Laboratório de Notícia e Entrevista
Objetivos
a) Saber reconhecer o que é notícia, mobilizando critérios de noticiabilidade; captar a informação mais importante; selecionar e hierarquizar a informação; estruturar e encadear a informação de forma coerente;
b) Saber como proceder na recolha, verificação e seleção da informação, utilizando fontes e pesquisa própria; identificar e propor abordagens originais aos assuntos; e contar "estórias", com qualidade de publicação num órgão de comunicação social de âmbito nacional, regional ou especializado;
b) Saber planear e realizar entrevistas, quer enquanto processo de recolha de informação que suporta outros géneros jornalísticos, quer enquanto género jornalístico individualizado, com qualidade de publicação;
d) Saber adaptar a notícia e a entrevista a diferentes registos: escrito, radiofónico, televisivo e multimédia, trabalhando, em particular, as especificidades da escrita para o digital.
Caracterização geral
Código
01105183
Créditos
6.0
Professor responsável
Marisa Rodrigues Pinto Torres da Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- AAVV. (2019). Livro de Estilo da Lusa, Lisboa.
- AAVV. (2005). Livro de Estilo do Público, Lisboa.
- AAVV. (2008). Reuters Handbook of Journalism, Londres.
- Adams, S.; Hicks, W. (2009). Interviewing for journalists. Londres/Nova Iorque: Routledge.
- Bradshaw, P. (2018). The Online Journalism Handbook. Londres: Routledge.
- Coelho, P.; Reis, A. I.; Bonixe, L. (eds.) (2021). Manual de Reportagem. Covilhã: Labcom.
- Garcia, R.; Rosa, M. J. V.; Barbosa, L. (2017). Que número é este? Um guia sobre estatísticas para jornalistas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Kovach, B. e Rosenstiel, T. (2005) Os Elementos do Jornalismo, Porto: Porto Editora.
- Itule, B.; Anderson, D. (2007) News Writing & Reporting. New York: McGraw-Hill.
- Phillips, A. (2007). Good writing for journalists. Londres: Sage.
- Raimundo, O. (2005). A entrevista no jornalismo contemporâneo. Coimbra: Minerva.
- Ricardo, D. (2003). Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornalística, Lisboa: Editorial Notícias.
Método de ensino
O método de ensino privilegia a componente prática e laboratorial.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Exercícios de simulação (notícias) feitos em aula (40%), Uma entrevista, com qualidade de publicação (35%), Uma notícia desenvolvida com pesquisa no terreno e fontes próprias, com qualidade de publicação (25%)
Conteúdo
1. O estilo informativo;
2. A notícia: valores-notícia; a construção do lead; estrutura e encadeamento; citações e títulos; especificidades da notícia para diferentes plataformas;
3. Encontrar, planear e desenvolver boas estórias; a importância do ângulo; a pesquisa no terreno e o contacto com fontes de informação; a edição;
4. A entrevista enquanto género jornalístico: planeamento, ângulo, processo e edição;
5. A notícia e a entrevista em plataformas digitais: formatos e edição multimédia.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: