Reportagem

Objetivos

1- Conhecer as especificidades da reportagem, distinguindo-a dos restantes géneros jornalísticos;
2- Apreender o método de construção de uma reportagem;
3- Aprender a observar a realidade com as lentes do jornalismo;
4- Construir a estrutura de uma reportagem a partir do detalhe e da observação da realidade;
5- Compreender a forma como a reportagem se expressa nas diferentes plataformas jornalísticas.

Caracterização geral

Código

01105216

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Manuel Rouxinol Samina Coelho

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA


Abecasis, T. (2021) Quando as linguagens se fundem na reportagem multimédia, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;


Barata-Feyo, J.M. (2006) (org). Grande Reportagem. Dafundo: Oficina do Livro.


Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom; (2021); 


Coelho, P (2021) A Imagem: elemento âncora da reportagem, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;


Carey, J. (ed.) (1987) The Faber Book of Reportage, London-Boston, Faber and Faber;


Gellhorn, M. (2007). A Face da Guerra. Lisboa: D. Quixote.


Godinho, J. (2021) Genealogia da reportagem, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;


Granado, A. (2021) O texto: elemento âncora da reportagem, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;


Jack, I. (org.) (2006). The Granta Book of Reportage. London: Granta Books.


Kapuscinski, Ryszard (2002) Los cínicos no sierven para este oficio – Sobre el buen periodismo, Barcelona, Anagrama;


Kapuscinski, Ryszard (2004) El mundo de hoy – Autorretrato de um reportero, Barcelona, Anagrama;


Oliveira, M et al (2021) O som: elemento âncora da reportagem, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;


Pinto, C., Arújo, D. (2023), Ucrânia Insubmissa, Alfragide, D. Quixote.


Soares, I. (2021) A reportagem e o jornalismo literário, in Coelho, P., Reis, A.I., Bonixe, L. (org.) (2021) Manual de Reportagem REC, Covilhã, Labcom;


Remnick, David (org) (2007) Reporting, writings from the New Yorker. London: Picador.


Zelizer, B. (2017). What Journalism Could Be. Cambridge: Polity Press. 


 


 

Método de ensino

MÉTODO DE ENSINO


1-    As primeiras oito aulas serão expositivas. O docente recorrerá a diversos materiais (bibliografia, reportagens escritas, visuais, sonoras e multimédia, mas também a entrevistas e perfis de diversos repórteres) para apresentar o quadro concetual que estrutura a uc e promover a discussão em sala de aula;


2-    Seis aulas dedicadas à caracterização do perfil de grandes repórteres, feita a partir da análise de diversas reportagens publicadas/emitidas nas diversas plataformas e da obra publicada pelos repórteres selecionados;


3-    Oito aulas dedicadas à apresentação e discussão de trabalhos dos alunos em sala de aula. Os alunos trabalharão em grupos de 3 e terão de fazer dois trabalhos, entregues em dia a definir e apresentados em aula;


4-    Duas aulas e diversas sessões informais (extra-aula) dedicadas ao esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho final.

Método de avaliação

MÉTODO DE AVALIAÇÃO


1-    Trabalho de Grupo (grupos de três alunos) – apresentação em aula (25%) + versão escrita (25%) – Identificação da especificidade do género reportagem, concretizada a partir das referências bibliográficas que estruturam o quadro concetual da uc e da análise do perfil de um repórter contemporâneo, usando os materiais disponíveis - reportagens e publicações do repórter selecionado e entrevista ao repórter selecionado – que permitam estruturar esse perfil. (A entrevista ao repórter selecionado não é facultativa e deve ser apresentada no anexo do trabalho). 


2-    Trabalho de Grupo (grupos de três alunos) – apresentação em aula (25%) + versão escrita (25%) – Apresentação de um plano de reportagem onde o aluno deve aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. O plano será estruturado a partir de todas as fases que antecedem a escrita da reportagem. Esse plano deve, por isso, identificar a ideia e justificar a sua pertinência; apresentar o ângulo de abordagem e as razões que determinam a sua escolha; relatar as diferentes fases de pesquisa concretizadas até à escolha do ângulo; apresentar a informação recolhida e todas as fontes (testemunhais e documentais) contactadas e consultadas.  


 


Nota 1: Cada grupo dispõe de 15 minutos para a apresentação oral do trabalho 1 e de 10 minutos para apresentação do trabalho 2. A versão escrita de cada um dos trabalhos terá, no máximo, sete páginas (corpo 12 e 1,5 espaço), incluindo bibliografia e excluindo eventuais anexos.  


Nota 2: A nota final será o resultado da avaliação atribuída aos dois trabalhos, mas a participação dos alunos poderá determinar a subida da média final. Os alunos que frequentem menos de 75% das aulas serão penalizados em, pelo menos, um valor. 


Nota 3: O professor procederá à chamada, registando presenças e ausências, no início de cada aula. 

Conteúdo

OBJETIVOS


1-    Conhecer as especificidades da reportagem, distinguindo-a dos restantes géneros jornalísticos e realçando os desafios que assinalam a sua relevância;


2-    Alertar os alunos para o desinvestimento das plataformas jornalísticas na reportagem, discutindo as razões que justificam esse desinvestimento, mas também as soluções que poderão surgir com o propósito de se inverter essa tendência;


3-    Conhecer o método de construção de uma reportagem, destacando o primado da observação jornalística da realidade; 


4-    Compreender a forma como a reportagem se expressa nas diferentes plataformas jornalísticas;


5-    Construir um plano de reportagem a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.


PROGRAMA


1-    As origens da reportagem;


2-    As pontes entre a reportagem e o jornalismo literário;


3-    O método de construção de uma reportagem: o primado da observação e do detalhe na recolha de informação, o envolvimento (mergulho) do jornalista com o objeto, a seleção da informação, a edição e a escrita;


4-    A reportagem e as especificidades das diferentes plataformas jornalísticas;


5-    O perfil do repórter caracterizado a partir da análise de reportagens de grandes repórteres: os casos de Ryzzard Kapuscinski e Martha Gelhorn;


6-    Análise de reportagens de grandes repórteres contemporâneos, jornalistas de diferentes plataformas;


7-    A construção da reportagem no terreno, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.