Comunicação Organizacional

Objetivos

Pretende-se que o aluno seja capaz de
a) Definir organização e conhecer os diferentes tipos de organizações.
b) Refletir sobre a perspetiva CCO;
c) Conhecer o conceito de comunicação organizacional integrada e de caracterizar os seus constituintes.
d) Identificar e caracterizar fluxos comunicativos organizacionais.
e) Problematizar sobre os conceitos de Identidade, Cultura e Clima Organizacionais e de os relacionar com os conceitos de Missão, Visão e Valores.
f) Relacionar os conceitos de liderança e motivação
g) Reconhecer os desafios e oportunidades nas organizações no século XXI.

Caracterização geral

Código

01105227

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Margarida da Silva Bebiano Barreto

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Argenti, P.(2006) Corporate Communication. NY: McGraw-Hill.
  • Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., & Cabral Cardoso, C. (2004). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH
  • Deetz, Stanley (2010). Comunicação Organizacional: fundamentos e desafios. In: Marchiori, Marlene (org.). Comunicação e Organização. SP: Difusão Editora, p. 83-101.
  • Kunsch, M. (2008) Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas.Brasil: Difusão.
  • Ruão, Teresa (2006) A Organização Comunicativa - teoria e prática em Comunicação Organizacional. Braga: CECS.

Método de ensino

Aulas expositivas ilustradas com estudos de caso.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Análise de um estudo de caso (30%), Exercícios (20%), Frequência (50%)

Conteúdo

1 Organização: conceitos e tipologias.
2. A comunicação como constituinte das organizações (CCO)
3. Comunicação organizacional integrada.
4. Identidade organizacional. Missão, visão e valores organizacionais.
5. Cultura e clima organizacional.
6. Liderança e motivação.
7. Desafios da Comunicação organizacional.