LabCom. Col. Livros de Comunicação, p 163-185.
- http://labcom.ubi.pt/ficheiros/202101151504-202009_manualreportagem_pcoelhoireislbonixe.pdf
- Creeber, Glen (2001) (org). The Television Genre Book. London: BFI Publishing.
- Martins, Paulo, Coelho, Pedro, Abecasis, Teresa, Soares, Dina e Marinho, Sandra (2020) Livro de Estilo REC. REC. Lisboa. Ebook https://www.reporteresemconstrucao.pt/wp-content/uploads/2020/07/LivroEstilo_paginas.pdf.
- Remnick, David (2007). (org). Reporting, writings from the New Yorker. London: Picador.
Método de ensino
Método expositivo articulado com a discussão crítica de exemplos.
A recolha e edição de imagens é sempre feita em grupos de dois alunos. No trabalho final, a recolha é conjunta, mas cada um dos alunos tem de, a partir das mesmas imagens, editar um trabalho diferente.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Edição de uma narrativa visual não jornalística a partir da captação feita pelos alunos + narrativa fotográfica sobre o mesmo tema (slide show com legendas) (20%) e Edição de uma notícia com reações (imagens em movimento) a partir da captação feita pelos alunos + edição de 5 fotografias captadas pelos alunos sobre o mesmo tema (20%)(40%), Edição de uma pequena reportagem (imagens em movimento - 2 minutos máximo), a partir da captação feita pelos alunos + edição de 5 fotografias captadas pelos alunos, sobre o mesmo tema(20%), Trabalho final – Reportagem de 3-5 minutos + reportagem fotográfica sobre o mesmo tema (apresentação slide show com legendas)(40%)
Conteúdo
1. O poder jornalístico da imagem e a especificidade da ação jornalística nas plataformas visuais;
2. Géneros jornalísticos visuais: a notícia; a entrevista; a notícia com reações e a reportagem;
3. A reportagem visual: o papel dos elementos que a estruturam (imagem, respirações, texto, vivos, sons, grafismo e música);
4. A reportagem visual: o conceito de harmonia e a articulação entre os elementos estruturantes;
5. Técnicas de captação e de edição jornalísticas visuais: a edição clássica (edição jornalística);
6. Comunicação jornalística no universo visual: a voz do jornalista – dicção e projeção;
7. O universo jornalístico da fotografia: captação e edição;
8. Géneros jornalísticos e a especificidade da ação do repórter fotográfico.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: