Introdução à Gestão

Objetivos

Introdução aos aspectos/desafios que as empresas (e outras organizações) enfrentam em Portugal e noutros países. Os conceitos teóricos são acompanhados de exemplos práticos e de treino de competências. No final desta unidade curricular, os alunos deverão conhecer as características de empresas/organizações de natureza diversa. Deverão também identificar as áreas fundamentais da Gestão e avaliar o seu contributo para a construção de empresas/organizações de várias dimensões, tipos e âmbito geográfico.

Caracterização geral

Código

01105249

Créditos

6.0

Professor responsável

Luís Filipe Leite de Castro de Oliveira Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Baye, M. (2006), Managerial Economics and Business Strategy (5ª Ed.), McGraw-Hill International Editions.
  • Ebert, R.J. e Griffin, R.W. (2019), Business Essentials - Global Edition (12th Edition), Pearson.
  • Robbins, S.P. e Coulter, M. (2018) Management, 14th edition, Pearson.

Método de ensino

Abordagem teórico-prática dos vários conceitos e temas estudados.
Métodos de ensino baseados no modelo expositivo, interrogativo e ativo.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Avaliação individual escrita (teste) (50%), Trabalho de grupo, com entrega de uma versão escrita e apresentação oral (50%)

Conteúdo

I) As Empresas, as Organizações e os seus Gestores.
II) Economia da Empresa (as empresas no contexto do seu setor e da economia).
III) Áreas fundamentais da Gestão (estratégia, finanças, marketing, gestão de operações, gestão de recursos humanos, gestão da informação).
IV) Empreendorismo (empresarial e social) no Século XXI.