Introdução à Gestão
Objetivos
Introdução aos aspectos/desafios que as empresas (e outras organizações) enfrentam em Portugal e noutros países. Os conceitos teóricos são acompanhados de exemplos práticos e de treino de competências. No final desta unidade curricular, os alunos deverão conhecer as características de empresas/organizações de natureza diversa. Deverão também identificar as áreas fundamentais da Gestão e avaliar o seu contributo para a construção de empresas/organizações de várias dimensões, tipos e âmbito geográfico.
Caracterização geral
Código
01105249
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Filipe Leite de Castro de Oliveira Martins
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Baye, M. (2006), Managerial Economics and Business Strategy (5ª Ed.), McGraw-Hill International Editions.
- Ebert, R.J. e Griffin, R.W. (2019), Business Essentials - Global Edition (12th Edition), Pearson.
- Robbins, S.P. e Coulter, M. (2018) Management, 14th edition, Pearson.
Método de ensino
Abordagem teórico-prática dos vários conceitos e temas estudados.
Métodos de ensino baseados no modelo expositivo, interrogativo e ativo.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Avaliação individual escrita (teste) (50%), Trabalho de grupo, com entrega de uma versão escrita e apresentação oral (50%)
Conteúdo
I) As Empresas, as Organizações e os seus Gestores.
II) Economia da Empresa (as empresas no contexto do seu setor e da economia).
III) Áreas fundamentais da Gestão (estratégia, finanças, marketing, gestão de operações, gestão de recursos humanos, gestão da informação).
IV) Empreendorismo (empresarial e social) no Século XXI.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: