Reportagem
Objetivos
1- Conhecer as especificidades da reportagem, distinguindo-a dos restantes géneros jornalísticos;
2- Apreender o método de construção de uma reportagem;
3- Aprender a observar a realidade com as lentes do jornalismo;
4- Construir a estrutura de uma reportagem a partir do detalhe e da observação da realidade;
5- Compreender a forma como a reportagem se expressa nas diferentes plataformas jornalísticas.
Caracterização geral
Código
01105216
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Manuel Rouxinol Samina Coelho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA
Abecasis, T. (2021) Quando as linguagens se fundem na reportagem multimédia, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;
Barata-Feyo, J.M. (2006) (org). Grande Reportagem. Dafundo: Oficina do Livro.
Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom; (2021);
Coelho, P (2021) A Imagem: elemento âncora da reportagem, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;
Carey, J. (ed.) (1987) The Faber Book of Reportage, London-Boston, Faber and Faber;
Gellhorn, M. (2007). A Face da Guerra. Lisboa: D. Quixote.
Godinho, J. (2021) Genealogia da reportagem, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;
Granado, A. (2021) O texto: elemento âncora da reportagem, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;
Jack, I. (org.) (2006). The Granta Book of Reportage. London: Granta Books.
Kapuscinski, Ryszard (2002) Los cínicos no sierven para este oficio – Sobre el buen periodismo, Barcelona, Anagrama;
Kapuscinski, Ryszard (2004) El mundo de hoy – Autorretrato de um reportero, Barcelona, Anagrama;
Oliveira, M et al (2021) O som: elemento âncora da reportagem, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;
Pinto, C., Arújo, D. (2023), Ucrânia Insubmissa, Alfragide, D. Quixote.
Soares, I. (2021) A reportagem e o jornalismo literário, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;
Remnick, David (org) (2007) Reporting, writings from the New Yorker. London: Picador.
Zelizer, B. (2017). What Journalism Could Be. Cambridge: Polity Press.
Método de ensino
MÉTODO DE ENSINO
1- As primeiras oito aulas serão expositivas. O docente recorrerá a diversos materiais (bibliografia, reportagens escritas, visuais, sonoras e multimédia, mas também a entrevistas e perfis de diversos repórteres) para apresentar o quadro concetual que estrutura a uc e promover a discussão em sala de aula;
2- Seis aulas dedicadas à caracterização do perfil de grandes repórteres, feita a partir da análise de diversas reportagens publicadas/emitidas nas diversas plataformas e da obra publicada pelos repórteres selecionados;
3- Oito aulas dedicadas à apresentação e discussão de trabalhos dos alunos em sala de aula. Os alunos trabalharão em grupos de 3 e terão de fazer dois trabalhos, entregues em dia a definir e apresentados em aula;
4- Duas aulas e diversas sessões informais (extra-aula) dedicadas ao esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho final.
Método de avaliação
MÉTODO DE AVALIAÇÃO
1- Trabalho de Grupo (grupos de três alunos) – apresentação em aula (25%) + versão escrita (25%) – Identificação da especificidade do género reportagem, concretizada a partir das referências bibliográficas que estruturam o quadro concetual da uc e da análise do perfil de um repórter contemporâneo, usando os materiais disponíveis - reportagens e publicações do repórter selecionado e entrevista ao repórter selecionado – que permitam estruturar esse perfil. (A entrevista ao repórter selecionado não é facultativa e deve ser apresentada no anexo do trabalho).
2- Trabalho de Grupo (grupos de três alunos) – apresentação em aula (25%) + versão escrita (25%) – Apresentação de um plano de reportagem onde o aluno deve aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. O plano será estruturado a partir de todas as fases que antecedem a escrita da reportagem. Esse plano deve, por isso, identificar a ideia e justificar a sua pertinência; apresentar o ângulo de abordagem e as razões que determinam a sua escolha; relatar as diferentes fases de pesquisa concretizadas até à escolha do ângulo; apresentar a informação recolhida e todas as fontes (testemunhais e documentais) contactadas e consultadas.
Nota 1: Cada grupo dispõe de 15 minutos para a apresentação oral do trabalho 1 e de 10 minutos para apresentação do trabalho 2. A versão escrita de cada um dos trabalhos terá, no máximo, sete páginas (corpo 12 e 1,5 espaço), incluindo bibliografia e excluindo eventuais anexos.
Nota 2: A nota final será o resultado da avaliação atribuída aos dois trabalhos, mas a participação dos alunos poderá determinar a subida da média final. Os alunos que frequentem menos de 75% das aulas serão penalizados em, pelo menos, um valor.
Nota 3: O professor procederá à chamada, registando presenças e ausências, no início de cada aula.
Conteúdo
OBJETIVOS
1- Conhecer as especificidades da reportagem, distinguindo-a dos restantes géneros jornalísticos e realçando os desafios que assinalam a sua relevância;
2- Alertar os alunos para o desinvestimento das plataformas jornalísticas na reportagem, discutindo as razões que justificam esse desinvestimento, mas também as soluções que poderão surgir com o propósito de se inverter essa tendência;
3- Conhecer o método de construção de uma reportagem, destacando o primado da observação jornalística da realidade;
4- Compreender a forma como a reportagem se expressa nas diferentes plataformas jornalísticas;
5- Construir um plano de reportagem a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.
PROGRAMA
1- As origens da reportagem;
2- As pontes entre a reportagem e o jornalismo literário;
3- O método de construção de uma reportagem: o primado da observação e do detalhe na recolha de informação, o envolvimento (mergulho) do jornalista com o objeto, a seleção da informação, a edição e a escrita;
4- A reportagem e as especificidades das diferentes plataformas jornalísticas;
5- O perfil do repórter caracterizado a partir da análise de reportagens de grandes repórteres: os casos de Ryzzard Kapuscinski e Martha Gelhorn;
6- Análise de reportagens de grandes repórteres contemporâneos, jornalistas de diferentes plataformas;
7- A construção da reportagem no terreno, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: